Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleos essenciais permitem a criação do perfume caseiro que mais lhe agradar

Muitas pessoas utilizam os diversos tipos de cosméticos disponíveis no mercado para elevar sua autoestima – segundo um estudo, quanto maior a vaidade, maior a procura por produtos de beleza. O mercado faz sua parte e está sempre inovando. Há sempre novos produtos, novos estilos e novas tendências sendo lançadas. O Brasil é um dos grandes consumidores mundiais de cosméticos e o perfume faz parte desse conjunto. Assim como xampus e condicionadores, também os perfumes contém substâncias químicas agressivas e muitas vezes até produtos misteriosos. Uma excelente alternativa nesse contexto é saber como fazer perfume caseiro, assim você saberá exatamente o que vai na receita do seu perfume e ainda economiza um bom dinheiro.

Perfumes “escondidos” em cosméticos são potencialmente perigosos à saúde

Usado há muitos anos para o conforto estético (ou aromático), o perfume também é disseminado indiretamente na aromaterapia, que faz grande uso dos óleos essenciais, que são ingredientes importantes presentes nas fórmulas dos frascos de perfumes comerciais. Os aromas têm fortes ligações com o nosso comportamento, como é o caso do aroma do limão, que ajuda a melhorar o humor.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

O problema é que muitas fragrâncias de perfume podem ter substâncias nocivas à saúde. O Environmental Working Group (EWG) testou 17 perfumes e colônias populares e relatou uma média de 14 produtos químicos “misteriosos”, sendo que algumas marcas continham até 24 deles! Graças a uma lacuna jurídica, as empresas não são obrigadas a divulgar os componentes de suas receitas nos rótulos das embalagens por motivo de proteção da patente. Enquanto isso, 66% dos produtos químicos que o EWG encontrou não foram testados para a segurança humana.

Ao invés de gastar dinheiro com produtos químicos que não foram testados, por que não aprender como fazer o seu próprio perfume? Fazer um perfume caseiro é barato e fácil. Não é necessário ser um profissional para saber como fazer perfume caseiro: a receita é simples e requer ingredientes de fácil acesso, podendo ser usada diretamente sobre roupas e sobre a pele. Você estará fazendo um bem para sua saúde, ao se livrar de produtos químicos nocivos, além de contribuir para a redução de embalagens. Aprenda como fazer perfume caseiro à base de óleos essenciais!

Como fazer perfume caseiro

Ingredientes

  • 1 embalagem de spray (Se possível, lave e reutilize a de um perfume que já acabou!);
  • Álcool de cereais;
  • Água destilada;
  • Óleo essencial.
perfume
Perfumes podem conter tóxicos. Conheça alternativas

Passo a passo

A ideia é utilizar o álcool e a água como base para o perfume caseiro e ir adicionando gotas da sua essência favorita até que a mistura atinja um aroma agradável para o seu olfato. É possível fazer diversas combinações entre as essências.

O que diferencia o preço dos perfumes no mercado é a composição da mistura que você compra. Em geral, quanto mais solvente diluído em água, menor o preço. Dê uma olhada nessa classificação:

 Fração em volume
(ml da essência / L da mistura)
Composição do solvente da essência
(etanol:água – ml:ml)
Perfume 15%(150 ml / L)950:50
Loção perfumada 8%(80 ml / L)900:100
Água de toalete 4%(40 ml / L)800:200
Água de colônia 3%(30 ml / L)700:300
Deocolônia 1%(10 ml /L)700:300

Tendo essa tabela como base, é possível produzir um perfume caseiro livre de parabeno. Vá testando as proporções e aromas e veja qual te agrada mais. Se quiser, você ainda pode vender e faturar uma grana extra com seus perfumes caseiros. Ou reutilizar frascos de vidro bonitos para presentear amigos! (Mas lembre-se: o vidro ideal para guardar um perfume caseiro é o escuro, que previne sua mistura da luz solar) Confira algumas dicas extras de como fazer perfume caseiro.

Óleos essenciais de baunilha e de ervas são muito usados em receitas de perfume caseiro. Confira também a matéria “Óleos essenciais: um guia completo“. Você encontra vários tipos de óleos essenciais na Loja eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais