Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Compressas com solução salina são ótima opção de remédio para dor de cabeça no estilo caseiro

O remédio para dor de cabeça é eficaz para combater os sintomas, mas algumas mudanças de rotina podem tornar as pílulas desnecessárias.

Se você tem dor de cabeça forte ou pressão arterial elevada, deveria experimentar os benefícios de um remédio para dor de cabeça no estilo caseiro.

Esta preparação natural e simples de fazer pode eliminar os sintomas em – pasme! – apenas 20 minutos. Confira.

Sobre a dor de cabeça

A cefaleia, mais conhecida como dor de cabeça, pode ser causada por muitos motivos. Para você ter ideia, existem mais de 200 tipos de dor de cabeça catalogados. Ela pode denunciar estresse ou ser sintoma de outras doenças, como gripe e sinusite.

Ela também é frequentemente causada por conta de hábitos alimentares ruins, como ingestão frequente de refrigerante diet e de álcool. A maioria das dores de cabeça não é sintoma de uma doença grave, mas o incômodo causado afeta drasticamente a vida de quem sofre com elas.

Quem sofre de enxaquecas e dores de cabeça sabe o quanto esses persistentes incômodos podem atrapalhar as tarefas do dia a dia. A única solução, muitas vezes, é tomar um remedinho.

Porém, segundo pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o uso de drogas como paracetamol durante longo períodos, mesmo que apenas uma vez por dia, pode causar danos no fígado e no cérebro.

Outras pesquisas indicam que mulheres gestantes devem limitar o consumo de paracetamol devido a possíveis efeitos que podem ser causados posteriormente em seus filhos.

Remédio para dor de cabeça no estilo caseiro

Para usar o remédio, você vai precisar de uma gaze ou de um tecido de algodão fino para usar como compressa. A compressa deve ser do tamanho de sua testa, para permitir a aplicação do remédio caseiro para dor de cabeça.

  1. Modo de preparo
    Modo de Preparo

    Dissolva duas colheres de chá de sal em 250 ml de água quente (de 60°C a 70°C) para obter uma solução salina 8% e, com ela, irá realizar sua compressa. O ideal é utilizar o sal do Himalaia, o mais puro dos sais e é rico em minerais como magnésio, cálcio, potássio, ferro e cobre e possui metade de sódio do sal comum o que ajuda no alívio da dor de cabeça.

  2. Como usar

    Depois de montar sua compressa, lave sua testa, orelhas e pescoço com um pouco de água quente para limpar o local. Mergulhe o tecido na solução salina, esprema o excesso e aplique as compressas na testa, pescoço e ao redor de suas orelhas. Deite-se e deixe as compressas agirem por cerca de 20 minutos, você deverá sentir um alívio. Em seguida, remova as compressas e faça a higiene de todos os locais em que elas foram aplicadas. A ingestão elevada de sal pode provocar inchaço e aumentar a pressão arterial, mas as compressas de sal agem de forma contrária. Através da pele o sal é absorvido em quantidades ideais, as compressas têm efeito diurético e estimulam a eliminação do excesso de líquidos do corpo. Com soluções salinas você também pode tratar o inchaço nos pés. Lembrando que esse método não é comprovado cientificamente, mas muitos descrevem o alívio na dor após o uso desse remédio caseiro. E lógico, é sempre recomendado consultar sua médica ou médico

Conheça mais tipos naturais de remédio para dor de cabeça

Algumas pessoas podem optar por gerenciar ou tentar tratar e prevenir suas dores de cabeça através da ingestão de vitaminas e ervas. Mas você deve sempre procurar ajuda médica antes de iniciar um tratamento.

  • Matricária. É uma erva que pode potencialmente diminuir a incidência de enxaquecas. No entanto, não há muitos estudos científicos para apoiar isso.
  • Magnésio. Alguns pacientes com enxaqueca severa recebem infusões de magnésio como forma de reduzir a dor de cabeça. No entanto, aqueles com outros tipos de dor de cabeça também podem tomar este suplemento.
  • Vitamina B12. Também conhecida como riboflavina, esta vitamina pode ter propriedades redutoras de dor de cabeça. Segundo a Universidade de Minnesota, tomar 200 mg duas vezes ao dia pode ajudar.

Além de ervas e suplementos, algumas pessoas reduzem suas dores de cabeça através de práticas de medicina alternativa. Exemplos incluem técnicas da medicina chinesa, como massagem e acupuntura.

No entanto, uma pessoa pode ter que participar de várias sessões de acupuntura ao longo de várias semanas para obter os melhores benefícios.

Prevenção de dor de cabeça

Um estilo de vida saudável e noites bem dormidas podem ajudar a prevenir a dor de cabeça. Alguns hábitos importantes para reduzir suas chances de sofrer uma dor de cabeça incluem:

1. Evitar gatilhos alimentares

Embora possam variar de pessoa para pessoa, os alimentos conhecidos por desencadear dores de cabeça incluem queijos envelhecidos, vinho, castanha-de-caju, cebola, chocolate, carnes processadas, cervejas escuras, aditivos alimentares, laticínios e trigo. Sempre que possível, uma pessoa deve evitar aditivos alimentares e comer alimentos integrais.

2. Limitar a ingestão de cafeína

  • Beber seis ou mais xícaras de café por dia pode levar a dores de cabeça crônicas devido a episódios de abstinência. Limitar a cafeína a duas a três xícaras por dia (ou nenhuma) pode ajudar.

3. Dormir bem

A falta de sono é um gatilho comum para a dor de cabeça. A boa prevenção da dor de cabeça inclui dormir bastante todas as noites, permitindo que você acorde se sentindo revigorado pela manhã.

4. Fazer exercício físico

Exercitar-se pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos, pode ajudar a aliviar o estresse e a tensão que, de outra forma, podem causar dores de cabeça.

Mesmo com pouco tempo, dividir as sessões de exercícios em segmentos de dez ou 15 minutos pode ajudar. Vale tentar qualquer atividade física. Se você tem pavor de academia, experimente a caminhada!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais