Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O conceito de bioética envolve a consideração de vários pontos de vista sobre dilemas morais, científicos e sociais

Bioética, do grego bios (vida) + ethos (ética), é a ética da vida ou ética prática. É um campo de estudo inter, multi e transdisciplinar que aborda questões da biologia, medicina, engenharia genética, filosofia, direito, ciências exatas, ciências políticas e do meio ambiente.

Para que serve a bioética?

A bioética surgiu como uma área que tenta encontrar a melhor forma de resolver casos e dilemas que surgiram com o avanço da biotecnologia, da genética e dos próprios valores e direitos humanos. Isso sempre prezando a conduta humana e levando em conta todas as áreas do conhecimento que, de alguma forma, têm implicações em nosso dia a dia.

Exemplos de casos que envolvem bioética são as polêmicas e discussões sobre os seguintes temas:

  • Aborto;
  • Transplante de órgãos;
  • Alimentos transgênicos;
  • Uso de animais e humanos em experimentos;
  • Uso de células-tronco;
  • Eutanásia;
  • Suicídio;
  • Fertilização in vitro.

Quais são os 4 princípios da bioética?

A tomada de decisões em âmbito clínico na área (ética médica) acontece por meio de quatro princípios fundamentais. São eles: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Estes princípios foram apresentados por Beauchamp e Childress em sua obra Principles of Biomedical Ethics, de 1978. Eles são utilizados até os dias atuais para estruturar a forma como lidamos com problemas e dilemas éticos.

  • 1. Princípio da autonomia: todas as pessoas têm o direito de tomar decisões racionais e morais sobre sua própria saúde, e os responsáveis devem intervir ou recusar condutas que vão contra o melhor interesse de um paciente que não seja capaz de tomar decisões (por exemplo uma criança);
  • 2. Princípio da beneficência: que os pacientes recebam tratamentos médicos com máximo benefício possível, evitando que se cause danos;
  • 3. Princípio da não-maleficência: os médicos têm obrigações morais e éticas de evitar causar dor, sofrimento, incapacidade ou privar os outros dos bens da vida;
  • 4. Princípio da justiça: os profissionais de saúde devem tratar todos os pacientes com o mesmo cuidado e atenção, sem discriminação por questões sociais, culturais, étnicas, de gênero ou religiosas, dando prioridade à distribuição equitativa e apropriada dos recursos de saúde.

Nesse contexto, o exercício da enfermagem é de extrema importância. Pois deve se apegar a esse referencial de reflexão ética para nortear suas práticas, analisando-as em uma dimensão ou visão bioética.

Qual a importância da bioética para a sociedade?

A bioética desempenha um papel importante não apenas no campo científico e hospitalar, mas também na sociedade e no meio ambiente. Os princípios bioéticos estão presentes em nosso cotidiano, nas relações humanas e na forma como consumimos recursos naturais.

Ela promove uma reflexão sobre um modelo sustentável com respeito à dignidade de todos os seres vivos. Sendo assim uma aliada para pesquisas científicas e análise do atual modelo de desenvolvimento, visando à sustentabilidade para as futuras gerações.

Através da bioética, podemos adotar práticas sustentáveis, considerando a interdependência entre seres humanos e o meio ambiente. Adicionalmente, buscando soluções inovadoras que reduzam o consumo excessivo e promovam o equilíbrio ecológico.

Qual a relação entre bioética e ecologia?

bioética
Foto de Jan Kopřiva na Unsplash

Além dos aspectos mencionados anteriormente, a ecologia e a biodiversidade têm desempenhado um papel cada vez mais relevante nos debates sobre bioética. A conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas e da proteção da diversidade biológica tem ganhado destaque. Isso, principalmente considerando a realidade brasileira, que abriga uma vasta quantidade de espécies e uma riqueza cultural única.

No entanto, é preciso reconhecer que o Brasil enfrenta desafios significativos quando se trata do manejo adequado da natureza em diferentes ecossistemas. A exploração irresponsável dos recursos naturais, impulsionada muitas vezes pela busca desenfreada por lucro, tem causado danos ambientais consideráveis. O desmatamento, a contaminação dos recursos hídricos e a perda de habitats têm colocado em risco a sobrevivência de diversas espécies e afetado negativamente os equilíbrios ecológicos.

Outro ponto de discussão acalorada nos debates bioéticos é o uso e as consequências do cultivo de produtos transgênicos. Esses organismos geneticamente modificados apresentam características específicas que visam melhorar a produtividade agrícola e a resistência a pragas e doenças. No entanto, preocupações surgem em relação aos impactos desses cultivos no meio ambiente e na saúde humana. Questões como a contaminação de espécies nativas, o desenvolvimento de resistência por parte de pragas e os possíveis efeitos adversos à saúde têm gerado debates éticos e científicos importantes.

Assim, a ecologia e a biodiversidade têm se inserido de maneira fundamental nos debates bioéticos. Pois a preservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais são elementos-chave para garantir um futuro sustentável e equitativo. 

É necessário promover a conscientização e a participação ativa da sociedade na discussão dessas questões. Dessa forma, buscando soluções que considerem tanto os aspectos éticos quanto os impactos ambientais e sociais envolvidos. Somente assim poderemos tomar decisões mais informadas e responsáveis em relação às interações entre a ciência, a tecnologia, a ecologia e a sociedade.

Qual a relação da bioética com os avanços tecnológicos?

A bioética pode ser aplicada também quando falamos em estética.  A reflexão por trás do assunto diz respeito à busca insistente na suposta “perfeição física”. Essa que é socialmente construída. Nesses casos, pessoas se submetem a procedimentos médicos com grandes riscos à saúde e ao bem-estar.

Esses são problemas e desafios que precisam ser enfrentados por todos os âmbitos da bioética. Pois cada avanço da biologia e das ciências da saúde traz consigo obstáculos sociais e psicológicos. Um exemplo disso é a pesquisa com embriões humanos. A área enfrenta problemas por ser um tema delicado que envolve tanto conceitos morais como o interesse científico e financeiro.

E esse é o papel da bioética. Tentar solucionar tais dilemas a partir de seus princípios, sabendo que não há apenas uma resposta que possa ser julgada correta. A busca da área é pelo equilíbrio justo entre a ciência e o respeito à vida (humana e não-humana). 

Isso enquanto reconhece os benefícios que o avanço científico e biológico proporcionam. Mas também permanecendo alerta para os riscos que eles representam para a sociedade e para o meio ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais