Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Especialista afirma que não vale a pena realizar reúso em casas que não fazem parte de condomínios ou conjuntos de prédios

O eCycle inicia hoje uma série de matérias sobre o reúso da água. Um bem tão precioso e cobiçado não pode ser utilizado sem responsabilidade. Mas são necessários certos subsídios para tomarmos atitudes sustentáveis.

Isso faz com que a sua boa vontade de instalar um mecanismo de reúso de água residencial em sua casa térrea seja algo pouco recomendável.

De acordo com o professor titular do Centro Internacional de Referência em Reúso da Água (Cirra), ligada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ivanildo Hespanhol, a água deve ser reutilizada em edificações grandes ou que sejam habitadas por um alto número de pessoas. O problema, de acordo com o especialista, são as diversas necessidades previstas para um mecanismo do tipo.

“Eu não sugiro muito fazer o reúso doméstico em habitanções monodomiciliares (com apenas uma casa). É preciso coletar o esgoto, fazer a reserva do mesmo, montar um sistema de tratamento. Cria-se a necessidade de um grande trabalho de engenharia, que depois tem de ser operado por especialista. Este sistema é recomendado para condomínios, shoppings, mercados, edifícios grandes. Em habitações pequenas eu não recomendo nem coleta de água de chuva”, afirmou o professor.

No entanto, o eCycle te lembra que há várias maneiras de se economizar água em casa, como escovar os dentes com a torneira fechada, ficar ligado no tempo do banho, não lavar calçada e carro com mangueira.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais