Faça o seu notebook durar

eCycle

Escolher a máquina que mais se liga ao seu perfil e ter cuidados básicos podem ajudar

Notebook na mesa

Com a popularização de seus preços, o notebook passou a ser um alvo cobiçado de consumidores que querem adquirir um computador. A mobilidade é o maior atrativo, mas as dificuldades de se fazer um upgrade tornam o equipamento pouco sustentável. Como a maioria dos aparelhos eletrônicos, os notebooks possuem chumbo, cádmio e mercúrio em sua composição, metais que poluem o ambiente. Portanto, antes de comprar um computador portátil, é preciso fazer determinadas escolhas para prolongar sua duração. Confira algumas dicas para escolher o modelo correto e como prolongar a vida útil do notebook.

Conheça o seu perfil

Segundo o gerente da linha de produtos especializada em notebooks da Dell, Carlos Augusto Buarque de Almeida, existem diversas máquinas para cada perfil de usuário. “Há consumidores que querem apenas acessar internet, o pacote Office e ter a mobilidade que um notebook de 14 polegadas oferece. Outros clientes, com o mesmo perfil de uso, preferem uma tela maior, mas com menos mobilidade. Também há o perfil que necessita de mais desempenho, com placa de vídeo potente e mais opções multimídia como Blu-ray. Além disso, existem as linhas para gamers, que necessitam de desempenho máximo”, disse Almeida.

Portanto, no momento da compra, verifique se o modelo atende suas expectativas. “É possível encontrar no mercado diversos produtos que certamente ficarão obsoletos logo por utilizarem chipsets mais antigos e não permitirem expansão de memória. Por exemplo, se hoje você precisa de um computador com 4GB de RAM e a placa-mãe do notebook que você estiver adquirindo suportar apenas até 4GB RAM, você estará limitado caso, no futuro, os programas que você utiliza necessitem de mais memória”, explicou o consultor. Nesses casos, a orientação é comprar um notebook que permita a expansão da memória até 8GB.

Cuidados

A vida útil de um notebook varia muito conforme o fabricante, a frequência do uso e os cuidados do usuário, mas a média, segundo o consultor da Dell, é de dois a quatro anos.

Para prolongar a vida útil de seu notebook e estimular o consumo consciente, as dicas de Almeida são as seguintes: “Deve-se tomar cuidado ao manusear o equipamento (evitar choques), cuidado para não derramar líquidos (acidente muito comum com notebooks) e respeitar as condições de uso do equipamento (temperatura e umidade). Por exemplo, evitar deixar o notebook em locais quentes como o interior de carros. Deve-se também sempre usar os notebooks em superfícies que não obstruam as suas saídas de ventilação – evite usá-lo em camas, sofás, sobre almofadas e outras superfícies que dificultam a troca de ar. Configuração correta do perfil de uso de energia do computador ajuda não apenas a economizar bateria, mas também a manter a temperatura do notebook mais baixa prolongando a vida útil”, concluiu.

Caso o descarte seja necessário, procure os postos de coleta ou utilize nosso serviço de coleta em casa. Mas lembre-se, opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente.


Veja também:


Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail