11 opções naturais para o tratamento caseiro de terçol

eCycle

Além de incomodar, o terçol também dói e irrita. Confira onze remédios naturais que funcionam como tratamento caseiro para o problema

Compressa de chá verde

O terçol, também chamado de hordéolo, é uma inflamação no olho causada pela obstrução das glândulas dos cílios com gordura, e também pode ocorrer por conta de infecções bacterianas - na maioria das vezes, isso se dá por causa de uma bactéria chamada de estafilococos, formando um pontinho inchado e vermelho, muito dolorido e com pus em seu interior. Ele pode ocorrer nas partes externa ou interna da pálpebra e para fazer o tratamento do terçol é aconselhável procurar ajuda médica, pois somente um profissional poderá passar os medicamentos corretos para o tratamento. Na consulta, você pode perguntar sobre uso de remédios caseiros, que ajudam a aliviar a dor e o incômodo.

Tratamento caseiro para terçol

Compressa com água morna

Compressa com água morna

Ferva um litro de água e deixe esfriar. Quando estiver morna, umedeça um pano limpo com a água e coloque-o sobre a área afetada pelo terçol durante dez minutos - cada vez que o pano esfriar, umedeça-o novamente. Esse tratamento ajuda a drenar o pus do terçol.

Compressa de camomila

camomila

Adicione algumas folhas de camomila para duas xícaras de água fervente; coe a solução e deixe esfriar. Quando estiver morna, umedeça um pano limpo com a solução e coloque no olho afetado durante dez minutos. Recomenda-se repetir esse tratamento caseiro duas vezes ao dia.

Compressa com chá verde

Saquinho de chá

Para fazer esse tratamento caseiro do terçol, coloque um saquinho de chá verde em água quente por alguns minutos, retire e esprema o excesso de água. Feche os olhos e pressione o saquinho de chá úmido sobre a pálpebra afetada e aguarde cinco minutos - você também pode utilizar um saquinho de chá preto.

Folhas de goiabeira

Lave duas folhas de goiabeira em água quente para fazer esse tratamento. Em seguida, utilize um pano que foi imerso em água quente limpa para envolver as folhas. Tire o excesso de água do pano e das folhas. Deixe as folhas dentro do pano por cinco a dez minutos e, em seguida, você poderá aplicá-las diretamente sobre a área das pálpebras afetada pelo terçol por cinco minutos. Repita o procedimento de duas a três vezes ao dia, mas sempre utilizando folhas novas.

goiabeira

Tomate

tomate

Corte o tomate em fatias e coloque sobre o olho afetado durante cinco minutos - faça esse tratamento caseiro duas ou três vezes ao dia.

Cúrcuma

cúrcuma

Ferva duas colheres de sopa de cúrcuma em dois copos de água até que a água se reduza pela metade. Em seguida, filtre a água com um pano limpo e a utilize a mistura como remédio caseiro para lavar o olho afetado pelo terçol. Esse tratamento pode ser repetido de duas a três vezes ao dia.

Batata

batatas

Rale uma batata média ou grande e enrole em uma gaze ou pano similar, coloque a gaze sobre a área com terçol e deixe por 10 minutos, repita esse tratamento natural até três vezes ao dia durante quatro dias.

Cravos-da-índia

Coloque seis cravos-da-índia em uma xícara de água fervente e deixe esse poderoso remédio caseiro repousar por cinco minutos; depois coe e mergulhe um pano limpo ou compressa na mistura. Esprema o excesso de água e aplique sobre o olho afetado de cinco a dez minutos.

cravo

Óleo de rícino

mamonas

O óleo de rícino é um ótimo anti-inflamatório para o terçol, porém, antes de aplicá-lo, faça uma lavagem da área afetada com shampoo de bebê. Utilize água morna para retirar o produto. Após fazer essa lavagem, aplique o óleo de rícino com a ajuda de um cotonete sobre a pálpebra afetada - você pode repetir esse tratamento caseiro várias vezes ao dia.

Semente de coentro

semente de coentro

Você pode ferver o conteúdo de uma colher de chá de semente de coentro em água. Após cinco minutos de fervura, coe a água e espere o remédio caseiro esfriar. Utilize essa água para lavar o olho afetado pelo terçol. Repita o tratamento de duas a três vezes ao dia.

Pepino

pepino

Corte um pepino em rodelas e coloque sobre a região afetada da pálpebra para reduzir a inflamação e a dor do terçol.

Salsa

Adicione algumas folhas de salsa fresca em uma xícara de água fervente. Deixe a solução repousar e depois umedeça um pano limpo na solução e utilize como compressa até que esfrie. Faça esse procedimento pela manhã e à noite, antes de deitar.

salsa


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail