Pepino: benefícios da alimentação à beleza

eCycle

O pepino japonês e outros tipos podem ser usados para fazer conservas, relish, suco de pepino e até para fazer uma máscara de pepino rejuvenescedora

O pepino, tão comum na salada de todo o dia, é originário das regiões montanhosas da Índia. Fruto do pepineiro, são inúmeros os benefícios do pepino para a saúde, como facilitar a dissolução de cálculos renais e ser um diurético natural, e ele também pode ser como cosmético, se você fizer uma máscara de pepino.

O plantio do vegetal é realizado, na maioria das vezes, em regiões tropicais e temperadas. Existem vários tipos de pepino - os mais comuns no Brasil são o pepino caipira, que em geral é mais barato e é o mais usado para saladas e também no suco de pepino detox, e o pepino japonês, usado para fazer sunomono e relish de pepino, dois tipos de pepino agridoce.

Após a compra do pepino, seu armazenamento costuma se dar em geladeira, o que é um erro. A baixa temperatura faz com que ele estrague rápido - o pepino também é sensível ao etileno, por isso não deve ser guardado junto de bananas, melões e tomates.

Benefícios do pepino

E você sabe por que tanta gente coloca rodelas de pepino na região dos olhos como tratamento de beleza? O pepino é composto por 96% de água e, devido a este alto teor, é utilizado para auxiliar a saúde da pele, além de conter vitamina C e ácido cafeico, que ajudam a acalmar irritações e reduzir a retenção de água.

O pepino é também uma ótima fonte de potássio - elemento que proporciona elasticidade às células da pele e costuma ajudar a reduzir inchaço dos olhos, queimaduras e dermatite. A casca do pepino tem alta concentração de fibras e minerais, incluindo sílica e magnésio. A sílica é essencial para um tecido conjuntivo saudável - músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e osso. O magnésio desempenha importantes funções no organismo, como a contração e o relaxamento muscular, produção e transporte de energia e produção de proteínas.

Além de hidratar o corpo e melhorar a aparência e saúde da pele, o consumo de pepino também é indicado para quem procura perder peso, devido ao seu alto teor de água e baixo percentual calórico (cerca de 15 kcal a cada 100 g de pepino fresco e sem adição de nenhum tempero). Existem receitas de suco de pepino, saladas e até sopas - você também pode incluir esse alimento que ajuda a emagrecer com saúde na sua dieta na forma de tiras crocantes mergulhadas em iogurte desnatado.

Se seu objetivo for emagrecer, só tome cuidado com o pepino agridoce, relish de pepino ou conservas, que em geral levam bastante sal e açúcar, além de conservantes. Por outro lado, aprender como fazer conserva de pepino é bem simples e uma ótima forma de evitar o desperdício do vegetal, que dura muito mais em forma de conserva. Saiba como fazer conservas.

Máscara de pepino

O potássio contido no pepino auxilia no rejuvenescimento da pele, por isso esse vegetal é tão utilizado por amantes da beleza que gostam de uma máscara relaxante.

No entanto, é comum vermos o pepino em listas de vegetais com mais agrotóxicos. Sempre que possível, procure consumir versões orgânicas do vegetal. Clique aqui e saiba mais a respeito.

Confira abaixo duas receitas de máscara de pepino para a saúde da sua pele:

Máscara de pepino com hamamelis

  • 1/2 de pepino com casca, picado;
  • 3 colheres de sopa de hamamelis;
  • 2 colheres de sopa de água destilada.

Máscara facial de pepino e abacate

  • 1/2 xícara de pepino picado;
  • 1/2 xícara de abacate picado;
  • 1 clara de ovo;
  • 2 colheres de chá de leite em pó.

Misture todos os ingredientes em conjunto até formar uma consistência semelhante à de uma pasta lisa. A máscara de pepino pode ser utilizada imediatamente ou pode ser deixada no refrigerador durante meia hora. Coloque duas colheres de sopa da mistura no rosto e no pescoço e realize movimentos circulares. Relaxe durante 30 minutos ou até que a máscara fique completamente seca. Em seguida, enxágue com água morna.


Fonte: Care2

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail