Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira dicas de como conservar verduras, banana e outros alimentos de um jeito eficiente

Após uma boa ida ao supermercado, é muitas vezes não sabemos muito bem o que fazer para conservar verduras e outros alimentos por mais tempo. Conhecer algumas técnicas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e pode fazer com que suas compras de frutas, legumes e verduras durem por até um mês. Aprenda como conservar verduras e outros alimentos para que eles durem por muito mais tempo.

No caso da alface e de outras verduras com raiz, uma técnica para conservar melhor os pés é deixá-los em copos com água (mas isso só funciona se você tiver comprado o pé de verdura com a raiz!) ou então lavar a alface e guardá-la bem sequinha em um pote na geladeira.

alface
Alface: hortaliça rica em fibras é aliada da saúde

Para frutas, verduras e legumes, a regra é embalar individualmente cada produto, pois o contato direto com o ar gelado prejudica esses alimentos. Borrife água uma vez ao dia nas frutas que ficam guardadas na fruteira, pois assim elas não ficam ressecadas.

Agite frutas numa mistura de dez partes água com uma parte de vinagre. O vinagre se diluirá facilmente, não influenciando o sabor do fruto, mas o bastante para mantê-los fora de perigo de mofar. Evite cortar frutas, legumes e carnes antes do armazenamento. Isso fará com que eles estraguem mais rápido. Deixe para higienizar apenas na hora em que for consumir.

Certos alimentos duram mais quando fechados em embalagens, como cenoura, beterraba, chuchu, pepino, berinjela, jiló e pimentão. Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos ou potes fechados, pois isso os fará estragar mais rápido.Se comprar pés sem raiz, verduras como alface e rúcula precisam ter as folhas soltas, limpas e guardadas em embalagens fechadas. Lembre-se sempre de higienizar os alimentos passando-os antes em água corrente.

compras-e-embalagens
Como higienizar compras e embalagens

Limpando as frutas, verduras e legumes

O primeiro passo para conservar verduras e outros alimentos frescos por mais tempo é lavá-los apropriadamente. Essa medida também é importante para retirar a maior quantidade possível de agrotóxicos, caso você ainda não tenha adotado os alimentos orgânicos no seu dia a dia. O vídeo abaixo ensina como lavar verduras, frutas e vegetais com o menor dano ecológico possível:

Armazenamento no freezer

Refrigeradores têm uma temperatura entre 5°C e 10°C no compartimento geral e -5°C no congelamento. Nessas temperaturas é muito menor o crescimento de bactérias que acelerariam a decomposição dos alimentos. Veja agora a melhor maneira de armazenar seus produtos no freezer:

  • Cada produto tem seu tempo adequado de congelamento. Carnes frescas, de vaca ou de porco, duram em torno de 8 meses; as carnes de frango fresco e peixe magro, dentre de 6 meses e as de peixe gordo e camarão, por volta de três meses;
  • Todas essas carnes cruas devem ser conservadas em embalagens plásticas atóxicas e sem nenhum ar. A melhor divisão é separar em porções que serão consumidas de cada vez. Isso evita que a carne se estrague mais rápido;
  • Os alimentos já preparados devem ser guardados em potes limpos e bem fechados. O tempo de conservação no freezer, nesse caso, é menor do que os dos produtos crus. Para carne de vaca, de peixe e aves são três meses e para a de carne de porco, quatro meses.
  • Coloque sour cream (o creme azedo) e queijo cottage de cabeça para baixo no refrigerador. Dessa forma se cria um vácuo que impede a formação de bactérias e fungos. Assim, nunca terá uma surpresa desagradável quando quiser impressionar a galera fazendo tacos ou burritos.
  • Uma geladeira lotada irá impedir que o ar gelado circule, levando a aquecer certos pontos e causar deterioração. Então, evite a lotação máxima.

Jeitos diferentes de armazenamento

  • Armazenar cebolas em meia-calça velha as mantêm frescas por até 8 meses. Para isso, dê um nó entre casa uma para deixá-las separadas:
  • Congelar cebolinha e os grãos de milho em potes de vidro ou em garrafas plásticas reutilizadas aumenta o tempo de conservação. Cebolinhas ficam um pouco mole no congelamento, por isso eles são mais usadas em pratos cozidos ao invés de saladas. E não esqueça de secar tudo muito bem para que não estrague no congelador. Para melhor qualidade, use no período de três semanas de congelamento:
  • Os cogumelos devem ser armazenados em um saco de papel na geladeira ou em um lugar fresco. Evite deixá-los embalagens plásticas, pois qualquer umidade presa fará com que eles estraguem
  • Enrole a coroa dos cachos de banana com filme plástico para manter o alimento fresco até cinco dias;
  • Como bananas e mangas soltam gases que podem acelerar a deterioração de outros alimentos, é melhor conservá-las fora da geladeira;
  • Reutilize o topo das garrafas para fechar seus sacos plásticos;

Congele e preserve as ervas frescas em azeite de oliva

As ervas irão expandir o óleo enquanto congelam e as pedras de gelo são bem úteis na hora de cozinhar. Então, jogue algumas e use como base para o prato. Funciona melhor com alecrim, sálvia, tomilho e orégano. Endro, manjericão e hortelã devem ser usados frescos.

  • Ao invés de envolver o manjericão, a salsa ou o orégano com um plástico e enfiá-los dentro da geladeira, trate as ervas como trataria as flores. Coloque-as no balcão da cozinha dentro de um copo com água fresca e elas durarão semanas, desde que troque a água a cada dois dias.
  • Para “reviver” o pão já envelhecido, esfregue um cubo de gelo nele e, em seguida, leve ao forno por 12 minutos.
  • Ao armazenar batatas, mantenha-as longe das cebolas. Armazene-as com maçãs e isso ajudará conservá-las.
  • Estenda a vida útil de vegetais e algumas frutas (mesmo que já estejam bem velhas, mas ainda possíveis de comer) usando “xaropes de ácido cordial”, também conhecido como “vinagre potável”, um truque usado na época Colonial para armazenar alguns alimentos.
  • Os queijos devem ser embrulhados em papel amanteigado, não em plásticos e, em seguida, colocar em um saco plástico. Colocar um pouquinho de manteiga para cortar o queijo fará com que ele não endureça. Mantenha-os, assim como o leite, na prateleira do meio da geladeira, não na porta, onde as temperaturas oscilam.

Pronto, agora é só seguir as dicas e evitar o desperdício!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais