Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O óleo de semente de maracujá ajuda no relaxamento e possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, hidratantes e até anticaspa

O maracujá é a fruta do maracujazeiro, originário das regiões tropicais e subtropicais do continente americano – são mais de 150 espécies utilizadas para consumo humano. O Brasil lidera a produção mundial de maracujá, sendo as espécies mais cultivadas no território nacional o maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa), o maracujá-roxo (Passiflora edulis) e o maracujá-doce (Passflora alata) – o maracujá-amarelo corresponde a cerca de 95% da produção nacional. A maior parte da produção é destinada para a fabricação de sucos a partir da polpa. As sementes de maracujá costumavam ser consideradas resíduos e eram descartadas, mas é possível usar essa parte para a extração do óleo de semente de maracujá.

Passiflora
Passiflora: o que é, para que serve e riscos
passiflora
Semente de maracujá faz bem para a saúde

Processo de extração

O óleo vegetal presente na semente de maracujá pode ser extraído por meio do processo de prensagem a frio. Esse processo consiste na prensagem das sementes, sem a variação de temperatura, extraindo o óleo pelo processo físico, evitando a degradação dos compostos ali presentes.

As sementes são obtidas após o processo de extração da polpa, realizado em indústrias que possuem o interesse para a produção, principalmente, de sucos. Após a extração da polpa, as sementes de maracujá são lavadas, passando por um tratamento térmico, e logo em seguida são secas. Depois de secas, elas podem ter duas aplicações: produção do óleo de semente de maracujá ou utilização em alimentos e rações.

Após a prensagem, dois produtos são resultantes: o óleo extraído, que é refinado e pronto para a sua comercialização pura ou utilização em cosméticos, e a torta, um material sólido rico em fibras e que pode ser utilizado como ingrediente para rações.

Propriedades

O óleo de semente de maracujá, após o processo de filtragem e refinamento, apresenta cor amarelada e odor bem característico. Ele possui em sua composição um elevado teor de ácidos graxos insaturados (87%), sendo predominante nesse grupo o ácido linoleico (também conhecido como ômega 6, que representa 68% dos ácidos graxos insaturados), seguido por ácido oleico (conhecido como ômega 9, 18%), ácido palmítico (12%) e os ácidos esteárico, mirístico e linolênico (menos de 1% de cada). Além de ácidos graxos insaturados, o óleo de semente de maracujá apresenta ácidos graxos saturados, minerais e vitaminas A e C.

Devido à sua composição, o óleo extraído da semente de maracujá possui algumas propriedades que possibilitam sua aplicação em cosméticos e até em tratamentos dermatológicos. Entre suas propriedades, estão:

  • Aromatizante;
  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Antisséptica;
  • Anticaspa;
  • Calmante;
  • Cicatrizante;
  • Emoliente;
  • Hidratante.

Por possuir essas propriedades, o óleo de semente de maracujá pode ser aplicado puro ou em cosméticos para beneficiar pele e cabelos, além de possuir um aroma agradável.

Aplicações do óleo de semente de maracujá

Pele

O óleo pode ser aplicado na pele e atua como hidratante, emoliente, refrescante e também contribui para a cicatrização, provocando um efeito calmante.

Cabelos

Quando aplicado nos fios, o óleo de semente de maracujá pode ser utilizado com o intuito de combater a caspa e contribuir para o tratamento de cabelos oleosos.

Quer saber quais outros óleos vegetais podem ser usados no cabelo? Confira nosso vídeo:

Relaxamento

O aroma do óleo é agradável, causado pela passiflorina, e contribui para a redução da ansiedade, melhora o sono, diminui o estresse e o cansaço em geral.

Quando for utilizar o óleo de semente de maracujá, certifique-se de que o produto é 100% natural e puro, livre de compostos que podem ser nocivos à saúde, como os parabenos, aplicados com a finalidade de aumentar o tempo de vida do produto.

Para ter acesso a diversos tipos de óleos vegetais e outros produtos, conheça a Loja eCycle.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais