Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a fazer um saco de pão com tecido de linho, que conserva o alimento, evita mofo e é reutilizável

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O saco de pão é essencial para evitar mofo. Afinal, um pão embolorado é sinônimo de desperdício de dinheiro e alimentos. Para piorar, muitas vezes o mofo do pão contamina sacos feitos de plástico, inviabilizando o processo de reciclagem.

Como alternativa, o saco de celulose (feito com papel kraft, por exemplo) pode passar pela reciclagem caseira, por meio da compostagem doméstica, caso seja contaminado pelo mofo. O ideal, no entanto, é que o pão não fique mofado. Por isso, o material mais indicado é o linho, tecido de fibra natural fabricado a partir da planta Linum Usitatissimum.

O saco de pão feito de linho é totalmente sustentável. Isso porque o processo de produção desse tecido exige mínimo uso de água e pesticidas e aproveita todas as partes da planta, evitando desperdício. Além disso, quando não passa por tingimento, o linho é biodegradável. Para melhorar, o tecido é leve, mas resistente, e absorve a umidade sem favorecer a proliferação de bactérias.

O saco de linho também pode ser uma alternativa ao uso do plástico para pessoas que querem reduzir sua produção de lixo. Portanto, para contribuir com o movimento lixo zero, você pode usá-lo na padaria para buscar seu pão fresquinho.

E as vantagens não param por aí! O saco de pão de linho pode ser feito em casa e reutilizado quantas vezes for necessário. Aprenda como fazer no passo a passo a seguir.

imagem meramente ilustrativa. saco de pão
Foto de Kate Remmer na Unsplash

Como fazer saco de pão de linho

A quantidade de espaço para o cordão varia dependendo do que é usado (fita ou corda de tecido torcido). Seu saco de pão de linho pode ser lavado com sabão neutro em um ciclo suave e pendurado para secar.

  1. Materiais
    Ingredientes

    1. Dois retalhos de linho
    2. Agulha
    3. Linha
    4. Alfinete
    5. Fita ou corda de tecido
  2. Modo de preparo
    Modo de Preparo

    1. Sobreponha os dois retalhos de linho, de maneira uniforme.
    2. Usando um ponto básico, costure as duas peças juntas. Primeiro na extremidade inferior, depois nos dois lados mais longos.
    3. Trabalhando um lado de cada vez, dobre a ponta aberta do linho ao meio e costure novamente com um ponto básico. Certifique-se de deixar espaço suficiente para a fita ou corda de tecido torcido passar.
    4. Prenda um alfinete de segurança na fita ou corda de tecido e passe-o pela seção de cordão costurada do saco de pão de linho.
    5. Para evitar que o cordão seja puxado do saco para o pão, amarre as pontas.

Use o seu saco de pão como preferir e evite o desperdício de comida!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais