Dores nas pernas: como aliviar com remédio caseiro

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O remédio para aliviar suas dores pode estar em casa. Confira uma lista de vários remédios caseiros que aliviam dores nas pernas

Dores nas pernas

Dores nas pernas podem ser causadas por diversos motivos. Dentre as doenças mais comuns que causam dores nas pernas estão os problemas de circulação, dor ciática, varizes, neuropatia (doença do sistema nervoso), fibromialgia, doença psicossomática, entre outras. Outras causas podem ser alergia ou intolerância ao glúten, uso de salto alto, lúpus, gota, doença de Paget, infecção por candidíase, deficiência de vitamina B12, excesso de esforço físico, tabagismo, excesso de peso, etilismo, uso de pílula anticoncepcional, postura incorreta, entre outras.

Baseando-se apenas na queixa de dores nas pernas fica difícil diagnosticar a causa do problema, para isso é necessário consultar uma médica ou médico para avaliar o histórico de vida do paciente, hábitos, contexto socioeconômico, exames e outros sintomas correlacionados às dores nas pernas.

Entretanto, além do diagnóstico da medicina tradicional, é preciso se informar e se conhecer, pois as doenças e/ou sintomas podem ter causas multifatoriais e muitas vezes a melhoria está na mudança de algum hábito de longo prazo. Algumas vezes, remédios naturais e/ou sintéticos são apenas uma forma de tratar/remediar o sintoma, e não uma cura efetiva. Mas não deixam de ser necessários, afinal de contas, ninguém merece sentir dor. Sendo assim, confira uma lista de remédios naturais que ajudarão a aliviar dores nas pernas:

Óleo de andiroba

O óleo de andiroba possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, inseticidas e outros diversos benefícios, razões que fazem com que seja exportado para indústrias de cosméticos da França, Alemanha e Estados Unidos, além de ser comercializado em diversas regiões do Brasil.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo de andiroba pode ser um bom aliado no combate às dores nas pernas. Para usufruir de seus benefícios, massageie o óleo de andiroba por toda a extensão das pernas e pés, com movimentos circulares e relaxantes.

Para saber mais sobre o óleo de andiroba, confira a matéria “Óleo de andiroba serve como repelente natural”.

Óleo essencial de manjericão-anis

O manjericão-anis, também conhecido popularmente como alfaca-cheiro-de-anis e cientificamente como Ocimum selloi Benth, é uma planta perene cujas folhas e flores são as principais partes utilizadas.

Seu óleo essencial possui cineol, metilchavicol, linalol, flavonoides e ácidos triterpênicos (para saber mais sobre os terpenos, confira a matéria “O que são terpenos?”). Os compostos desse manjericão possuem propriedades terapêuticas, antimicrobianas e analgésicas. Ele pode ser utilizado na forma de infusão (chá) para problemas digestivos e eliminação de gases intestinais e na forma de tintura diluída em água para bochechos (indicada em casos de aftas), além de ação comprovada como repelente de insetos.

Por ser analgésico, o óleo essencial de manjericão-anis ajuda a combater dores nas pernas. Para aplicá-lo, primeiro faça o teste de alergia: dissolva uma gota de óleo essencial de manjericão em uma gota de algum óleo de cozinha e aplique-o em um pequeno espaço na região interna do seu antebraço. Se por acaso você começar a sentir arder, significa que você tem alergia ao óleo essencial de manjericão-anis; nesse caso mergulhe um algodão no óleo de girassol (ou em qualquer outro óleo neutro) e retire os resíduos do óleo essencial do braço com o algodão. Procure outro remédio caseiro para aliviar suas dores.

Se você fez o teste e não apresentou sintomas de alergia, significa que você pode utilizar o óleo essencial de manjericão. Então dissolva 15 gotas de óleo essencial de manjericão-anis em meio copo de óleo girassol ou óleo de coco ou óleo de semente de uva e massageie a mistura por toda a extensão das pernas e pés. Para saber mais sobre as propriedades dos diversos tipos de manjericão, confira a matéria “Você sabe como usar o manjericão? Confira benefícios para saúde e receita".

Argila amarela

A argila amarela proporciona alívio de dores articulares e a recuperação de lesões que foram provocadas por pancadas ou entorses, uma vez que aumenta a circulação local, oxigenando a região, o que a torna excelente para o tratamento de dores nas pernas.

Ela pode ser usada em todos os tipos de pele, no entanto, peles secas e maduras são mais indicadas devido às ações que ela proporcionará. A presença do silício em sua composição torna a argila amarela um excelente rejuvenescedor, pois esse é um elemento catalisador para formação do colágeno da pele e para aumentar a elasticidade. Dessa forma, combate e retarda o envelhecimento da pele. O silício auxilia também na reconstituição dos tecidos cutâneos e atua como adstringente, desintoxicante e purificante - essas propriedades ajudam a reduzir inflamações e proporcionam efeito calmante, ótimo para peles irritadas. Também tem ação cicatrizante devido ao alumínio presente que inibe o desenvolvimento de bactérias que podem causar espinhas, celulites e até mesmo pneumonias. Pode ser usado em ferimentos para acelerar a regeneração dos tecidos e para conter sangramentos, já que apresenta propriedade hemostática.

Além do silício, o ferro e o potássio têm a capacidade de manter a hidratação na pele, nutrindo-a, tonificando-a e dando elasticidade. Quando aplicada no corpo, proporciona sensação de bem-estar e alivia o estresse.

A argila amarela pode ser usada em pele acneicas, pois além de possuir ação anti-inflamatória, auxilia também na redução de manchas e absorve a oleosidade, muitas vezes o principal motivo do aparecimento de acnes (no caso do rosto principalmente), sem desidratar a pele.

A argila amarela é encontrada na forma de pó, portanto, para aplicá-la, misture-a com água pura ou soro fisiológico aquecidos até formar um creme. Não misture com cremes hidratantes corporais ou capilares quando for aplicá-la. Para aliviar as dores nas pernas aplique esse creme de argila aquecido sobre as pernas e espere secar (ou deixe agir durante 20 minutos); quando a água da argila tiver evaporado, enxágue-a no banho quente. Para conhecer mais a argila amarela, confira a matéria “Argila amarela e seu uso terapêutico”.

Óleo essencial de alecrim

O alecrim é popularmente conhecido por ser eficaz no tratamento de dores nas pernas. Mas não é só isso, o alecrim também possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória, anti-micótica, antimicrobiana, cicatrizante, anticaspa e estimulante mental.

Para aliviar as dores nas pernas, o óleo essencial de alecrim é ótimo, pois concentra as propriedades anti-inflamatórias do alecrim em pequenas quantidades. Para utilizá-lo, primeiramente faça o teste de alergia assim como explicado anteriormente para o uso de óleo de andiroba. Se após o teste você não apresentar sintomas de alergia, dissolva 15 gotas de óleo essencial de alecrim em meio copo com óleo de girassol ou óleo de coco ou óleo de semente de uva e espalhe nas pernas e pés fazendo uma massagem circular e relaxante.

Para saber mais sobre o alecrim confira a matéria “Óleo de alecrim: benefícios para o cabelo, corpo e pele”.

Bolsa de água fria

Quando as dores nas pernas forem causadas por inflamação e inchaço local, podemos tratá-las com compressas frias. Esse método reduz a circulação sanguínea para a área dolorosa, e, consequentemente, o inchaço e a inflamação.

Existem diversos tipos de compressas fria... Existem aquelas compradas em farmácias e também aquelas que você pode fazer em casa:

Toalha gelada:

Esse método é muito fácil de fazer em casa. Basta molhar uma toalha limpa, torcê-la para tirar o excesso de água, colocá-la dentro de uma sacola plástica e deixar resfriando no congelador por 20 minutos. Após esses passos, você pode aplicá-la no local das dores.

Como a toalha não se manterá gelada por muito tempo, o ideal é que tenha outras toalhas de reposição que também passaram por resfriamento.

Compressa de gelo:

Esse tipo de compressa é ideal para situações de emergência. Basta pegar uma sacola plástica, preenchê-la com gelo e aplicar no local da dor.

Gengibre

O gengibre possui propriedades capazes de eliminar dores musculares e inflamações. Por ser um alimento rico em potássio e magnésio, estimula e melhora circulação sanguínea, o que facilita o bombeamento do sangue e ajuda a reduzir dores nas pernas.

Um estudo publicado no periódico Osteoarthritis Cartilage concluiu que pacientes com artrite dolorosa no joelho que receberam gengibre apresentaram menos dores e perdas de movimento do que aqueles que receberam o placebo.

Para aproveitar seus benefícios, você pode tomar duas xícaras de chá de gengibre com limão por dia e ainda aplicar o óleo de gengibre nas pernas fazendo massagens circulares e relaxantes.

Para saber como fazer o chá e conhecer outros benefícios do gengibre, confira a matéria "Benefícios do gengibre: conheça os diversos usos para a sua saúde".

Pernas para o alto

Se você sofre de problemas de circulação, pode ser que suas dores nas pernas às vezes estejam acompanhadas de inchaço e vermelhidão nos pés. Nesse caso, é indicado colocar os pés repousando para cima. Dessa forma, o sangue descerá e você descansará suas pernas. Você também pode utilizar esse método juntamente de outros, principalmente a massagem. Para saber mais como cuidar do sistema circulatório, confira a matéria "Alimentos limpadores do sistema circulatório: mitos e verdades".

Automassagem relaxante

A massagem ajuda a ativar a circulação, relaxa, elimina toxinas e resíduos metabólicos, diminui o cansaço e a ansiedade. Além disso, ao fazer massagem, o toque estimula a liberação de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Utilizando um creme ou óleo corporal de sua preferência, faça uma automassagem. Você também pode utilizar os óleos essenciais de alecrim, manjericão ou outro óleo essencial relaxante para facilitar a massagem. Veja como aplicar esses óleos nos tópicos acima. Veja como realizar a automassagem no vídeo.

Movimente-se ou sente-se

É preciso evitar o sedentarismo. Mas para evitá-lo não é necessário se tornar um atleta do dia para a noite. Com pequenas mudanças de hábito no dia a dia conseguimos sentir melhoras significativas na saúde.

Se o seu trabalho te obriga a ficar sentado, sempre que você puder, mexa-se, aproveite ao máximo os instantes de pausa para se mover, para andar. Se no seu caminho de volta para casa você puder evitar escadas rolantes, evite-as. Se a sua rotina exige de você que fique muito tempo em pé, como no caso dos seguranças, por exemplo, durante as pausas aproveite para se sentar, caminhar e se alongar. Ao acordar pela manhã, tente dar um passeio de 15 minutos. Passear com o cachorro, evitar roupas justas e/ou andar de bicicleta também ajudam bastante.

Melhore a alimentação

Cerca de 90% do potencial imunológico do organismo está no intestino. Então é preciso cuidar bem desse órgão para evitar doenças que causam dores nas pernas. Para isso, reduza o sal da sua comida, evite conservas, embutidos, carnes vermelhas, refrigerantes, adoçantes, sucos açucarados e comida industrializada ou de difícil digestão, como o glúten (para saber mais sobre os alimentos industrializados confira a matéria "alimentos in natura, processados e ultra-processados: conheça-os e entenda as diferenças").

Aumente a ingestão de fibras. Elas são essenciais para diminuir a incidência de varizes e hemorroidas. Você pode encontrá-las nas frutas, legumes e verduras, principalmente no estado cru.

Consuma folhas verde-escuras, elas aumentam a oxigenação no sangue, ajudam o fígado a eliminar toxinas e são fonte de cálcio.

Tempere sua salada com limão ou inclua-o em sucos de frutas e doces naturais, sem açúcar. O limão é rico em vitamina C e flavonoides e também favorece o trato intestinal. Dependendo do seu caso, dentro de algum tempo mantendo bons hábitos alimentares, você notará que eles funcionarão como remédio para dores nas pernas. Manter uma boa alimentação também ajuda a combater a obesidade, que pode provocar dores nas pernas pelo excesso de peso.

Lembre-se: mudar a alimentação é algo para vida, e não apenas durante uma semana ou um mês. Você só conseguirá obter os benefícios dessa mudança se torná-la um hábito saudável em longo prazo, sem passar fome nem ingerir produtos perigoso para a saúde.


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