Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O óleo de bagaço de oliva possui baixa acidez e alta qualidade gastronômica

O óleo de bagaço de oliva é um produto extraído do bagaço da azeitona. Rico em ômega 9 – nutriente que auxilia na proteção cardiovascular e na redução do mau colesterol, o óleo de bagaço de oliva possui baixa acidez e alta qualidade gastronômica. Além disso, ele substitui os tradicionais óleos de girassol, canola e milho, com a vantagem de ser mais saudável e de não alterar o sabor dos alimentos.

A azeitona ou oliva é o fruto da oliveira (Olea europaea L.), árvore pertencente à família Oleaceae. Originária da região oriental do Mediterrâneo, a oliveira é comum em uma ampla área que se estende de Portugal até a região de Levante. Essa árvore também pode ser encontrada nas regiões norte da África e da Ásia.

Atualmente, o azeite de oliva extraído desse fruto é uma substância muito popular na culinária mundial, principalmente por seus benefícios à saúde. Além do azeite, o óleo de bagaço de oliva também é proveniente da azeitona. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os óleos provenientes da azeitona são classificados em azeite de oliva e óleo de bagaço de oliva.

O óleo de bagaço de oliva

O óleo de bagaço de oliva é definido como “o produto obtido do bagaço do fruto da oliveira tratado fisicamente ou com solvente, excluído todo e qualquer óleo obtido por processo de reesterificação ou pela mistura com outros óleos, independentemente de suas proporções”. Estudos mostram que esse óleo é rico em compostos fenólicos, isto é, estruturas químicas presentes em pequenas quantidades nos alimentos de origem vegetal. Esses compostos são capazes de exercer efeitos preventivos e curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática.

A proteção oferecida pelos compostos é capaz de exercer mais resistência à saúde, evitando a oxidação dos lipídios no sangue, um dos principais fatores de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, crônicas e degenerativas. Outros benefícios são encontrados nos compostos fenólicos, tais como ação anti-inflamatória, aumento de vitamina A, ação antialérgica e redução dos níveis de colesterol LDL.

Aplicações do óleo de bagaço de oliva

Óleo de bagaço de oliva na culinária

O óleo de bagaço de oliva refinado pode ser utilizado na culinária como óleo de frituras, possuindo um ponto de fumaça (acima de 200 ºC) maior do que o do azeite, sendo assim, sua composição não degrada tanto com o aumento da temperatura, transferindo seus compostos fenólicos para o alimento.

Óleo de bagaço de oliva na estética

Por ser rico em compostos fenólicos, o óleo de bagaço de oliva pode ser utilizado em hidratantes corporais com o objetivo de potencializar seu efeito antioxidante na pele. Você também pode encontrar outros óleos vegetais 100% naturais e puros na Loja eCycle.

Descarte do óleo de bagaço de oliva

A contaminação da água é um dos principais impactos ambientais provenientes do descarte incorreto de óleos vegetais. De acordo coma Sabesp, um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Por isso, é importante descartá-los nos locais corretos para que não causem danos ao meio ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais