Como tirar manchas de desodorante da roupa?

eCycle

É possível tirar as manchas deixadas pelo uso de desodorante sem usar químicos agressivos

Como tirar mancha de desodorante

A combinação entre o uso de desodorantes e o de alguns tecidos pode resultar em manchas amarelas ou esbranquiçadas nas roupas. As roupas claras, em especial, tendem a ganhar manchas amareladas de desodorante ou de suor com o tempo. Em peças de tecidos naturais, como o algodão, o desodorante também tende a se acumular com mais facilidade. Mas não é preciso usar produtos químicos caros para resolver o problema. Saiba como tirar manchas de desodorante das roupas de modo natural.

As manchas mais fáceis de se tirar são as dos tecidos de fibras sintéticas, como o poliéster. Os tecidos finos e delicados, como a seda, tal qual o algodão, também dão mais trabalho. As manchas mais comuns são as de resíduos de desodorante que ficam na região das axilas de camisas e camisetas, seja por conta da mistura do produto com o suor ou porque a pessoa se vestiu antes de esperar o desodorante secar.

As manchas de desodorante com suor são as piores, em especial se a pessoa utiliza um produto que contenha sais de alumínio, muito comuns na maior parte dos desodorantes antitranspirantes comuns. Por si só, essas substâncias não deixam manchas nos tecidos, embora o seu uso seja questionado por alguns estudos científicos, mas quando combinadas com o suor elas causam manchas amareladas.

Como tirar manchas de desodorante

Assim como no caso de manchas e do cheiro de cecê que às fica nas roupas por conta do suor excessivo, também é possível usar técnicas naturais para tirar as manchas de desodorante. Conheça alguns métodos:

1) Aplique limão e bicarbonato de sódio

Coringa das soluções caseiras, o bicarbonato também pode ser usado para tirar manchas de desodorante. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o caldo de meio limão. Com a peça ainda seca, use uma escova de roupa para aplicar a pasta sobre as áreas manchadas. Esfregue a área de leve. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois lave normalmente com água e sabão. Essa mistura funciona bem para manchas maiores ou mais antigas, mas se a mancha já tiver sido lavada e passada muitas vezes pode ser mais difícil de removê-la.

2) Aplique vinagre e bicarbonato de sódio

Além de serem aliados da limpeza doméstica, vinagre e bicarbonato também servem para remover manchas de desodorante. Faça uma pasta de vinagre branco com bicarbonato de sódio e passe sobre a região manchada. O método é o mesmo usado na receita anterior. Tanto o limão quanto o vinagre possuem propriedades ácidas, que ajudam a remover as manchas de desodorante. Esses produtos naturais, assim como o bicarbonato, servem também para matar bactérias que se acumulam na região das axilas de roupas, muitas vezes causadas pela bromidrose axilar (o temido cecê).

3) Aplique vinagre

Uma boa opção de como tirar manchas de desodorante ainda recentes é aplicar um pouco de vinagre branco ou vinagre de álcool diretamente sobre a região afetada antes da lavagem. Por ser um produto ácido, composto principalmente por ácido acético, o vinagre é um poderoso agente limpante e atua também como bactericida, caso uma parte da mancha seja causada por bactérias presentes no suor. Molhe bem a área manchada da roupa com o vinagre branco, espere entre 3 e 5 minutos e depois lave normalmente.

4) Deixar de molho no vinagre antes de lavar

Essa é uma opção semelhante à anterior, porém um pouco mais forte. Encha um balde ou o tanque com água suficiente para cobrir as roupas. Acrescente ½ copo de vinagre de álcool branco para cada 5 litros de água. Deixe as roupas de molho nessa mistura por no mínimo 30 minutos (e no máximo 2 horas). Depois é só lavar normalmente com água e sabão.

5. Use água oxigenada

Outra opção para tirar manchas de tecidos é a água oxigenada. Com o tecido seco, borrife água oxigenada (20 volumes) na mancha de desodorante e deixe agir por cerca de 5 minutos - se tudo correr bem você deve ver uma espuma com a sujeira saindo das fibras do tecido. Em seguida lave normalmente. Essa técnica funciona melhor em tecidos orgânicos como algodão, lã e linho.

Manchas antigas, que já endureceram, ou muito amareladas podem dar mais trabalho para sair. Nesses casos, uma opção é combinar os métodos. Faça o método número 1, aplicando a pasta de limão com bicarbonato, e depois deixe de molho no vinagre antes de lavar a roupa. Outra opção é colocar mais um pouco de vinagre e bicarbonato diretamente na máquina de lavar (essa técnica também pode ser usada na lavagem regular das roupas, para prevenir o acúmulo de manchas).

Mas o melhor mesmo é esperar o desodorante secar antes de vestir a roupas. Você também pode usar desodorantes naturais ou até preparar o seu próprio desodorante caseiro. Saiba como na matéria: “Faça você mesmo: desodorante caseiro”.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail