Como a luz da lua afeta a vida na Terra?

eCycle

Vida animal e agricultura são muito influenciadas pela luz da lua

Lua
Imagem editada e redimensionada de Benjamin Voros, está disponível no Unsplash

Aqui na Terra, graças à força gravitacional da lua, temos fenômenos incríveis, como as marés. Mas e o luar, como ele nos afeta? A luz refletida a partir da lua tem efeitos sobre a vida na Terra... Mas ela pode ser mais surpreendente do que o uivo de um lobo.

O comportamento da lua e os animais

Lua

Alguns animais, especialmente espécies noturnas, adaptaram suas atividades de caça e acasalamento à luz da lua. Eles simplesmente vêem melhor à noite ou são ajudados pela luz da lua. Em contrapartida, animais menores sabem que correm risco com a iluminação, por isso se escondem quando a lua é brilhante. E assim como o luar pode influenciar horários de predadores/presas, também pode mudar alguns comportamentos de acasalamento.

Por exemplo: certas espécies de texugos marcam seus territórios com frequência maior durante a lua nova - no período de lua cheia, o hábito ocorre bem menos. Uma possível explicação para a diferença é que os rituais de acasalamento de texugos são longos, então acasalamento no brilho de uma lua cheia colocaria os texugos que estão copulando em perigo. Em conseqüência, esses texugos ficam mais calmos durante noites brilhantes e são mais ativos ao longo das outras fases da lua.

Muitas espécies de coral nascem no períodos de lua cheia ou próximos a ele. Outros fatores, como o tempo e a temperatura da água, também influenciam a sua desova, mas o evento ocorre sempre perto da lua cheia.

Os tatus-bolas de jardim cavam furos maiores no período de lua cheia. Uma explicação é a atividade de rapina aumentada quando a lua ilumina o céu da noite, causando mais riscos para os tatus-bolas que não se esconderem direito.

Certas espécies de coruja tornam-se mais ativas durante a lua cheia, em suas chamadas de acasalamento e mostrando suas penas para potenciais companheiros. As penas das corujas podem ser mais visíveis à luz de uma lua mais brilhante.

A lua e a agricultura

Recentemente, descobriu-se que a planta Ephedra foeminea só coloca um resíduo açucarado para atrair polinizadores durante a lua cheia em julho. Pesquisas ainda precisam entender exatamente como a planta "sabe" seguir o ciclo lunar. Entretanto, há discordância entre os cientistas de que a polinização do arbusto está relacionada ao ciclo lunar.

Os seres humanos, é claro, também dependem do luar. Nós fizemos muito mais antes da criação da luz artificial, mas algumas coisas não mudaram completamente. Alguns fazendeiros cultivam plantações com base no calendário lunar. Há um debate entre os agricultores sobre se plantar pela lua tem algum efeito positivo sobre as culturas.

Pelo fato de a lua estar tão intimamente ligada à vida na Terra, é difícil saber o que é afetado apenas pela luz da lua e o que é afetado por fatores adicionais, mas sua influência é inegável. Por que mais haveria tantas músicas sobre isso?



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×