Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira dicas de como limpar os restos de cera do seu porta velas e dê um novo uso para os suportes de vidro

Muita gente gosta de jantar à luz de velas, de fazer decorações com velas ou de acender vela por motivos religiosos, místicos ou para aromatizar a casa. Muitas velas decorativas ou perfumadas vêm em suportes bonitos, como potes e garrafas de vidro, que podem ser reaproveitados. Tirar a cera do porta velas pode parecer uma tarefa impossível, mas você não precisa desistir de vidrinhos tão bonitos. Selecionamos cinco métodos para te ajudar a tirar os restos de velas de cera do suporte.

Como limpar porta velas

Existem várias técnicas caseiras que podem te ajudar a tirar os restos de cera dos frascos que você tiver usado como suporte para velas. A melhor forma depende do tipo de cera. Você também pode usar essas dicas para reaproveitar o pote e fazer suas próprias velas, usando sempre os mesmos porta velas, sem precisar comprar um suporte novo para cada vela.

Métodos para tirar a cera de vela dos vidros

1. Micro-ondas

Esse método é eficiente para remover qualquer tipo de cera, independente do seu ponto de fusão (a temperatura na qual a cera derrete), mas é preciso tomar cuidado com a qualidade dos porta velas. Alguns vidros, como os coloridos ou aqueles com bolhas de ar visíveis, não suportam a radiação do micro-ondas e podem explodir. Se estiver em dúvida sobre o tipo de vidro do seu porta velas, escolha outro método.

Se você considerar o seu vidro seguro para micro-ondas, use primeiro uma faca para remover os restos de vela mais fáceis. Jogue o excesso fora e coloque o suporte no micro-ondas por cerca de 20 segundos. Use um papel toalha para secar e jogar fora os restos de cera derretida. Lave o porta velas com água morna e sabão.

2. Freezer

Coloque os porta velas no freezer e espere algumas horas. A baixa temperatura vai fazer com que a cera se contraia e então é só puxar ou usar um faca para ajudar a tirar os restos da vela. Esfregue os pedaços menores com um pano ou papel toalha para finalizar a limpeza.

3. Lavar com água morna

Lavar o porta velas com água morna funciona bem para limpar restos de velas feitas com cera de soja ou outros tipos de cera com um ponto de fusão baixo. Use uma faca para tirar os excessos de cera do suporte para velas, tirando o máximo de cera possível, depois coloque o porta velas na pia e encha com água morna – se sua torneira for aquecida, o calor da água da pia já é suficiente. Espere alguns minutos e esfregue a cera com a ajuda da água morna – usar uma bucha vegetal ajuda a evitar riscos no seu porta velas.

4. Chá de cera

Nesse método, você irá remover a cera jogando a água fervente diretamente no interior do porta velas. Coloque água até a metade do suporte para velas ou o suficiente para cobrir os restos de cera (não encha o copo até o final), espere até que os restos de vela comecem a boiar no topo do porta velas. Espere a água esfriar e, se quiser, separe os restos de vela para reutilizá-los quando for fazer velas novas.

5. Banho-maria

Coloque o porta velas dentro de uma panela ou pote maior com água fervendo. Você pode colocar o vidro diretamente na panela sobre o fogo ou ferver a água antes, se preferir. Nos dois modos, deixe o exterior do porta velas em contato com a água fervente por alguns minutos. Quando a cera tiver derretido completamente, remova o líquido (tome cuidado para não se queimar). Lave o vidro com sabão e água (se puder ser morna é melhor).

Melhor método para cada tipo de cera

Parafina

  • Ponto de fusão: 46,6º C a 65º C;
  • Melhor método: freezer, banho-maria ou chá de cera.

Cera de abelha

  • Ponto de fusão: 65,5º C a 73,8º C;
  • Melhor método: freezer, banho-maria ou chá de cera.

Cera de soja

  • Ponto de fusão: 50º C;
  • Melhor método: lavar com água morna.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais