Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo vegetal bromado é um composto presente em alimentos industrializados que pode causar danos à saúde

O óleo vegetal pode ser muito utilizado na indústria alimentícia e química. Principalmente quando são adicionados átomos de bromo em sua estrutura, como um óleo vegetal bromado. 

Com essa adição, o novo composto, chamado de óleo bromado ou óleo vegetal bromado (BVO, na sigla em inglês – brominatedvegetal oil), fica muito mais denso. Ele chega a ser tão denso quanto a água. Isso porque os átomos de bromo são muito mais pesados que os átomos de carbono ou hidrogênio.

Quais os usos do óleo vegetal bromado?

Usado na indústria química como retardante de chamas, o BVO também é muito empregado na indústria alimentícia, como aditivo alimentar. Alimentos cozidos, farinhas para padaria, conservantes e corantes contém elevado nível de bromato. Porém, são os refrigerantes e isotônicos, que se destacam por conter o óleo vegetal bromado. E em grande quantidade, esse fator, pode vir a ser prejudicial à saúde. 

O óleo vegetal de bromo atua como aditivo estabilizante, a fim de evitar que outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação. Assim, garantindo a estabilidade, a cor e o sabor da bebida.

Aditivos alimentares: devemos evitá-los?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de óleo vegetal bromado em bebidas não alcoólicas é permitido. Apenas quando for respeitado o limite máximo exigido de 0,0015 g/100 ml. A FDA, órgão de vigilância sanitária dos EUA, retirou esse ingrediente da lista de ingredientes seguros. Entretanto, algumas indústrias ainda utilizam o composto com baixa restrição.

No entanto, devido aos inúmeros riscos do brometo, a tendência é que as indústrias de bebidas comecem a substituir o BVO. A ideia é trocá-lo por ingredientes similares, mas menos prejudiciais. O acetato isobutirato de sacarose (SAIB) é derivado do açúcar de cana e já vem sendo usado pelas indústrias devido à característica estabilizante. Além da resina éster de glicerol para a conservação da bebida – ingrediente que é encontrado em gomas de mascar.

óleo vegetal bromado

Efeitos do bromo no corpo humano

O excesso de bromo no organismo pode desencadear diversos riscos à saúde dos consumidores. Ele compete com os mesmos receptores que são usados para captar iodo pelo organismo. Portanto, quanto mais bromo no corpo, menos iodo será absorvido. 

Dessa forma, o organismo não consegue fixar a quantidade de iodo que necessita para a produção do hormônio da tireoide. A falta de iodo, consequentemente, irá causar problemas como hipotireoidismo.

O bromo tem ainda outros efeitos tóxicos no organismo. Ele atua como depressor do sistema nervoso central, causando distúrbios de memória, enfraquecimento, tremores. Desta maneira, pode desencadear sintomas psicológicos, como paranoia aguda e outros sintomas psicóticos.

O bromismo é a intoxicação pelo excesso de bromo no corpo. Ela pode ser ocasionada quando seu consumo ultrapassa a quantidade de 0,05 g/100 ml e é identificada pelos seguintes sintomas:

Sintomas

  • Perda de apetite e dor abdominal;
  • Fadiga;
  • Rash cutâneo e acne severo;
  • Arritmias cardíacas;
  • Infertilidade;
  • Hipotiroidismo.
macarons-750
Dez aditivos alimentares perigosos que já foram banidos no exterior

Como tratar os efeitos colaterais?

Para reverter esses sintomas, é recomendado ingerir vitamina C, iodo e sal não refinado. E claro, a consulta ao médico é imprescindível em caso de apresentação de alguns dos sintomas.

Devido aos riscos que esse ingrediente pode causar na saúde humana, é aconselhável evitar consumir elevadas doses de produtos que contenham brometo.  Os refrigerantes, principalmente os citrus e isotônicos, são alguns exemplos, que têm óleo vegetal de bromo. No entanto, também existem altas concentrações de açúcares que podem causar obesidade. 

Verifique os rótulos dos refrigerantes e produtos alimentares que contêm conservantes e corantes antes de consumi-los. Essa é uma maneira fácil para determinar a existência de bromo e evitá-lo. Opte por alimentos orgânicos sempre que possível.

Bromo e a indústria

O óleo vegetal pode ser muito utilizado na indústria alimentar e química, principalmente quando são adicionados átomos de bromo em sua estrutura, como um óleo vegetal bromado. Com essa adição, o novo composto, chamado de óleo bromado ou óleo vegetal bromado (BVO, na sigla em inglês – brominatedvegetal oil), fica muito mais denso (chegando a ser tão denso quanto a água), isso porque os átomos de bromo são muito mais pesados que os átomos de carbono ou hidrogênio.

Usado na indústria química como retardante de chamas, o BVO também é muito empregado na indústria alimentícia, como aditivo alimentar. Alimentos cozidos, farinhas para padarias, conservantes e corantes contém elevado nível de bromato, mas são os refrigerantes e isotônicos, principalmente aqueles de sabor citrus que se destacam por conter o óleo vegetal bromado que, em grande quantidade, pode vir a ser prejudicial à saúde.

O óleo vegetal de bromo atua como aditivo estabilizante, a fim de evitar que outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação, garantindo assim a estabilidade, a cor e o sabor da bebida.

Aditivos alimentares: devemos evitá-los?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de óleo vegetal bromado em bebidas não alcoólicas é permitido, respeitado o limite máximo exigido de 0,0015 g/100 ml. Apesar da FDA, órgão de vigilância sanitária dos EUA, ter retirado esse ingrediente da lista de ingredientes seguros, algumas indústrias ainda utilizam o composto com baixa restrição.

No entanto, devido aos inúmeros riscos causados pelo brometo, a tendência é que as indústrias de bebidas comecem a substituir o BVO por ingredientes similares, mas menos prejudiciais. O acetato isobutirato de sacarose (SAIB) é derivado do açúcar de cana e já vem sendo usado pelas indústrias devido à característica estabilizante. A resina éster de glicerol é usada para a conservação da bebida – esses ingredientes, que são encontrados em gomas de mascar. Eles já estão substituindo o óleo vegetal bromado nas indústrias de bebidas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais