Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Rica em óxido de ferro, a argila rosa traz benefícios estéticos e à saúde

A argila rosa é uma das mais utilizadas nos tratamentos de beleza como máscara facial. A argila rosa é uma mistura da argila branca com a vermelha. Agregando o que existe de melhor na argila vermelha com a suavidade da branca, resultando em uma argila suave. Ela é indicada para peles mais sensíveis e delicadas.

argila
O que é argila e para que serve?

Todas as argilas são minerais que apresentam tamanho inferior a dois µm (micrômetros – milésima parte do milímetro) em uma rocha. Formam-se a partir da degradação e decomposição da rocha, devido à exposição a vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.

Os componentes nelas presentes conferem propriedades terapêuticas e muitos benefícios à saúde. Não é de hoje que o ser humano usufrui das propriedades dessa argila e de suas qualidades. As argilas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pela humanidade. Elas foram utilizadas pelas civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos. 

De uns tempos pra cá, elas se tornaram excelentes aliadas nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila para tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.

A qualidade e a composição da argila dependem muito da região em que cada tipo é extraído. Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição diversificada que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, torna-se muito importante conhecer a composição antes de usá-la.

Privado: Cuidados com a pele
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Para que serve a argila rosa

A argila rosa é indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendências alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas.

Ela é rica em óxido de ferro, que tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Assim, mantendo a pele hidratada e com elasticidade. Além disso, a argila rosa serve para limpar profundamente a pele, removendo toxinas e absorvendo o excesso de oleosidade. Ao mesmo tempo em que fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele e dos cabelos.

Fazer uma máscara de argila rosa também combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e rugas, sendo eficaz em peles maduras. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes provenientes da argila branca, que acalmam as peles irritadas, suavizam as rosáceas e cicatrizam acnes . A argila rosa também é emoliente, mantendo a hidratação na pele, revitalizando e dando luminosidade.

argila-rosa
Imagem por Joanna Kosinska, disponível no Unsplash

Benefícios da argila rosa

A argila vermelha tem propriedades anti-estresse e redutoras de medidas, e a argila branca é anti-inflamatória, adstringente e revitalizante. A juntas de todas essas propriedades é o que faz com que a argila rosa seja tão utilizada em tratamentos estéticos. Afinal, ela agrega os benefícios dos dois tipos de argila dos quais é formada.

A argila rosa pode ser utilizada em tratamentos corporais. Pois além de relaxar, desinflamar e revigorar a pele, ela auxilia também na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. Também tem efeito tensor, sendo muito eficaz em tratamentos de flacidez tissular.

Nos cabelos, a argila rosa atua na circulação sanguínea, estimulando e facilitando o crescimento dos fios. Ela é antisséptica e desintoxicante, eliminando bactérias do couro cabeludo e também pode ser usada em tratamentos para prevenir a oleosidade.

Como preparar

A argila é encontrada na forma de pó, portanto para aplicá-la misture com água pura, hidrolatos ou soro fisiológico. Isso até formar uma consistência cremosa e poder ser aplicada como máscara. A argila rosa contém uma quantidade de nutrientes suficiente para ser utilizada sozinha, não sendo necessário misturá-la com cremes. Utilize sempre recipientes de vidro ou de plástico para fazer a pasta, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos na argila.

hidrolato
Hidrolato: o que é e para que serve

Como usar

Lave o rosto previamente com sabonete e aplique a máscara de argila rosa por toda face, exceto na região dos olhos e bocas. Deixe agir por volta de 20 minutos antes de removê-la com água. Você vai notar a maciez e o brilho em seu rosto. 

É normal sentir um ardor após a aplicação da máscara, mas não se preocupe, pois a argila medicinal não tem contraindicação. Passe um hidratante após a remoção para aliviar o ardor. Por ser uma argila suave, ela pode ser usada todos os dias sem causar ressecamento na pele.

Como máscara capilar, a argila rosa deve ser aplicada nos cabelos úmidos, massageando o couro cabeludo lentamente. Deixe agir por volta de 20 minutos. Não esfregue a pasta de argila nos fios, pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força. 

Para melhores resultados você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais, como o óleo de rosa mosqueta. Veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila rosa.

Como as argilas são consideradas antirresíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelos com química, como relaxamento e alisamento, a aplicação da argila deve ser feita dois meses após o procedimento químico. Isso pois ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo.

A argila rosa pode também ser usada como pré-xampu para aliviar a coceira do couro cabeludo e no tratamento de oleosidade. Aplicar a cada 15 dias é o suficiente para nutrir os cabelos. Vale ressaltar que para tais benefícios a argila rosa deve ser natural e pura, livre de substâncias nocivas à saúde.

Onde encontrar

Confira os tipos de argilas, óleos vegetais e outros produtos 100% naturais disponíveis na Loja eCycle. Por serem produtos puros e naturais, as argilas não degradam o meio ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais