Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira técnicas de hidratação para cabelos cacheados bonitos e definidos sem poluir o meio ambiente

Manter o brilho e a hidratação para cabelos cacheados são dois grandes desafios. Manter o brilho e a hidratação para cabelos cacheados são dois grandes desafios. Em geral, a hidratação é necessária em cabelos cacheados para manter cachos definidos, suaves e soltos. 

Os cosméticos tradicionais, além de conterem sulfatos, cocamida DEA e parabenos, substâncias agressivas ao corpo e também ao meio ambiente, ainda podem ter um custo muito alto.

Além disso, por muito tempo, encontrar produtos próprios para cabelos cacheados foi difícil. E, embora a expansão da indústria cosmética tenha contribuído para uma variedade de produtos para todos os tipos de cabelo, os produtos de boa qualidade permanecem caros. 

Mas não é preciso comprometer o orçamento para ter os cachos perfeitos: confira algumas dicas e receitas caseiras que trazem ótimos resultados para o seu cabelo natural e que podem ser incluídas na sua rotina de cuidados.

Como fazer hidratação para cabelo cacheado caseiro?

1. Leite de coco

Essa receita de hidratação para cabelos cacheados ajuda a reduzir o frizz e também o volume. Ela deixa o cabelo cacheado bem macio e aumenta o seu brilho.

  • 4 colheres de sopa de leite de coco

Aplique o leite de coco mecha por mecha com os cabelos úmidos. Espere agir por 20 minutos. Faça no máximo duas vezes por semana, caso esteja com os cabelos muito desnutridos.

leite-de-coco
Leite de coco: usos e benefícios

2. Banana com mel na hidratação para cabelos cacheados

A junção entre banana e mel promove hidratação profunda e também ajuda a reduzir a porosidade dos fios, deixando-os macios e brilhantes.

  • 1 banana bem madura
  • 1 colher de sobremesa de mel

Amasse bem a banana e misture com o mel. Se possível, faça a mistura no processador ou no liquidificador. Aplique a máscara de hidratação nos fios limpos e úmidos e deixe agir por 20 minutos.

Em seguida, enxágue bem para retirar o excesso dos seus cabelos cacheados – o uso de um condicionador pode ajudar nessa parte. Essa técnica pode ser usada até uma vez por semana.

3. Abacate

Outra receita que ajuda no combate da porosidade e na redução de frizz. Além disso, dá um brilho incrível aos cabelos cacheados ressecados.

Amasse bem o abacate e passe nos cachos. É preciso deixar a máscara agir por 20 minutos. Depois enxágue com bastante água, até tirar toda a mistura.

Depois faça um novo enxágue com condicionador. Essa receita pode ser feita no máximo uma vez por semana.

Hidratação para cabelos cacheados
Imagem de Noémie Roussel em Unsplash

4. Cenoura e beterraba na hidratação para cabelos cacheados

Essa é uma receita líquida, para ser borrifada pelos fios. Ela confere muito brilho e cachos super definidos.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e coloque em um borrifador. Passe por todo o cabelo cacheado, sem economia. Espere agir de 20 minutos a duas horas. Enxágue e finalize com condicionador.

Dá para usar essa mistura duas vezes por semana.

5. Óleo de coco ou azeite extravirgem

Essa é a receita mais simples! Basta passar óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem por toda a extensão do cabelo, da raiz às pontas. Espere agir por duas horas ou mais e depois lave o cabelo com condicionador. Também podem ser usados outros tipos de óleo vegetal, como o de andiroba (combate a queda de cabelo), o de Argan (evita o ressecamento e envelhecimento), o óleo de rícino e o de copaíba (aumenta o brilho dos fios).

azeite-de-oliva
Azeite de oliva: benefícios dos diferentes tipos

6. Água e amido de milho na hidratação para cabelos cacheados

Essa é uma receita para uma hidratação prática, que reduz o volume e aumenta a definição dos cachos.

  • Uma xícara e meia de água fria
  • duas colheres de sopa de amido de milho

Misture bem o amido com a água, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Mexa bem até obter uma mistura lisa e uniforme. Desligue quando engrossar e atingir a consistência de um mingau.

Aplique a mistura por mechas no cabelo úmido e deixe agir entre 20 minutos e uma hora. Depois enxágue com água e aplique condicionador. Use no máximo uma vez por semana.

substituir-amido-de-milho
Como substituir o amido de milho com nove dicas

O uso dessas receitas para cabelo cacheado pode ser combinado com técnicas No Poo e Low Poo, que evitam o uso de cosméticos com componentes agressivos ao cabelo e à sua oleosidade natural.

Vale ressaltar que é importante ter um cronograma capilar. Além disso, você deve utilizar um creme de hidratação semanalmente. Não aplique essas receitas no couro cabeludo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais