Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira seis receitas de esfoliante caseiro para o rosto ou para o corpo que vão ajudar a renovar sua pele sem química nociva

A esfoliação é uma etapa importante na lista de cuidados com a pele, pois promove a remoção de células mortas, estimulando a produção de novas células para repor essa camada que foi retirada. O esfoliante proporciona brilho e vitalidade à pele, que é o maior órgão do corpo humano. É importante que o processo seja realizado no corpo e no rosto, principalmente nas áreas em que há maior propensão a pelos encravados e cravos. Se você puder usar um esfoliante caseiro é melhor, já que isso evita o contato com substâncias químicas nocivas à saúde humana.

Ingredientes nocivos dos cosméticos
Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos

O cuidado da esfoliação vale tanto para homens (em especial na região da barba) quanto para mulheres (em qualquer área do corpo sujeita à depilação) – para obter dicas de cuidados na hora de se barbear e na hora da depilação, confira as matérias:

Como se barbear corretamente: dicas para um barbear perfeito

A remoção das células mortas por meio do esfoliante, juntamente com a limpeza da sujeira que fica agregada à pele (partículas de poluição, por exemplo), faz com que todas as etapas seguintes de cuidados tenham um resultado muito melhor, pois a penetração de filtro solar, hidratantes e cremes anti-idade será muito maior.

Impactos

Contudo, devemos ser conscientes e fazer escolhas com o menor impacto ambiental possível. Esfoliantes à base de plásticos podem se transformar em microplásticos, que têm constituído um sério problema no tratamento dos efluentes – leia mais sobre o assunto na matéria:

O perigo dos microplásticos nos esfoliantes

No mercado, existem inúmeros produtos com o propósito de esfoliar a pele, mas muitos deles são caros e contêm em sua formulação produtos químicos sintéticos potencialmente nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, selecionamos seis receitas caseiras para que você possa manter sua rotina diária de beleza e obter resultados excelentes. É possível fazer um esfoliante caseiro com ingredientes simples que certamente você já possui na despensa – assim você economiza e ainda diminui sua pegada ecológica.

Como fazer um bom esfoliante caseiro?

O que é bom para esfoliar a pele? Confira as receitas, escolha seu esfoliante caseiro preferido e, em seguida, saiba mais a respeito de cada ingrediente utilizado nos preparos para adicionar na sua rotina!

1. Esfoliante caseiro de óleo de coco e café

  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1/2 colher de sopa de borra de café.

2. Esfoliante caseiro abacate e café

  • 1 colher de sopa de papa de abacate;
  • 1/2 colher de sopa de borra de café.

3. Esfoliante caseiro de óleo de amêndoas (para peles secas e ressecadas)

4. Esfoliante caseiro para o corpo

  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de fubá;
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal de sua preferência (pode ser azeite de oliva ou óleo de coco) ou 3 colheres de sopa de mel.
óleo vegetal
Óleo vegetal: usos, benefícios e extração

5. Esfoliante caseiro de morango e açúcar

  • 1 colher de sopa de sopa de morango esmagado;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;

6. Esfoliante caseiro para os pés

  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.

Modo de preparo e uso

Para qualquer uma dessas receitas, basta misturar todos os ingredientes em um recipiente e aplicar seu esfoliante na pele fazendo movimentos circulares. Os próximos passos são lavar o rosto com água fria e prosseguir com a rotina habitual de cuidados com a pele, como a hidratação ou a limpeza de pele.

Limpeza de pele
Como fazer uma limpeza de pele profunda natural

Usando um esfoliante natural, a esfoliação pode ser realizada de uma a duas vezes por semana, dependendo da necessidade. A granulação do açúcar depende da área da pele em que será aplicado o produto, recomendando-se o açúcar refinado ou de confeiteiro para regiões mais sensíveis como o rosto, por exemplo. Em regiões mais ásperas como pés, joelhos e cotovelos, que necessitam maior atenção, pode-se utilizar o esfoliante de açúcar cristal ou pó de café.

O ideal é que seja preparada a quantidade necessária para uso imediato, já que os ingredientes naturais podem perder suas propriedades ao longo do tempo e não proporcionar os efeitos desejados.

Esfoliação
Imagem de Park Street em Unsplash

Depois de passar no rosto seu esfoliante, lave com água morna. Repita o processo a cada 15 dias.

Entendendo cada ingrediente

Todas as receitas apresentadas possuem basicamente ingredientes com duas funções específicas: esfoliante e umectante.

Esfoliantes

Neste grupo entram os agentes abrasivos, que irão realizar a remoção mecânica das células mortas e outras sujeiras. No caso das receitas de esfoliante caseiro apresentadas, são os açúcares, o fubá e a borra de café.

Umectantes

Umectantes são os componentes com a função de oferecer uma consistência mais adequada à mistura do esfoliante caseiro. Além disso, fornecem nutrientes e outros benefícios à pele. Os selecionados nas receitas caseiras que indicamos foram abacate e óleos vegetais.

Hidratante, emoliente, umectante: qual a diferença?

Óleos vegetais

Os óleos vegetais, como o óleo de coco, possuem inúmeras utilidades, dependendo do tipo que for usado, mas em geral apresentam benefícios relacionados à hidratação e à nutrição da pele, pois são transportadores de vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K. Além disso, por serem de origem vegetal, colaboram para a diminuição de alergias e lesões, e muitos atuam como bactericidas e cicatrizantes.

É por isso tudo que vale a pena usar óleos vegetais em receitas de esfoliante caseiro – mas sempre é preciso cautela ao adquiri-los, certificando-se de que o seu modo de obtenção é o ideal – o óleo extraído por prensagem é o mais natural e, portanto, todas as propriedades desejadas são mantidas, além de ser o menos impactante ao meio ambiente. Você encontra diversas opções na Loja eCycle.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é um óleo vegetal que constitui um dos produtos mais usados na indústria cosmética em geral. Ele possui propriedades hidratantes e umectantes que formam uma barreira protetiva e impedem a perda de água pela pele. Devido à presença de nutrientes como vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina, o óleo de amêndoas doces traz diversos benefícios para a saúde e beleza.

Ao usar um esfoliante caseiro, você pode manter sua rotina de cuidados com a beleza de consciência limpa, com excelentes resultados e de maneira natural, beneficiando sua saúde e o meio ambiente. Você não contribuirá com o aumento da carga de microplásticos despejada nos corpos d’água, além de proporcionar menor impacto ambiental de forma geral, dispensando o uso de embalagens plásticas e outros inúmeros insumos largamente utilizados na indústria cosmética em geral, principalmente a água, cada vez mais escassa e preciosa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais