Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça as diversas propriedades terapêuticas do aipo, seus benefícios à saúde e receitas para aproveitar melhor o salsão em sua dieta

O aipo é um vegetal com diversas propriedades terapêuticas e que pode ser usado em receitas de saladas, sopas ou até comido puro. Também conhecido como salsão, é de conhecimento comum que todas as partes do aipo podem ser consumidas: raiz, caule e folhas. A raiz do aipo em geral é utilizada para preparar sopas e caldos; o caule, por ser levemente crocante, vai muito bem em saladas e receitas mais complexas, além de ser usado para enfeitar o famoso coquetel Bloody Mary.

Já as folhas do aipo funcionam como tempero e têm um gosto parecido com o da salsa, pois ambos os vegetais contém apiol, um óleo volátil que possui propriedades hepatoprotetoras e antioxidantes, muito utilizado para perturbações menstruais.

Qual os benefícios do aipo para saúde?

Rico em flavonoides, água, ferro, potássio, fósforo, cálcio e sódio, o aipo traz muitos benefícios para a saúde, já que possui propriedades diuréticas, laxantes, expectorantes, tônicas e que ajudam na perda de pesos. O consumo do vegetal fortalece o sistema imunológico e o metabolismo, ao mesmo tempo que ajuda a eliminar toxinas acumuladas, combatendo o inchaço.

Além disso, o aipo é rico em vitamina C e possui compostos anti-inflamatórios que podem oferecer proteção contra a inflamação no corpo. Ele também é um aliado em dietas de emagrecimento, pois contém poucas calorias e muitas fibras, o que aumenta a sensação de saciedade.

21 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde

Por conta de sua rica composição, adicionar o salsão na lista dos alimentos frescos de consumo frequente é bom não só para purificar o organismo de modo geral, por ser diurético, mas também para controlar as taxas de colesterol e de ácido úrico, cujo excesso será mais facilmente eliminado através do xixi. O aipo estimula a secreção do ácido biliar, que é o principal mecanismo para a eliminação do colesterol ruim.

A grande quantidade de água e as fibras presentes no alimento ajudam a digestão e evitam gases e prisão de ventre, mas podem fazer mal para quem sofre de diarreia, já que é laxativo. Já o apiol faz com que o aipo possa ser usado para combater catarro, rouquidão e frieiras, além de fortalecer as células contra a ação dos radicais livres.

Usos medicinais do aipo

Pressão alta

Comer o aipo cru e inteiro ajuda a reduzir a pressão alta e atua como um tônico protetor para o fígado.

remédio para pressão alta
Conheça opções de remédio caseiro para pressão alta

Menopausa

Adicione uma xícara (de chá) de água fervente a meia colher de chá de aipo picado. Não ferva! Deixe a mistura descansar por 8 a 10 horas – o ideal é fazer isso durante a noite. Depois, beba uma colher de sopa do líquido quatro vezes por dia. O tratamento recomendado é de 27 dias seguidos.

Menopausa: sintomas, efeitos e causas

Reumatismo e ácido úrico

Coloque uma colher de sopa da raiz de aipo fresca em duas xícaras de água fervente e deixe em infusão por 4 horas. Use um recipiente vedado. Coe a mistura e tome 2 colheres de sopa de 3 a 4 vezes ao dia, sempre 30 minutos antes das refeições. Isso alivia os sintomas de reumatismo, gota e a dor nas juntas causada pelo excesso de ácido úrico.

Insônia

Coloque ⅛ de xícara de raiz de aipo em 4 xícaras de água pré-fervida e gelada. Deixe em infusão por 8 horas e depois coe. Tome uma colher de chá três vezes ao dia.

Insônia
Insônia: o que é como se livrar dela?

Alergias

Esprema o suco de uma raiz de aipo fresco. Tome uma a duas colheres de chá três vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.

Regular o balanço alcalino

O aipo previne a acidez do corpo, de modo que o seu consumo regular irá ajudar a manter o pH corporal balanceado.

Acidez estomacal

Passe algumas folhas ou talos de aipo pela centrífuga e tome o suco concentrado quando necessário.

Soltar o catarro

Faça um suco concentrado de salsão (com a centrífuga ou no liquidificador) e tome o suco com uma colher de mel diariamente.

Rouquidão

Faça gargarejos com o chá de aipo.

Frieira

Amasse as folhas de aipo até formar uma pasta (um pilão pode ajudar). Aplique a pasta de salsão nas frieiras três vezes ao dia até que desapareçam.

Cuidados ao comprar aipo

Aipo
Imagem de pasja1000 por Pixabay

Na hora de escolher qual pé de aipo levar para casa, é importante saber que quanto mais escura for a cor do vegetal, mais forte será o seu sabor. Note que os melhores efeitos são obtidos através do aipo em infusão ou cozido, que é um modo de preservar o sabor original e até 99% dos nutrientes. Outra forma eficaz de conservação é cortar o aipo ainda fresco em pedaços pequenos e congelar.

congelar legumes, frutas e verduras
Como congelar legumes, frutas e verduras

Fazer receitas com aipo é uma ótima forma de adicionar os nutrientes do vegetal à dieta. O alimento é muito saboroso e combina com peixes, vegetais e é ótimo para incrementar o sabor em receitas veganas.

Prato com alimentos de uma dieta vegana
Dieta vegana: 25 produtos para conhecer

Como fazer receita com aipo:

Caponata de berinjela com aipo

Ingredientes:

Modo de preparo:

O primeiro passo é lavar e cortar os talos de aipo e deixar ferver durante alguns minutos. Escorra e deixe descansar sobre um pano limpo. Corte os outros ingredientes e vá refogando aos poucos. Por último, adicione as ervas e temperos. Confira o modo de preparo completo.

Hambúrguer de lentilha

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 1 cenoura;
  • 2 xícaras de lentilhas cozidas;
  • 1 ramo de aipo (também chamado de salsão);
  • 6 colheres de sopa de farinha de rosca.
  • 1 colher de café de cominho moído;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 pitada de pimenta do reino;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Comece picando finamente a cebola, o alho, o aipo e a cenoura. Leve ao fogo uma frigideira com o azeite e refogue esses legumes, mexendo de vez em quando, até que estejam macios. Em seguida coloque o refogado no processador junto com as lentilhas já cozidas e os temperos. Bata até obter um purê com poucos pedaços e transfira para uma tigela. Adicione a essa mistura a farinha de rosca, uma colher de cada vez, até obter uma massa consistente. Molde os hambúrgueres veganos. Depois é só fritar ou assar. Confira o modo de preparo completo.

Aipo refogado

Ingredientes:

  • Talos e folhas de aipo picados;
  • Alho, cebola e azeite;
  • Tempere com sal, pimenta e especiarias a gosto.

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite e, depois de algum tempo, acrescente o alho (para não amargar). Deixe dourar e acrescente o aipo. Frite por alguns minutos e acrescente um pouquinho de água para cozinhar. Espere secar, tempere a gosto e sirva em seguida.

Salada de aipo agridoce

Ingredientes:

  • 4 ramos de aipo;
  • 1 tangerina picada;
  • 10 uvas sem sementes;
  • ½ limão;
  • 1 punhado de azeitonas pretas;
  • 1 colher de sopa de uva-passa;
  • Sal e temperos a gosto;
  • 1 fio de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Lave os ramos de aipo, corte em pedaços e coloque na saladeira. Corte as uvas ao meio e adicione, junto com as uvas-passas. Descasque a tangerina e adicione os gomos cortados. Adicione as azeitonas, tempere a salada, regue com um pouco de azeite e adicione o suco de meio limão. Sirva em seguida.

erva-doce
Erva-doce: para que serve e benefícios

Cuidados com o aipo

Apesar de trazer tantos benefícios à saúde, o consumo de aipo também pode causar reações adversas, como todo alimento. Pessoas que possuem alergia ao pólen de bétula e artemísia podem desenvolver reações alérgicas ao aipo, como coceira, erupção cutânea, inchaço da língua, boca, garganta e rosto, tontura, perturbação estomacal e até mesmo uma reação anafilática.

O aipo também contém furanocumarinas, um composto que pode causar fotossensibilidade na pele. Isso é mais comum em agricultores e pessoas que manuseiam uma grande quantidade do alimento, mas há relatos de pessoas que tomaram sopa de aipo e depois saíram no sol ou foram a um salão de bronzeamento e sofreram queimaduras solares.

Rico em água, o aipo funciona como um diurético natural. Como já foi dito, essa propriedade pode ser prejudicial para pessoas com diarreia e aquelas com problemas renais também devem tomar cuidado com a quantidade de salsão que consomem, já que o consumo exagerado pode sobrecarregar os rins. Mulheres grávidas também devem evitar comer muito aipo ou sementes de aipo, já que isso pode induzir o sangramento e contrações no útero.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais