Truques caseiros de remédio para refluxo

eCycle

Conheça algumas sugestões de remédio caseiro que podem aliviar os sintomas de refluxo

refluxo gástrico

O refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é o retorno do alimento consumido do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saísse do seu interior não funciona de forma adequada.

Às vezes confundidos com a azia, os sintomas de refluxo atingem cerca de 50% da população dos Estados Unidos. No Brasil, o número é menor: 12 em cada 100 brasileiros. Enquanto a azia te lembra que você acabou de comer uma pizza que não caiu muito bem, a doença do refluxo gastroesofágico é quando o alimento, que possui teores ácidos, material bilioso e sucos pancreáticos, viaja de volta para o esôfago, causando problemas que persistem por várias vezes na semana.

Os sintomas de refluxo incluem rouquidão, sensação de que a comida fica pesada no estômago, ardor, irritação, náusea, tosse, chiado no peito, sintomas de asma e o esmalte do dente corroído. Também aumentam as chances de câncer de esôfago.

Para prevenir o refluxo, evite alimentos e bebidas que possam desencadear seus sintomas. Alguns deles são: chocolate, álcool, nicotina, cafeína e alimentos condimentados e gordurosos.

Se você sobre com o refluxo gastroesofágico, adotar uma dieta para refluxo é uma boa medida para evitar a necessidade de um tratamento médico precoce. Antes de sair correndo para a farmácia em busca de remédios, confira aqui algumas dicas de remédio caseiro e natural para refluxo:

1. Perca peso

remédio caseiro para refluxo gastroesofágico
Imagem editada e redimensionada de i yunmai, está disponível no Unsplash

Estudos mostram que perder 10% de sua gordura corporal pode melhorar os sintomas de refluxo ácido.

2. Comece uma dieta para refluxo

O primeiro passo para adotar uma dieta que ajuda a controlar o refluxo é evitar os alimentos citados anteriormente. Porém, os alimentos que fazem bem ou mal podem variar de acordo com a pessoa. Preste atenção nos sintomas e no que você come todos os dias.

3. Tente comer amêndoas cruas

Elas produzem alcalina, uma substância que neutraliza os ácidos presentes no corpo e, dessa forma, equilibra o pH da região estomacal, além de ser uma boa fonte de cálcio.

4. Beba dois copos de suco de aloe vera puro por dia

O suco melhora a digestão e a circulação sanguínea, ajuda na desintoxicação do corpo e até mesmo no alívio da dor. O suco de babosa é outro bom aliado, pois contém várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, cobre, cálcio, potássio e manganês.

5. Comece seu dia com um copo de água quente e suco de limão fresco

Tome essas bebidas de estômago vazio, uns 15 ou 20 minutos antes de se alimentar. Dessa forma, o corpo consegue equilibrar naturalmente seus níveis ácidos, o que ajuda muito a parte digestiva.

6. Tente tomar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em meia xícara de água

Não é saboroso, mas é eficaz, pois neutraliza o ácido do estômago. Saiba mais na matéria: "Bicarbonato de sódio para a azia funciona?".

7. Tome de 1 a 2 colheres de chá de vinagre de maçã, diariamente

Por ele ter sabor amargo e adstringente, misture com um pouco de mel ou limão. A mistura ativa as enzimas digestivas e auxilia no processo natural do metabolismo dos alimentos.

8. Coma uma maçã vermelha após as refeições que não caíram bem

Rica em fibras solúveis, a maçã ajuda a regular o intestino, tem agentes cicatrizantes que auxiliam em casos de azia, gastrite e úlceras, e atuam na mucosa do sistema digestivo.

9. Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego

Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

10. Mastigue um chiclete após as refeições

Apesar de não fazer bem para os dentes, ele aumenta a produção de saliva e reduz os níveis de ácido no esôfago.

11. Procure dormir virado para o lado esquerdo

De acordo com um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology, dormir do lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que aumenta os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico. Saiba mais sobre prós e contras de posições para dormir na matéria: "Posições de dormir: prós e contras das mais comuns".

Outras dicas também são válidas para diminuir os sintomas: parar de fumar; não usar roupas apertadas; não praticar exercício logo depois de uma refeição; não deitar logo após a refeição (esperar sempre cerca de três horas); elevar a cabeceira da cama se você possui refluxo à noite. E, claro, essas são dicas que podem funcionar para sintomas iniciais, mas é sempre recomendável consultar uma médica ou médico.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail