Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entre os benefícios do óleo de coco para cabelo estão a hidratação e o tratamento dos fios

Afinal, quais são os benefícios do óleo de coco para cabelo? Se você vive procurando produtos naturais para tratar a saúde dos fios, é muito provável que essa dúvida já tenha surgido na sua cabeça em algum momento.

Bem, a primeira boa notícia é que o uso do óleo de coco no cabelo não tem contraindicações! Na verdade, os estudos sobre o assunto revelam que aplicar o óleo de coco é muito vantajoso para o cabelo. Conheça todos os benefícios.

O uso do óleo de coco é famoso pelos benefícios que proporciona para pele, dentes, cérebro, sistema circulatório e, é claro, para a saúde capilar. A melhor parte é que, por ser um produto natural, ele não contém ingredientes nocivos comuns em produtos com óleo de coco, deixando os fios naturalmente hidratados e fortes.

Óleo de coco é bom para o cabelo?

óleo-de-coco-para-cabelo
Óleo de coco. Imagem de DanaTentis em Pixabay

Um estudo publicado pela Society Cosmetic Chemists mostrou que o óleo de coco pode ser utilizado para tratar danos em diferentes tipos de cabelo.

Usar o óleo de coco é benéfico para reverter os danos no cabelo (de “cacheadas”, “crespas” e “lisas”) causados por penteação, clareamentos realizados quimicamente e queimaduras causadas pelo calor da água quente.

Isso porque, de acordo com o estudo, ao usar o óleo de coco no cabelo obtém-se um filme lubrificante que ajuda a evitar a perda de proteínas e água, formando uma verdadeira capa de proteção para a fibra capilar.

Além disso, massagear óleo de coco no cabelo promove a circulação sanguínea local (que melhora a saúde dos fios, diminui o risco de aparecimento de pontas duplas e fornece ácidos graxos aos fios. O óleo de coco pode ser usado como um pré-shampoo antes da lavagem que protege os fios. Confira:

Como usar o óleo de coco no cabelo

óleo-de-coco-para-cabelo
Foto de Honey Yanibel Minaya Cruz na Unsplash

Para cada tipo de cabelo há uma aplicação diferente.

Óleo de coco no cabelo crespo

O cabelo crespo, de maneira geral, possui fios com o formato circular desde a raiz. Esse formato circular faz com que o próprio cabelo seja uma barreira para o escorrimento da oleosidade natural do couro cabeludo até os fios. Dessa forma, o óleo de coco quando aplicado nos cabelos pode ser um ótimo aliado para hidratar o fio crespo.

Sem enxágue

Para realizar a aplicação sem enxágue, coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhe ao longo dos fios sem aplicar na raiz. Como existem muitos tipos de cabelo crespo, é necessário testar quantidades e modos diferentes de aplicar o óleo de coco.

Alguns cabelos crespos talvez exijam óleo de coco apenas nas pontas. De qualquer forma, as partes ressecadas ficarão com um aspecto brilhante e mais escuro, com uma aparência de hidratação.

Mas lembre-se: por se tratar de um óleo, é preciso aplicar em pouca quantidade e ir testando, para não deixar o cabelo com aspecto de oleosidade.

Umectação

A umectação também é uma ótima forma de obter os benefícios do óleo de coco. Para isso, espalhe uma grande quantidade de óleo de coco no cabelo sem lavar separando mecha por mecha. Depois, é necessário deixar agir de uma a seis horas.

Então lave normalmente com shampoo e condicionador. O cabelo ficará com um aspecto sedoso, brilhante e macio.

Pré-lavagem

O lauril sulfato de sódio presente no shampoo convencional tem potencial de danificar o couro cabeludo prejudicando a saúde capilar.

Para evitar esse tipo de dano, aplique óleo de coco no couro cabeludo antes de lavar o cabelo. Outra dica é escolher opções no e low poo, que não destroem as curvaturas dos cabelos.

Cabelo liso, cacheado ou ondulado

óleo-de-coco-para-cabelo
Foto de Alana Mediavilla na Unsplash

O cabelo liso ou ondulado apresenta círculos mais abertos ao longo do fio. Em alguns casos, o cabelo nem possui círculos. Isso permite que a oleosidade escorra até o meio ou final do cabelo. Em geral, quanto mais liso, mais oleoso é o cabelo.

Por isso, esse tipo de cabelo não exige tanto a finalização com óleo de coco sem enxágue. Mas nos casos em que os fios são muito ressecados, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos, espalhar nas pontas secas e não enxaguar. O ideal é testar.

Umectação

Como no cabelo crespo, a umectação do cabelo liso, ondulado ou cacheado deve ser aplicada mecha por mecha. Depois da aplicação, é necessário deixar de uma a seis horas. E então lavar normalmente com shampoo e condicionador.

Quer conhecer também os benefícios do óleo de coco para a pele? Confira o vídeo abaixo!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais