Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Biodigestor é um sistema que transforma resíduos da produção rural em produtos de alta qualidade. Entenda seu funcionamento e benefícios

O biodigestor é um equipamento fechado em que se introduz matéria orgânica para ser decomposta por diversos micro-organismos anaeróbios. Como subproduto são gerados o biofertilizante e o biogás, que podem ser utilizados para outros fins. Essa produção, portanto, traz consigo lucros e benefícios ambientais.

Resíduos da produção rural – dejetos de suínos, bovinos e aviários, resíduos agrícolas, resíduos de lavagem e ração – costumam ser considerados problemas para o produtor rural, pois é exigido por lei que eles tenham uma destinação adequada, evitando que contaminem o meio ambiente. Os biodigestores auxiliam o produtor no manejo correto dos resíduos das suas atividades. Além disso, fabricam novos produtos que podem ser usados pelo produtor rural.

O biodigestor é de simples construção e operação. Sua função é transformar matéria orgânica crua em biofertilizante de alta qualidade biológica. Nesse processo, o equipamento gera como resíduo um biogás, que pode ser utilizado como combustível. Esse aparelho pode ser usado em diversas situações, uma delas é o tratamento de esgoto.

Quer experimentar os biodigestores, mas está com dúvida de como utilizá-los? Agora que já sabemos o que é um biodigestor, precisamos saber como ele funciona. Conheça a composição dos biodigestores e veja orientações para o seu correto funcionamento e manutenção.

HomeBiogas 2.0
Privado: Homebiogas
Promove o aproveitamento de recursos, transformando os residuos em gás de cozinha
A partir de R$10.400,00
Frete CO₂ neutralizado
Comprar

Como funciona o biodigestor?

biodigestor
Imagem de Milk Means More

O biodigestor é um sistema para tratar matéria orgânica através de decomposição anaeróbia (na ausência de oxigênio). Isso produz biofertilizante e gera um biogás (que é uma mistura de gás metano com gás carbônico) de alto poder calorífero como subproduto.

Esse biogás pode ser coletado e utilizado como gás de cozinha. Com o auxílio de um sistema de conversão, ele também pode ser transformado em energia elétrica. Por isso, ele pode ser considerado importante para o crescimento de energias renováveis.

O sistema de um biodigestor deve ser, em geral, composto de duas divisórias integradas: um biodigestor tubular + uma lagoa de biofertilizante. Um resíduo é depositado no biodigestor tubular, onde fica por um período certo (tempo de retenção) para que as bactérias anaeróbicas fermentem o material e liberem o biogás. Esse material líquido fermentado passa em seguida para a lagoa de biofertilizante, de onde o produto pode ser coletado e utilizado na lavoura, ou pode ser bombeado até o local de descarte, se o produtor não for utilizá-lo.

É importante que ocorra essa fermentação dos dejetos (que acontece dentro do biodigestor tubular) antes que os resíduos sejam despejados em solo e rios. Isso porque esse processo mata os micro-organismos patogênicos e transforma as moléculas complexas do resíduos em moléculas mais simples. Essas moléculas podem ser absorvidas pelas plantas, não colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública.

O que colocar no biodigestor?

Além de resíduos de produção vegetal (folhas, palhas, restos de cultura), de produção animal (como esterco e urina) e industriais, os resíduos utilizados no biodigestor podem ser de atividades humanas (fezes, urina, lixo doméstico), sendo os dois primeiros menos comuns, mas capazes de gerar produtos de interesse.

Entretanto, dos tipos de resíduos orgânicos utilizados no biodigestor, os resíduos animais, em geral, aumentam a capacidade de geração de biogás e são altamente recomendáveis.Existe também o biodigestor residencial que pode ser montado pelo próprio usuário (biodigestor caseiro). Ele é compacto, eficiente e de baixo custo. A produção de biogás equivale a um botijão de gás por mês, para saber mais sobre esse tipo de biodigestor, acesse a matéria “Biodigestor residencial da Recolast: transforme resíduos orgânicos domésticos em gás de cozinha e fertilizante“.

Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Produtos gerados

Biofertilizante

O biofertilizante gerado por meio do biodigestor é um tipo de adubo natural, sustentável e com qualidade excelente. Isso permite que ele substitua fertilizantes químicos e defensivos agrícolas. Ele atua como fertilizante foliar, reticular e como bioinseticida.

Biogás

O biogás é um gás composto principalmente por gás carbônico (CO2) e metano (CH4). Os biodigestores em geral acompanham uma tubulação para o biogás e um flare (chaminé, caso o comprador queira queimar o biogás gerado). Se você quiser utilizar esse biogás para gerar energia, procure a fornecedora do seu biodigestor – em geral as marcas conseguem indicar empresas parceiras que vendem os geradores de energia.

O biogás produzido por meio de um biodigestor é uma fonte de energia renovável utilizada na geração de energia elétrica, mas não pode ser considerada uma energia limpa pois a queima de biogás gera CO2.

Tamanhos variados

Empresas como a Recolast vendem biodigestores de 1 m³ a 720 m³, o que atende pequenos, médios, grandes produtores e residências. O tamanho do biodigestor e a quantidade de biofertilizante e biogás gerados dependerão da quantidade e dos tipos de animais que o produtor possui.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais