Como fazer pasta mousse de bicarbonato

eCycle

A pasta mousse de bicarbonato de sódio é ótima para limpeza pesada de superfícies, como o box e os rejuntes do banheiro. Confira a receita

Pasta mousse de bicarbonato - como fazer

Você já sabe que o bicarbonato de sódio é o sal alcalino multiuso das soluções caseiras. Já ensinamos diversas receitas de como usar o bicarbonato para facilitar sua vida (listamos mais de 80 possibilidades!), economizar dinheiro e também sua saúde, já que fazendo seus próprios produtos de limpeza e de beleza você evita os químicos nocivos presentes nas formulações comerciais.

O bicarbonato de sódio também pode substituir os produtos de limpeza pesada - aqueles cujo cheiro irrita o nariz e a textura resseca as mãos e que muitas vezes julgamos serem essenciais. Mas dá para limpar aquele cantinho do box com bicarbonato, você deve estar se perguntando. E o rejunte do banheiro? Sim, dá! Basta fazer uma pasta mousse de bicarbonato, aplicar nas áreas difíceis, esperar um pouco e esfregar. Prontinho, chega de mofo e adeus manchas - o melhor? Sem alergia nenhuma!

A receita da pasta de bicarbonato leva apenas produtos naturais, que você provavelmente tem em casa e que custam muito mais barato do que o produto convencional para limpeza pesada. Confira!

Pasta mousse de bicarbonato

Ingredientes

Modo de preparo

  • Rale o sabão em barra de sua preferência (se possível, use um sabão caseiro ou natural, como o sabão de coco);
  • Em uma panela grande, leve a água ao fogo;
  • Junte o sabão ralado antes que a água comece a ferver;
  • Mexa até dissolver o sabão;
  • Quando a mistura estiver fervendo e o sabão já tiver dissolvido bem, retire a panela do fogo por um instante e adicione o bicarbonato - a mistura tende a subir um pouco e fazer bastante espuma, por isso coloque o bicarbonato aos poucos e devagar;
  • Misture bem e volte a panela para o fogo, desta vez baixo (para evitar que transborde), por mais dois minutos;
  • Mexa bem;
  • Apague o fogo, adicione o açúcar e o vinagre e mexa até misturar tudo;
  • Espere amornar e armazene em potinhos;
  • Use depois de 24h, quando a pasta mousse de bicarbonato já tiver endurecido.

Essa receita rende cerca de 1,5 kg de pasta mousse de bicarbonato, por isso o ideal é reservar cerca de seis potinhos pequenos para armazenar a pasta. Use uma panela grande para evitar que a mistura vaze, pois o bicarbonato faz espuma e tende a subir.

Quando for guardar a pasta de bicarbonato nos potes, se a mistura estiver com espuma, retire um pouco o excesso com uma vasilha ou escumadeira. A espuma também pode ser usada para limpeza, mas não é muito boa para o armazenamento (pois amolece a pasta mousse).

A mistura vira uma pasta firme muito eficaz para limpeza pesada. Ela pode ser usada para limpar superfícies, tirar manchas de lodo, limpar o box e o rejunte do banheiro e até para lavar louça - tome cuidado apenas com as panelas de alumínio. O bicarbonato de sódio reage com o alumínio e pode fazer com que suas panelas e frigideiras comecem a desbotar ou manchar. É preciso usar o produto do jeito correto para evitar reações indesejadas. Saiba mais na matéria: "Bicarbonato faz mal?". 

Se você quiser cortar ainda mais os produtos industrializados da sua vida, é possível fazer um sabão em barra caseiro para usar com essa receita de pasta mousse de bicarbonato. Veja como na matéria: "Como fazer sabão caseiro sustentável".


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail