Unhas dizem muito sobre a saúde

eCycle

Sinais como a textura, a cor e até o formato das unhas indicam como está a sua saúde

Unhas
Imagem redimensionada de Daiga Ellaby, está disponível no Unsplash

O nosso corpo está sempre nos dando dicas do que se passa com ele próprio e, assim, podemos notar quando há algum problema. Por exemplo: a febre é um aumento da temperatura corporal, ou seja, uma reação do organismo contra alguma anomalia, para que saibamos que há algo de errado.

Seguindo essa mesma lógica, podemos descobrir o que as unhas dizem sobre a saúde do corpo de acordo com seus aspectos. Algumas alterações podem ser sinais de doenças ou desordens. Veja algumas delas:

Unhas amareladas

As unhas podem ficar amareladas quando elas engrossam e o seu crescimento é mais lento - tal ocorrência pode ser chamada de síndrome das unhas amarelas. Geralmente isso é um sinal de problemas respiratórios. Caso você note que as unhas estão crescendo normalmente, pode ser sinal de diabetes, pois a doença faz com que a glicose se una às proteínas de colágeno nas unhas, fazendo com que elas fiquem amareladas. Se as suas unhas estiverem amarelas e você notar outros sintomas de diabetes, como sentir muita sede ou urinar com mais frequência, veja seu médico o quanto antes.

Unhas em "forma de colher"

Quando as unhas obtêm formato de colher, pode ser um sinal de problemas cardiovasculares ou pulmonares, como bronquite e asma, afetando a circulação do sangue. O formato côncavo é tão marcado que é possível até pingar uma gota na "colher", além de que a forma dá a impressão de que as unhas estão se descolando das laterais do dedo. Isso também pode estar relacionado a anemia, hipotireoidismo ou doenças no fígado.

Hemorragias subungueais e hipocratismo digital

As chamadas hemorragias por estilhaço, ou subungueais, causam pequenas linhas verticais de sangue, podendo ser vermelhas ou de cor marrom escura. Essas pequenas hemorragias nos dedos são sinais de infecção nas válvulas cardíacas. Outro sinal que pode estar relacionado a problemas cardíacos é o hipocratismo digital, que é um aumento das falanges distais dos dedos.

Manchas brancas

Mesmo que você nunca tenha notado os sinais acima mencionados, com certeza você já teve aquelas manchinhas brancas nas unhas. Algumas pessoas dizem que as manchas são causadas por falta de vitaminas ou falta de cálcio, e ao tomar um pouco mais de leite esse problema estará resolvido. Tais manchinhas têm um termo técnico, elas são chamadas de leuconiquias. Elas são mais propensas a aparecerem após alguma lesão que possa ter ocorrido nas unhas, e às vezes podem ser apenas uma reação alérgica a algum removedor de esmaltes ou uma infecção leve.

Unhas descascando ou quebradiças

Unhas quebradiças são outro problema muito comum, podendo ser um sintoma normal de envelhecimento. Se não for o seu caso, suas unhas podem estar quebradiças por haver muito contato com sabão e água, mas também pode ser um sinal de algo mais sério. O truque é perceber se há outras mudanças nas unhas, como na cor ou espessura. Caso note mais alterações, faça uma visita a um dermatologista, pois 10% das reclamações são relacionadas a unhas, e alguns problemas na pele, como a psoríase, podem causar mudanças nas suas unhas também.

Abaixo, confira um quadro-resumo mostrando as condições das unhas e o que elas podem significar:

onfira um quadro-resumo mostrando as condições das unhas e o que elas podem significar:
Lembre-se: não é possível fazer uma autoavaliação precisa das suas unhas. Às vezes, o estresse ou algum trauma em suas unhas podem causar alterações, e não quer dizer necessariamente que você tenha alguma doença. Portanto, é importante manter uma boa higiene das unhas, cortando-as e limpando-as regularmente, mas somente um profissional médico irá distinguir e determinar o que aqueles sinais querem dizer. De qualquer forma, fique atento aos sinais, e procure ajuda médica sempre que notar algo de diferente em suas unhas.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail