Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Eletrólitos são partículas essenciais para diversas funções do corpo. Entenda sua importância

Eletrólitos são partículas que carregam uma carga elétrica positiva ou negativa. Quando o assunto é nutrição, os eletrólitos são minerais essenciais encontrados dentro das células no sangue, suor e urina.

Além disso, no organismo, há diferentes eletrólitos, tais como cálcio, magnésio, fosfato, sódio e potássio. Eles fazem parte de processos fisiológicos do corpo, que dependem de uma pequena corrente elétrica para funcionar.

Assim, os eletrólitos interagem entre si e com as células dos tecidos, nervos e músculos e mantêm o organismo em bom funcionamento.

Sem eles, o corpo pode desenvolver distúrbios eletrolíticos que, se não forem tratados corretamente, são fatais. A boa notícia é que esses minerais são facilmente encontrados em diversos alimentos que vamos listar aqui.

Qual é a função dos eletrólitos?

Já sabemos o que são eletrólitos, mas qual a importância do equilíbrio eletrolítico para o funcionamento do corpo humano? Os eletrólitos são fundamentais para o funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do equilíbrio interno do corpo.

A contração muscular precisa do eletrólito de cálcio, que permite que as fibras musculares deslizem juntas e se movam umas sobre as outras quando o músculo encurta e se contrai.

No cérebro, os eletrólitos de sódio se movem através da membrana da célula nervosa e geram impulsos nervosos. E esses impulsos permitem que o cérebro se comunique com as células de todo o corpo.

Além da função muscular e do sistema nervoso, os eletrólitos colaboram em diversas outras funções importantes, como manter o nível de pH do sangue e a hidratação.

O sódio, por exemplo, é o principal eletrólito que ajuda a controlar os fluidos corporais. Já o cálcio é essencial para a coagulação do sangue e contribui com os ossos e dentes. Por sua vez, o magnésio ajuda a manter o ritmo cardíaco e regular os níveis de glicose no sangue.

O que causa a perda de eletrólitos?

Com a quantidade baixa ou alta de eletrólitos, o corpo pode desenvolver distúrbios eletrolíticos que prejudicam os sistemas vitais e podem causar problemas de saúde.

Os distúrbios geralmente acontecem em momentos em que o corpo perde muito líquido, seja pela falta de ingestão de água ou não, e fluidos corporais, por exemplo, quando há vômito prolongado ou diarreia.

Quando o corpo passa por um distúrbio eletrolítico, é comum aparecer os seguintes sintomas:

  • Arritmia cardíaca;
  • Fadiga;
  • Letargia;
  • Convulsões ou ataques;
  • Náusea e vômitos;
  • Diarreia ou constipação;
  • Cólica abdominal;
  • Cãibra muscular;
  • Fraqueza muscular;
  • Irritabilidade;
  • Confusão;
  • Dores de cabeça;
  • Dormência e formigamento.

Ao notar alguns dos sintomas, o ideal é procurar por um médico para que o distúrbio seja tratado. E a melhor maneira de manter o equilíbrio eletrolítico é com uma dieta balanceada.

Alimentos ricos em eletrólitos

Foto de Thought Catalog na Unsplash

Há vários alimentos que são ricos em eletrólitos. Veja alguns deles:

Quais são as bebidas eletrolíticas?

Existem algumas bebidas naturais que podem ser usadas para manter o equilíbrio eletrolítico do corpo, como a água de coco, leite, água da melancia e smoothies de frutas e vegetais.

Além dos alimentos e bebidas naturais, há bebidas eletrolíticas com fórmulas enriquecidas para fornecer eletrólitos, que são conhecidas como bebidas esportivas. Algumas dessas bebidas comercializadas são o Gatorade e Powerade, que estão no mercado desde os anos 80.

Normalmente, atletas as utilizam para aumentar os níveis de eletrólitos, antes, durante e depois dos treinos, mantendo, assim, a hidratação e o equilíbrio do corpo.

Porém é preciso ter cuidado com o consumo excessivo de eletrólitos, afinal, alguns podem causar o aumento da pressão arterial, como o sódio.

Qual a função do eletrólito na pilha?

Foto de Claudio Schwarz na Unsplash

Você sabia que existem eletrólitos nas pilhas? Também conhecidos como a ponte salina da pilha, os eletrólitos podem estar em estado líquido ou sólido e funcionam como um condutor iônico. Dessa forma, eles permitem o fluxo de íons entre as soluções existentes, permitindo a passagem de corrente elétrica. Já o processo inverso, chamado de eletrólise, também necessita dos eletrólitos. Nesse caso, é feita a conversão de energia elétrica em energia química.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais