Labirintite e alimentação: o que comer e o que evitar

eCycle

Conheça os alimentos que devem ser evitados por quem tem labirintite e saiba que tipo de alimentação ajuda com os sintomas

alimentação para labirintite
Imagem editada e redimensionada de Sharon Pittaway, está disponível no Unsplash

A labirintite é uma inflamação no ouvido interno, conhecido como labirinto, que pode comprometer tanto o equilíbrio como a audição. Normalmente se manifesta em pessoas de 40 a 50 anos e, se não for tratada corretamente, o problema poderá ficar mais grave. O tratamento é feito sob prescrição médica e costuma ter como base medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, mas a relação entre labirintite e alimentação é íntima. Consumir os alimentos certos ajuda a aliviar os sintomas, enquanto outros devem ser evitados, pois pioram o quadro.

Labirintite e alimentação

Alimentos que ajudam no tratamento

Manter uma alimentação livre de alimentos inflamatórios é um passo essencial para se livrar da labirintite. É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco. No lugar destes, é preciso aumentar o consumo de alimentos anti-inflamatórios como:

Os alimentos ricos em ômega 3, como as sementes de linhaça e de chia, são ótimos para combater a labirintite. Você pode obter o ômega 3 da linhaça ou da chia deixando-as de molho durante dez minutos, na proporção de uma parte de semente e uma de água. Assim, o gel que formará tornará o ômega 3 mais biodisponível. Mas você ainda pode obtê-lo por meio do consumo de óleo de linhaça ou de chia. O ômega 3 também pode ser encontrado em quantidade significativa em alimentos como nozes e em óleo de canola.

Alimentos que devem ser evitados

Em geral, é preciso evitar alimentos inflamatórios. Principalmente aqueles que contêm glúten (entenda o porquê na matéria: "O que é glúten? Vilão ou mocinho?"). Uma forma de garantir uma alimentação livre de alimentos inflamatórios é evitar os processados e dar preferência ao in natura.

Uma alimentação boa para labirintite não deve incluir o consumo de:
  • Balas, chocolates, bolos, biscoitos recheados, sorvetes, doces e outros alimentos ricos em açúcar;
  • Pão, macarrão, tortas, salgados, salgadinhos e bolachas;
  • Bebidas estimulantes, como o café, refrigerantes de cola e o chá mate;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos (principalmente industrializados);
  • Frituras, embutidos e outros alimentos ricos em gorduras;
  • Evitar usar sal em excesso para temperar alimentos.

Dicas de alimentação para quem tem labirintite

Em vez de usar sal para temperar alimentos, pois piora a inflamação do ouvido, você pode usar ervas aromáticas como o alecrim, o orégano e o gersal. Também é recomendado comer de três em três horas e tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail