Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A combinação de limão com bicarbonato de sódio está entre as mais potentes para soluções caseiras. Saiba para que serve a mistura

A dupla bicarbonato de sódio com limão é imbatível para a limpeza doméstica, cosméticos e muitas outras atividades do dia a dia. Com propriedades incríveis e diversos usos, esta é uma mistura potente. Juntos, os efeitos do bicarbonato de sódio e do limão se somam, criando fórmulas mais fortes.

O limão, além de ser uma fonte de vitamina C e fibras, é rico em limoneno, um terpeno capaz de diluir gordura, combater agentes causadores de doenças e até mesmo prevenir o câncer mamário. A fruta também é um dos alimentos capazes de fortalecer o sistema imunológico. Apesar de possuir um pH ácido, o limão tem um efeito alcalino no corpo, desde que diluído em água. Conheça os usos e estudos científicos realizados sobre as propriedades do limão na matéria Benefícios do limão: da saúde à limpeza.

O bicarbonato de sódio, por sua vez, é um composto químico natural, classificado como um sal alcalino, cuja fórmula molecular é NaHCO3. Ele atua como um neutralizador, ajudando tanto na redução de acidez quanto na de alcalinidade, e também funciona como agente de tamponamento, evitando mudanças no equilíbrio do pH.

utilidades do bicarbonato de sódio
As diversas utilidades do bicarbonato de sódio

Bicarbonato com limão

Muitas receitas indicam a ingestão de limão com bicarbonato para emagrecer ou melhorar a digestão, mas tome cuidado com soluções milagrosas para combater o excesso de peso ou a obesidade. Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina. No entanto, essa mistura não é indicada para todas as pessoas e deve ser consumida com cuidado.

Como já observamos, limão e bicarbonato tem ação alcalina no organismo. Mas são ingredientes fortes. A acidez do limão pode não fazer bem para pessoas com dor de estômago recorrente ou gastrite, por exemplo, enquanto o bicarbonato deve ser evitado por pessoas com pressão alta, já que se trata de um sal. Além disso, assim como nos casos de azia, é importante evitar o uso contínuo de suco de limão com bicarbonato por mais de duas semanas.

A ingestão de muito bicarbonato de sódio pode provocar o efeito rebote, que aumenta a produção de ácido no estômago e piora os sintomas de doenças como a azia, além de poder provocar dores estomacais. Certifique-se também de que o bicarbonato de sódio está completamente dissolvido na água. De toda forma, é fundamental consultar uma médica ou médico antes de começar a ingerir produtos caseiros à base de bicarbonato com limão.

bicarbonato-faz-mal
Bicarbonato faz mal? Tudo o que você precisa saber

Se beber água com limão e bicarbonato é uma medida controversa, há usos da mistura que são imbatíveis.

Conheça algumas receitas de bicarbonato com limão

1. Desentupir ralo

Conheça uma fórmula de bicarbonato com limão para desentupir os ralos da sua casa:

2. Máscara de beleza que ajuda a clarear o rosto

  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Suco de meio limão

Aplique sobre o rosto, esfregando com as mãos. Deixe agir por 30 minutos e lave com água fria. Não entre em contato com a luz do sol enquanto estiver com a solução no rosto, pois o limão em contato com o sol pode causar queimaduras e manchas. Saiba mais clicando na matéria abaixo:

bicarbonato-de-sodio
Conheça utilidades do bicarbonato de sódio para a beleza

3. Limpeza geral

Misture bicarbonato com limão e vinagre para criar um produto para limpeza geral para usar todos os dias, evitando usar produtos com ingredientes que podem prejudicar a saúde humana e o meio ambiente. Confira a receita:

4. Suco de limão com bicarbonato

Tome de forma moderada e evite o uso contínuo. Em pequenas proporções, pode ajudar a alcalinizar o corpo e é uma opção de refrigerante natural, já que o bicarbonato libera CO2, produzindo bolhas.

  • Suco de um limão espremido
  • Um copo de água
  • Uma colher de café de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes e tome. O ideal é consumir limões orgânicos e, se possível, evitar o açúcar. Conheça seis opções de adoçante natural sem edulcorante sintético.

Para que não haja a ingestão de uma quantidade muito maior do que o indicado, é sempre aconselhável o acompanhamento com um profissional de saúde.

5. Desinfetante sanitário

bicarbonato com limão
Foto de Precious Plastic Melbourne na Unsplash

Misture um pouco de bicarbonato de sódio com vinagre, água fervente e cascas de limão. Espere esfriar e use como desinfetante para limpar o banheiro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais