Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Métodos naturais são indicados para tirar manchas na pele, porém entender sua origem e como evitá-las também é importante

A mancha na pele é comum e acontece por diversos motivos, mas pode acabar incomodando e fazendo com que algumas pessoas recorram a cosméticos e outros produtos de beleza industrializados para ajudar a amenizá-las. Esses itens, no entanto, costumam ter substâncias nocivas à saúde do ser humano e ao meio ambiente — como apontado na matéria “Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene“.

Felizmente, existem alternativas naturais e acessíveis que servem como tratamento para manchas na pele. Contudo, são tratamentos de uso geral e podem não ser indicados para o seu tipo específico de pele, por isso, é muito importante obter orientação dermatológica antes de tentar qualquer alternativa.

cosmeticos que testam em animais
Cosméticos que testam em animais não são mais seguros para a saúde

Causas das manchas na pele

As manchas na pele podem aparecer em qualquer lugar do corpo, como as maçãs do rosto. Uma das causas é a exposição aos raios solares. Por isso, dermatologistas ressaltam a necessidade do uso de filtro solar com fator de proteção diariamente. Entretanto, o protetor solar convencional também pode ser problemático. Entenda melhor esse tema nas matérias: “Oxibenzona: composto tóxico está presente no protetor solar” e Protetor solar: número do fator não garante proteção”, e saiba como fazer um protetor solar caseiro na matéria: “Como fazer protetor solar caseiro“.

Quais são os tipos de manchas na pele?

Há diferentes tipos de manchas. As manchas vermelhas podem surgir em decorrência de alergias. Já as manchas escuras costumam aparecer principalmente devido a alterações hormonais. As manchas brancas, por sua vez, podem indicar problemas de pele que necessitam de tratamento mais prolongado, como dermatite ou vitiligo. Entre outras causas, é possível destacar:

  • Gravidez;
  • Medicação como antibióticos ou anticoncepcionais;
  • Deficiência vitamínica;
  • Estresse;
  • Falta de sono.

Como tirar manchas na pele com alternativas naturais

Aloe Vera ou Babosa

A Aloe vera, também chamada de babosa, é uma planta repleta de usos e benefícios. Ela pode ser usada para fazer creme dental, cremes hidratantes e removedores de maquiagem caseiros. Seu gel possui 96% de água e 4% de ingredientes, como aminoácidos e enzimas, que nutrem a pele danificada. Além disso, a babosa possui aloesin e aloína, ativos que podem clarear manchas na pele causadas pelo sol e outras hiperpigmentações. Seu uso é simples:

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • Folha de babosa.
  2. Modo de Preparo
    Modo de Preparo

    • Retire o gel da folha de babosa;
    • Aplique na pele;
    • Deixe agir por 20 minutos;
    • Lave com água fria;
    • Repita duas vezes por dia.

Batata

A batata crua possui enzimas que agem como agentes clareadores de manchas na pele. Para utilizá-la, basta cortar em rodelas e aplicar nas manchas, mantendo por dez minutos para depois enxaguar. Se quiser, também pode usar o suco da batata para passar no rosto com um pedaço de algodão.

É recomendado testar a aplicação do suco da batata em uma parte pequena da pele para verificar possíveis reações alérgicas aos componentes.

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas atua como um agente clareador, já que possui gorduras essenciais que irão manter a pele hidratada e saudável. Ele é considerado um bom hidratante para a pele, principalmente oleosa, pois contém ácidos graxos que ajudam a dissolver o sebo relacionado ao surgimento de espinhas.

Você pode usar algumas gotas no rosto lavado todo dia antes de dormir.

Óleo de coco

O óleo de coco já é muito conhecido por seus benefícios na saúde, estética e bem-estar. Como mencionado na matéria “Óleo de coco: conheça os diversos benefícios e prepare-o em casa“, ele suporta o equilíbrio natural da pele, hidratando, suavizando e reduzindo manchas.

Basta aplicá-lo no local desejado duas vezes ao dia. Se você possuir uma pele oleosa ou que tende a suar com mais frequência, é recomendado lavar e esfoliar após a aplicação.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Azeite de oliva

O azeite de oliva possui compostos anti-inflamatórios, antioxidantes e outros nutrientes que mantêm a pele limpa e livre de manchas. Basta aplicar algumas gotas do azeite no local e massagear.

O azeite usado deve ser extravirgem e de procedência confiável, caso contrário é possível que o seu uso cause reações não desejadas.

Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é rico em antioxidantes, refresca e rejuvenesce a pele. É facilmente absorvido, pois é parecido com o óleo produzido naturalmente pelo corpo, e ajuda a controlar a oleosidade e a regeneração cutâneas. Para conferir outros benefícios do óleo de jojoba, confira o artigo “Óleo de jojoba: para que serve e benefícios“.

Aplique algumas gotas e deixe descansar durante a noite. O ideal é ter cautela, pois o excesso de óleo pode acabar entupindo os poros. Se sua pele for muito oleosa, lave após alguns minutos da aplicação.

Óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto apresenta componentes antimicrobianos, antissépticos, bactericidas e anti-inflamatórios.

Óleos essenciais são um pouco voláteis, por isso, em alguns casos, é recomendado que eles sejam misturados com outros óleos vegetais, também chamados de óleos carreadores (saiba mais a respeito na matéria “O que são óleos essenciais?“). Nesse caso, o óleo essencial de eucalipto pode ser misturado a um óleo vegetal como óleo de jojoba, azeite de oliva, manteiga de cacau ou óleo de coco.

  • Misture uma a duas gotas do óleo essencial de eucalipto com uma colher de sopa de óleo carreador;
  • Aplique no rosto tomando cuidado com a região dos olhos;
  • Enxágue após 15 minutos.

Atenção: o uso do óleo essencial de eucalipto não é recomendado para quem sofre de asma. Mulheres que estiverem grávidas e amamentando também devem evitar o óleo. Além disso, é fundamental que você faça o teste de alergia no antebraço antes de aplicar no rosto. Caso apresente alguma reação, retire o óleo essencial usando óleo vegetal.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Como evitar manchas na pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia fornece dicas simples para evitar que as manchas na pele voltem tão cedo:

  • Esfolie a pele diariamente;
  • Use vitamina C diariamente;
  • Use filtro solar na pele e no couro cabeludo diariamente, reaplicando-o na metade do dia, dependendo de sua exposição ao sol;
  • Beba bastante água e outras bebidas hidratantes, como sucos de frutas naturais e chás;
  • Exercite-se regularmente. O exercício ajuda a desintoxicar o sangue e a limpar a pele;
  • Nutricionistas apontam que dietas ricas em alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, produtos que contêm lactose, frituras e açúcares fazem mal para a saúde da pele, bem como cafeína, chocolate, álcool, manteiga, queijo e frutos do mar. Por outro lado, vegetais são ótimos alimentos para uma pele mais saudável, principalmente aqueles ricos em fibras.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais