Ácaros: o que são e como evitar alergias

eCycle

Entenda o que são ácaros, como eles causam alergias e aprenda a matar esses pequenos aracnídeos

ácaro

Certamente você já ouviu falar deles... Mas sabe o que são ácaros e qual é o tipo de relação que eles têm com os humanos?

Ácaro é a denominação comumente dada aos animais de uma subclasse (a Acari) da classe dos aracnídeos, do filo artrópode. No grupo, há cerca de 55 mil espécies descritas e que ocupam uma variedade de habitats maior do que a de qualquer outro grupo de artrópodes.

Os ácaros são os principais criadores de substâncias causadoras de alergias, os alérgenos, numa casa ou num escritório. Centenas de milhares deles podem viver em roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar condicionado e por aí vai. Eles se alimentam de material orgânico, ou seja, de células da pele humana morta encontradas na poeira, e se desenvolvem em condições ótimas em ambientes muito úmidos.

Demodex

Existem duas espécies de ácaros que habitam o rosto humano: o Demodex folliculorum e o Demodex brevis.

O D. brevis tem como lar as glândulas sebáceas de nossa pele, enquanto o D. folliculorum vive em poros e em folículos pilosos - presume-se que o rosto seja o lar favorito dos ácaros por ter poros maiores e glândulas sebáceas em boa quantidade. Em uma pesquisa de 2014, a bióloga estadunidense Megan Thoemmes, da Universidade da Carolina do Norte, verificou que todos os voluntários tinham ácaros em seus rostos... O que torna bem provável a hipótese de que isso ocorre com todos os humanos. Segundo Thoemmes, existe uma proporção de dois D. folliculorum para cada cílio.

No entanto, a presença dessas espécies de ácaros não causa problemas à saúde humana. Apesar de cientistas não poderem afirmar com certeza, eles acreditam que existe uma relação de comensalismo (quando o hóspede se aproveita do hospedeiro sem causar prejuízo ou até proporcionando benefícios) entre o Demodex e a raça humana - eles, provavelmente, consomem bactérias nocivas e limpam a pele morta presente em nossos rostos.

A equipe de Thoemmes também acredita que uma pesquisa mais aprofundada a respeito dos ácaros pode elucidar questões relativas à evolução humana, com potencial para revelar como nossos ancestrais se moveram pelo planeta, além de mostrar quais populações modernas têm relação mais estreita.

Alergia a ácaros

De acordo com o médico alergista Celso Henrique de Oliveira, em entrevista para o portal UOL, as fezes dos ácaros são as principais responsáveis por reações alérgicas. Segundo Oliveira, elas possuem enzimas digestivas que atacam a mucosa do indivíduo ao serem inaladas. As fezes dos ácaros são desencadeadores de alergias respiratórias e agravam a situação de quem sofre com asma, alergias, bronquite, coceiras e rinite. A alergia a ácaros pode variar de leve para grave. Um caso leve pode ocasionar corrimento nasal, olhos lacrimejantes e espirros. Em casos graves, há espirros persistentes, tosses, pressão facial ou ataque de asma grave.

Como matar ácaros?

Mesmo se você conseguisse matar os ácaros, eles voltariam rapidamente, já que estão em todo lugar: em casa, no trabalho, em nossos colegas e nos poros da face humana. No entanto, diminuir sua incidência é possível. Confira algumas dicas de como lidar com ácaros:

  • O ideal é que os travesseiros sejam lavados a seco, pois, durante a secagem em uma lavagem normal, o travesseiro esquenta e se torna um ambiente ideal para que os ácaros se reproduzam. O uso do aspirador em carpetes, tapetes, cortinas e a lavagem periódica evita o acumulo de matéria orgânica;
  • Outro grande inimigo para os ácaros é a luz do sol, pois ele reduz a umidade. Exponha objetos que podem ser ambientes ideais para os ácaros à luz do sol durante o dia;
  • Invista em uma capa anti-ácaro para os seus travesseiros, cobertores e colchões;
  • Remova o pó e, se você tiver, use o aspirador de pó em camas e sofás. Certifique-se que este tenha um filtro HEPA;
  • As almofadas e colchões também devem ser higienizados toda semana com o aspirador;
  • Trocar os filtros do ar-condicionado quando estiverem sujos é importantíssimo. Lençóis, capas protetoras, fronhas, bichos de pelúcia e edredons devem ser lavados regularmente.

Para entender melhor e de forma mais interativa como diminuir o número de ácaros ao seu redor, assista ao vídeo "Como controlar ácaros e evitar alergias respiratórias", do Canal Lar Natural.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail