Saco de pão que evita mofo: aprenda como fazer

eCycle

Aprenda a fazer um saco de pão com tecido de linho, que conserva o alimento, evita mofo e é reutilizável

saco de pão
Imagem de congerdesign no Pixabay

O saco de pão é essencial para evitar mofo. Afinal, um pão embolorado é sinônimo de desperdício de dinheiro e alimentos. Para piorar, muitas vezes o mofo do pão contamina sacos feitos de plástico, inviabilizando o processo de reciclagem.

Como alternativa, o saco de celulose (feito com papel kraft, por exemplo) pode passar pela reciclagem caseira, por meio da compostagem doméstica, caso seja contaminado pelo mofo. O ideal, no entanto, é que o pão não fique mofado. Por isso, o material mais indicado é o linho, tecido de fibra natural fabricado a partir da planta Linum Usitatissimum.

O saco de pão feito de linho é totalmente sustentável. Isso porque o processo de produção desse tecido exige mínimo uso de água e pesticidas e aproveita todas as partes da planta, evitando desperdício. Além disso, quando não passa por tingimento, o linho é biodegradável. Para melhorar, o tecido é leve, mas resistente, e absorve a umidade sem favorecer a proliferação de bactérias.

E as vantagens não param por aí! O saco de pão de linho pode ser feito em casa e reutilizado quantas vezes for necessário. Aprenda como fazer no passo a passo a seguir.

Como fazer saco de pão de linho

O linho é um material barato e perfeito para armazenar pão. Muito utilizado pelos franceses há séculos, era a solução ideal para guardar o pão antes da chegada dos plásticos. Esse tecido permite a passagem de ar, possibilitando que o pão “respire” melhor e seja conservado por mais tempo.

Além disso, o saco de pão de linho evita o desenvolvimento de organismos indesejados. Outro benefício ambiental de utilizar um saco de pão feito de linho é que, cada vez que você for comprar pão na padaria, você pode levar seu próprio saco como substituto do saco de pão tradicional. Assim, você reduzirá a geração de resíduos descartáveis.

O que você precisa:

  • Dois retalhos de linho 100%
  • 2 pedaços de fita ou corda de tecido torcido
  • Máquina de costura, ou agulha, e linha para costurar à mão

Passo a passo:

  1. Sobreponha os dois retalhos de linho, de maneira uniforme.
  2. Usando um ponto básico, costure as duas peças juntas. Primeiro na extremidade inferior, depois nos dois lados mais longos.
  3. Trabalhando um lado de cada vez, dobre a ponta aberta do linho ao meio e costure novamente com um ponto básico. Certifique-se de deixar espaço suficiente para a fita ou corda de tecido torcido passar.
  4. Prenda um alfinete de segurança na fita ou corda de tecido e passe-o pela seção de cordão costurada do saco de pão de linho.
  5. Para evitar que o cordão seja puxado do saco para o pão, amarre as pontas.

A quantidade de espaço para o cordão varia dependendo do que é usado (fita ou corda de tecido torcido). Seu saco de pão de linho pode ser lavado com sabão neutro em um ciclo suave e pendurado para secar.

Se preferir, siga o passo a passo no vídeo abaixo (em inglês), disponível no canal Simple Practical Beautiful, no YouTube, para fazer seu saco de pão.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×