Argila bege: conheça propriedades e benefícios

eCycle

A argila bege regula a produção sebácea da pele sem a desidratar

Argila bege, ou argila creme, é especialmente usada em peles oleosas

A argila bege, também conhecida como argila creme, é a mistura da argila marrom com a branca. Dessa forma, ela incorpora de forma mais suave as propriedades das duas argilas. Esse tipo de argila é indicado para tratar peles oleosas, inflamação, cicatrizes e para o rejuvenescimento da pele.

Todas as argilas são minerais que apresentam tamanho inferior a dois µm (micrômetros - milésima parte do milímetro) em uma rocha. Elas se formam a partir da degradação e decomposição da rocha, devido à exposição a vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.

Os componentes nelas presentes conferem propriedades terapêuticas e muitos benefícios à saúde. Mas não é de hoje que o ser humano usufrui de suas qualidades. As argilas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pelo homem e eram utilizadas pelas civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos. De uns tempos pra cá, elas se tornaram excelentes aliadas nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila para tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.

A qualidade e as composições das argilas dependem muito da região em que são extraídas. Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e são esses inúmeros componentes que conferem às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, torna-se muito importante conhecer sua composição antes de usá-la (entenda melhor sobre o uso das argilas).

Aplicações da argila bege

A argila bege apresenta muitas propriedades e, consequentemente, diversas aplicações. A argila branca é rica em alumínio e silício; a argila marrom, além desses citados, tem uma quantidade significativa de ferro quando comparada com as outras argilas, além de titânio, importante componente nos protetores solares e com ação de filtro, impedindo a entrada de bactérias.

A presença do silício tem ação purificante, adstringente e remineralizante, com efeito antisséptico e cicatrizante. Isso reduz as inflamações e tem um papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos, além de atuar contra a flacidez. O alumínio atua contra a falta de tonicidade e inibe o desenvolvimento de bactérias causadoras de espinhas, furúnculos e inflamações. O ferro é muito importante na respiração celular e na transferência de elétrons, cuja ausência faz com que a pele fique seca, fina e com falta de elasticidade.

A argila bege é indicada para peles oleosas, acneicas e mistas, pois ajuda a regular a produção sebácea e absorve a oleosidade sem desidratar a pele. Muita vezes é o excesso de oleosidade que causa acnes - por esta razão, o uso da argila bege é eficaz no tratamento antiacne, pois além de reduzir a oleosidade, também tem efeito adstringente, cicatrizante e anti-inflamatório. Também ameniza as manchas na pele causadas pelas espinhas.

O ferro presente, mesmo que em pouca quantidade, ativa a circulação cutânea e revitaliza a pele, que juntamente com os outros sais mineiras hidratam, devolvendo o viço e o brilho da pele. Elimina toxinas, impurezas e os radicais livres causados pelo estresse do dia a dia, rejuvenescendo o tecido.

A argila bege pode ser aplicada no corpo, em locais inflamados ou feridos, ajudando na desinflamação e cicatrização. Por conta de seu poder tensor, é uma argila que tem ação na elasticidade da pele, atuando contra a flacidez cutânea, como a flacidez tissular. Também ajuda na redução de medidas, atuando nas gorduras localizadas e celulites.

A argila bege, nos cabelos, ajuda a regular a queratinização dos fios e é muito eficiente nos cabelos oleosos, equilibrando a produção sebácea. Ajuda no crescimento mais rápido dos fios, hidrata e limpa profundamente o couro cabeludo.

Preparo

A argila é encontrada na forma de pó, portanto, para aplicá-la, misture com água pura, hidrolatos ou soro fisiológico. A argila já contém em si a quantidade de nutrientes necessária para ser usada sozinha, não sendo necessário misturá-la com cremes. Utilize sempre recipientes de vidro ou de plástico para fazer a pasta, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos na argila.

Como usar

No rosto, aplique a pasta de argila bege por toda a face, exceto na região dos olhos e bocas e deixe agir por 20 minutos antes de removê-la com água. Finalize com um hidratante. A máscara pode ser feita a cada duas semanas. No entanto, produtos à base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente. Prefira usá-la de noite, para evitar agressões causadas pelos raios solares.

Como máscara capilar, deve ser aplicada nos cabelos úmidos, massageando o couro cabeludo lentamente e deixando agir por volta de 20 minutos. Não esfregue a paste de argila nos fios, pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força. Para melhores resultados, você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais - veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila bege.

Como as argilas são consideradas antirresíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Portanto, para cabelos que contêm químicas, como os que passaram por processos de relaxamento e alisamento, a aplicação da argila deve ser feita dois meses após o procedimento químico, pois ela poderá remover algumas substâncias usadas no tratamento.

Podem também ser usadas como pré-shampoo para aliviar a coceira do couro cabeludo. Você pode fazer a máscara capilar com argila bege uma vez por semana ou a cada 15 dias - já é o suficiente para nutrir os cabelos. Vale ressaltar que para tais benefícios a argila deve ser natural e pura, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.

Onde encontrar

Confira os tipos de argilas, óleos vegetais e outros produtos 100% naturais disponíveis na Loja eCycle. Por serem produtos puros e naturais, as argilas não degradam o meio ambiente.


Veja também:


 

Comentários 

 
+1 #1 2014-10-26 12:10
Sofria muito com melasma e descobri que dormindo com uma camada leve de argila verde no rosto clareia a pele funciona mesmo!!
Citar
 
 
+1 #2 2014-10-26 12:27
A eu uso a argila verde para clarear o melasma e clareia mesmo e só dormi com uma leve camada de argila quase todos os dias.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail