Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo essencial de limão tem ação bactericida, atua contra fungos como o da candidíase e pode até ajudar na limpeza da casa

O óleo essencial de limão (Citrus limon), conhecido por suas aplicações na aromaterapia, oferece diversos benefícios para a saúde física e mental, incluindo a redução da pressão arterial. Sua versatilidade permite tanto o alívio do estresse como a promoção de uma atmosfera revigorante.

No entanto, é importante ter cuidado, especialmente em ambientes frequentados por crianças. Garantir que o óleo essencial de limão seja armazenado em locais inacessíveis aos pequenos é crucial para evitar possíveis contratempos. A beleza desses óleos terapêuticos está na capacidade de proporcionar bem-estar, mas o uso responsável é necessário para usufruir de seus benefícios de forma segura e eficaz.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

Benefícios do óleo essencial de limão

Prensado a frio da casca do limão, o óleo é extraído. O principal responsável pelos benefícios do óleo essencial de limão é um componente chamado Limoneno, um terpeno produzido pelos vegetais cítricos.

terpenos
Terpenos: o que são, funções e benefícios

O Limoneno ou d-Limonene é o terpeno mais comum encontrado na natureza. Ele possui um cheiro característico de limão e existe em várias frutas, especialmente nas cítricas; mas também está presente nos óleos essenciais de cominho, endro, neroli, bergamota, entre outros.

Privado: Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Solvente de gordura

O Limoneno presente no óleo vegetal limão faz dele um ótimo solvente de gordura. Isso permite que ele seja utilizado na culinária em pratos gordurosos – com cuidado, pois o óleo essencial de limão é altamente concentrado (em geral uma gota para meia xícara de azeite ou água basta) – ou até mesmo como um substituto natural ao solvente de gordura na limpeza da casa.

Óleo essencial de limão como conservante de alimentos e bebidas

O Limoneno também apresenta atividade química contra as bactérias Escherichia coli, sakazakii Cronobacter e Listeria monocytogenes e contra o fungo cândida. Isso permite que ele seja utilizado como um conservante de alimentos e bebidas.

O bom é que, diferente dos conservantes químicos nocivos, o óleo essencial de limão pode causar benefícios à saúde e ao sistema imunológico, como efeitos preventivos ao câncer mamário.

conservante-aditivo-alimento-750
Conservantes: o que são, quais os tipos e perigos

Inseticida

O óleo essencial de limão é indicado pra afastar insetos indesejados. Ele é um ótimo inseticida natural. Você pode adicionar três gotas de óleo essencial de limão em um difusor de aromas. Leia mais na matéria:

Como acabar com mosquitos de maneira natural
Como acabar com mosquitos de maneira natural

Aromatizador saudável

Óleo essencial de limão
Imagem de Kelly Sikkema no Unsplash

Os aromatizadores sintéticos podem fazer mal à saúde. Desse forma, o óleo essencial de limão pode ser um ótimo substituto natural para esses produtos.

Você pode utilizar três gostas de óleo essencial de limão em um difusor de tomada ou dissolver 15 gotas em um copo de água e espalhar com um borrifador pelos locais desejados. Mas os benefícios são melhor aproveitados com o difusor.

Conheça os riscos do aromatizador de ambientes sintético

Desinfetante natural

Produtos de limpeza sintéticos podem ser nocivos para a saúde. Então que tal substituí-los pelo óleo essencial de limão? Ele é eficaz no combate às bactérias Escherichia coli, sakazakii Cronobacter, Listeria monocytogenes e ao fungo cândida.

limpeza
Pesquisador lista risco de possíveis danos causados por produtos de limpeza

Óleo essencial de limão como melhorador de humor

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que, após sentirem o aroma do óleo essencial de limão, os participantes apresentam efeitos positivos sobre o humor.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais