Clarear os dentes com limão é uma má ideia?

eCycle

Dependendo da maneira de uso, clarear os dentes com limão pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes

clarear dente com limao

Clarear os dentes com limão pode ser uma má ideia. Isso porque uma pesquisa publicada no British Dental Journal mostrou que qualquer bebida ácida, como refrigerante açucarado, café, álcool, alguns tipos de chás, sucos de frutas cítricas, refrigerantes diet, entre outras, pode prejudicar o esmalte dos dentes, mas isso também depende da forma de consumo.

Clarear os dentes pode corroê-los

De acordo com a pesquisa feita pela King's College, uma universidade de Londres, tomar essas bebidas ácidas - como aquelas que possuem limão - e saboreá-las por muito tempo aumenta o risco de erosão dos dentes por conta da acidez. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa analisou a dieta de 300 pessoas com severa erosão dos dentes.

Além disso, a pesquisa concluiu que vinagre e alimentos em conserva também podem contribuir para a erosão dos dentes. De acordo com os pesquisadores, "se você toma as bebidas por longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se você brinca com a fruta nos dentes antes de comê-la, você pode realmente deteriorá-los".

A corrosão também depende da refeição como um todo

Segundo os especialistas, a corrosão dos dentes também depende da dieta como um todo. Tomar água com uma rodela de limão entre refeições, por exemplo, pode danificar os dentes, mas depende da refeição. "Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia", recomenda Saoirse O'Toole, do Instituto Dental da King's College, uma das autoras do estudo. "Se vai tomar vinho à noite, não tome chá de frutas de manhã. É só balancear a dieta", afirma.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que pessoas que ingerem bebidas ácidas como água com limão possuem 11 vezes mais chances de sofrer erosão nos dentes. Entretanto, esse número cai pela metade quando as bebidas são consumidas durante as refeições. Isso porque a ingestão de outros alimentos minimiza os danos do limão ou de outras bebidas ácidas, uma vez que estimula a produção de saliva e esta, por sua vez, é alcalina, reduzindo a acidez.

De acordo com os pesquisadores, o uso de canudinhos contribui para a diminuição do dano nos dentes. Entretanto, os canudinhos convencionais de plástico não são nada legais para o meio ambiente, então procure canudos biodegradáveis ou duráveis. Você pode entender melhor esse tema dando uma olhada nas matérias: "Impactos e alternativas ao consumo do canudo de plástico e "Canudos descartáveis e as soluções possíveis".

O que fazer?

como clarear os dentes com limao

As frutas cítricas e outros alimentos ácidos são essenciais para um dieta adequada. O importante é consumi-los de maneira equilibrada, intercalando refeições.

A água com limão inclusive pode trazer benefícios para a saúde, os quais você confere na matéria "Água com limão: usos e benefícios".

Outra dica é escovar os dentes pelo menos depois de meia hora após consumir alimentos ou bebidas ácidas, assim você evita o atrito do ácido com os dentes e permite que a saliva faça o trabalho natural de neutralização do pH dos dentes.

Há outras dicas de como clarear os dentes com limão, mas lembre-se de que existe esse ônus da corrosão do esmalte dos dentes, então seja consciente na hora de cuidar da saúde bucal.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail