Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A hidratação com óleo de coco no cabelo pode ser feita de diversas formas. Entenda e conheça seus benefícios 

Hidratação com óleo de coco é uma ótima ideia! Porque ele é benéfico para cabelos danificados e a saúde como um todo. Muito diferente de produtos de hidratação para cabelo convencionais, que possuem substâncias nocivas.

O óleo de coco é uma gordura vegetal extraída do fruto Cocos nucifera. Ele passou a ser conhecido principalmente por sua fama de proporcionar benefícios para a saúde.

Ingredientes nocivos dos cosméticos
Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos

Além da hidratação com óleo de coco no cabelo, você também pode utilizá-lo para fazer:

Porém, no que diz respeito aos benefícios da ingestão, como no caso da doença de Alzheimer e os níveis de colesterol, há controvérsia. Apesar de alguns estudos concluírem que o óleo de coco deva ser utilizado para tratar e prevenir doenças, a Associação Brasileira de Nutrologia se posiciona contra essas recomendações. Para entender mais sobre esse tema, leia a matéria:

Óleo de coco
Óleo de coco: benefícios e como usar

Contraindicações

Em contrapartida, a hidratação com óleo de coco no cabelo e na pele não tem contraindicação. Nesse caso, há estudos mostrando os benefícios desse tipo de aplicação, uma alternativa aos produtos cosméticos convencionais que proporcionam riscos para a integridade da saúde. Ainda assim, é preciso cautela ao utilizar óleo de coco no rosto. Afinal, ele pode apresentar um efeito comedogênico e favorecer o aparecimento de acne.

Hidratação com óleo de coco

Um estudo publicado pela Society Cosmetic Chemists mostrou que o óleo de coco pode ser utilizado para tratar danos em diferentes tipos de cabelo. Danos causados no cabelo por causa de:

  • Penteação;
  • Clareamentos realizados quimicamente
  • Queimaduras causadas pelo calor da água quente — do chuveiro, chapinhas, secadores e modeladores de cachos;

Podem ser revertidos por meio da hidratação com óleo de coco, que ajuda a nutrir os fios. 

Isso porque, de acordo com o estudo, ao aplicar o óleo de coco no cabelo obtém-se um filme lubrificante que ajuda a evitar a perda de proteínas e água. Assim formando uma verdadeira capa de proteção para os fios.

hidratação com óleo de coco
Imagem de Tijana Drndarski no Unsplash

Como fazer hidratação com óleo de coco

Além disso, para cada tipo de cabelo há uma forma diferente de fazer hidratação com óleo de coco, siga o passo a passo a seguir.

Hidratação no cabelo crespo

O cabelo crespo, de maneira geral, possui fios com o formato circular desde a raiz. Esse formato circular faz com que o próprio cabelo seja uma barreira para o escorrimento da oleosidade natural até os fios. Dessa forma, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado para hidratação do fio crespo.

Hidratação do fio crespo sem enxágue

Para realizar a hidratação com óleo de coco sem enxágue coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhe ao longo dos fios sem aplicar na raiz. Como existem muitos tipos de cabelo crespo, é necessário testar quantidades e modos diferentes de aplicar o óleo de coco. 

Alguns cabelos crespos talvez exijam óleo de coco apenas nas pontas. De qualquer forma, as partes ressecadas ficarão com um aspecto brilhante e mais escuro, com uma aparência de hidratação. Mas lembre-se: 

Por se tratar de um óleo é preciso aplicar em pouca quantidade e ir testando. Desta forma não se deixa o cabelo com aspecto de oleosidade.

Hidratação profunda do fio crespo com óleo de coco

A hidratação profunda também é uma ótima forma de obter os benefícios do óleo de coco. Para isso, espalhe uma grande quantidade de óleo de coco no cabelo seco e semi-sujo. 

Lembre-se de ir separando mecha por mecha e deixe agir por 30 minutos a seis horas. Então lave normalmente com xampu e condicionador. O cabelo ficará com um aspecto sedoso, brilhante e macio.

Hidratação de cabelos cacheados

Para melhores resultados, deixe o cabelo exposto ao vapor antes de passar a máscara de hidratação. Para selar a hidratação nos fios, primeiro separe seus cachos. Aplique 2-3 gotas de óleo de coco em todo o comprimento do cabelo usando os dedos.

Hidratação na pré-lavagem convencional

Os xampus convencionais possuem lauril sulfato de sódio. Essa substância tem potencial de danificar o couro cabeludo, prejudicando a saúde capilar. Para evitar esse tipo de dano, aplique óleo de coco no couro cabeludo antes de lavar o cabelo. Ou abandone de vez os xampus convencionais conhecendo as práticas no e low poo na matéria:

O que é Low Poo e No Poo e como fazer

Hidratação com óleo de coco no cabelo liso ou ondulado

O cabelo liso ou ondulado possui círculos mais abertos ao longo do fio. Em alguns casos, o cabelo nem possui círculos. Isso permite que a oleosidade escorra até o meio ou final do cabelo. Em geral, quanto mais liso, mais oleoso é o cabelo.

Por isso, esse tipo de cabelo não exige tanto a hidratação com óleo de coco sem enxágue. Mas nos casos em que os fios são muito ressecados, pode-se aplicar algumas gotas de óleo de coco nas mãos e espalhar nas pontas secas.

Hidratação profunda no cabelo liso ou ondulado

Como no cabelo crespo, a hidratação profunda do cabelo liso ou ondulado deve ser feita mecha por mecha. Dependendo do tamanho do cabelo, derreta algumas colheres de sopa de óleo em um recipiente e misture bem. 

Aplique-o em todo o cabelo. Depois da aplicação é necessário deixar de 30 minutos a seis horas. E aí lavar normalmente com xampu e condicionador de sua preferência.

Hidratação com óleo de coco na pré-lavagem

Os xampus convencionais que contêm lauril sulfato de sódio retiram a capa de oleosidade protetora presente no couro cabeludo. Para evitar esse tipo de dano, aplicar o óleo de coco é essencial para o couro cabeludo antes da lavagem convencional.

Na hidratação profunda, você também pode adicionar uma colher de sopa da sua máscara de hidratação ao óleo de coco.

Confira outros óleos que podem ser utilizados no cabelo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais