Como fazer sabão líquido ecológico

eCycle

Aprenda como fazer sabão líquido com receita ecológica e econômica que reutiliza óleo de cozinha

como fazer sabão líquido
Imagem editada e redimensionada de Brett Jordan, está disponível no Unsplash

Você sabia que, com óleo de cozinha usado, é possível fazer sabão líquido? Confira a receita de como fazer sabão líquido caseiro e natural – essa é uma alternativa muito melhor do que o descarte inapropriado na pia da cozinha. Você estará sendo mais sustentável e, além disso, poderá economizar ao não ter que comprar mais sabão líquido.

É possível substituir o sabão em pó na lavagem de roupas e o detergente na limpeza de pratos com essa receita de sabão líquido. Ambos possuem derivados do petróleo em sua formulação que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem tratamento adequado (veja mais sobre sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente)

Impactos do sabonete líquido convencional

O uso de sabonete líquido tem um grande potencial para causar impactos ao meio ambiente. As saboneteiras e garrafas, por exemplo, geralmente são feitas de plástico, e este material tem desvantagens, já que dificilmente retorna para a cadeia de produção. Além disso, o sabonete é composto por surfactantes que geralmente são feitos de combustíveis fósseis.

Após o uso, esses surfactantes vão parar em corpos hídricos, e são os causadores da espuma nos rios, afetam as propriedades físico-químicas e biológicas dos solos e podem permanecer no meio ambiente durante um longo período, demorando a se decompor. Mesmo os biodegradáveis levam algumas semanas. E, durante esse tempo, eles podem ser tóxicos para animais e prejudicar ecossistemas.

Como fazer sabão líquido ecológico

Ingredientes

  • 25 a 30 gramas de sabão em barra de castela (sem óleo de palma) ou 170 ml de sabão de castela (também sem óleo) ou qualquer sabão em barra que você tenha em casa (lembre-se de verificar as substâncias nocivas);
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 600 ml de água;
  • 3 gotas do seu óleo essencial preferido (opcional);
  • 1 embalagem longa vida (embalagem cartonada) reutilizada e bem lavada para colocar o sabão.

Como fazer

Rale o sabão, caso tenha optado por ele em barra. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente os pedaços de sabão. Mexa com uma colher até que o sabão se dissolva, deixe esfriar um pouco e adicione o óleo e o bicarbonato enquanto a mistura ainda estiver quente, mas não tão quente que você não suporte tocá-la. Depois disso, você pode deixar esfriar por uma noite e agitar antes de transferir para o recipiente.

Caso sua mistura se transforme em uma espécie de geleia, pode ser que o sabão utilizado contenha aditivos, mas você ainda pode utilizá-lo assim. Apenas certifique-se de procurar por um sabão livre dessas substâncias da próxima vez.

Como fazer sabão com óleo de cozinha

Ingredientes

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 130 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
  • 140 ml de água (para diluição da soda cáustica);
  • 30 ml de vinagre;
  • 100 ml de álcool;
  • 4 litros de água.

Materiais necessários

  • Colher de pau;
  • Balde;
  • Peneira;
  • Panela;
  • Recipientes para armazenamento do sabão;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque a máscara, as luvas e o óculos de proteção. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo a passo do sabão líquido:

  1. Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a em um balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente lentamente. Nunca adicione água sobre a soda! Isso pode provocar uma reação forte e causar acidentes;
  2. Mexa com a colher de pau até diluir. Faça isso longe do fogo;
  3. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura próxima a 40°C) e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar todos os demais ingredientes. Em seguida, insira a soda bem lentamente, em pequenas porções e misturando continuamente. Esse cuidado aumenta a sua segurança, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor;
  4. Misture por 20 minutos, e, enquanto isso, prepare uma panela com 4 litros de água fervendo. Quando a massa estiver homogênea e mais consistente, coloque-a na panela com água aos poucos e continue misturando. Desligue o fogo, adicione o álcool e o vinagre. Acenda o fogo novamente e mexa. Caso queira, nessa etapa, pode-se adicionar os ingredientes extras como corantes e os óleos essenciais;
  5. Misture por mais cinco minutos e desligue o fogo. Nessa etapa você pode adicionar óleo essencial, mas é opcional. Deixe esfriar por um dia. Após esfriar, despeje no recipiente final.
  6. Finalizado o processo, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornassol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro.

Entenda mais

Na fabricação do sabão líquido caseiro, há uma preocupação acerca da soda cáustica, pois ela é muito corrosiva e teme-se que ela possa ser prejudicial. Contudo, após a reação de saponificação com os óleos, ela perde a alcalinidade, pois os álcalis reagem com os óleos e se transformam no sabão (entenda mais sobre a reação do sabão).

O álcool é utilizado na fórmula pois ele é o solvente do sabão e, portanto, acelera a formação do traço, além de garantir uma propriedade de conservante. O vinagre, que já é conhecido pelo seus benefícios à saúde, tem um papel importante em diminuir o pH final do sabão. Desta forma, o sabão não resseca tanto a pele e é mais ecológico, pois o produto final não impacta tanto os corpos hídricos.

Adição de corantes e essências depende do uso

  • Para lavagem de roupas não adicione os corantes, só adicione o óleo essencial de sua preferência. Certos corantes podem manchar as roupas brancas;
  • Para uso como detergente, cuidado com os óleos essenciais. Você pode achar desagradável o cheiro da essência nos utensílios;
  • Para limpeza doméstica, pode-se utilizar ambos.

Para o seu sabão líquido ser ainda mais sustentável, utilize o mínimo possível de óleos essenciais e sempre fique de olho para que os óleos essenciais não possuam parabenos e ftalatos na sua composição. Para não correr esse risco, você ainda pode fazer a sua própria essência e substituir na receita. Caso queira uma alternativa mais prática, você pode usar o amaciante roupas no lugar do óleo essencial, mas dessa forma sua receita irá perder em sustentabilidade.

Obs: a exemplo de todo e qualquer produto de limpeza, mantenha o sabão líquido fora do alcance das crianças. Também é importante evidenciar nos recipientes do que se trata para evitar que o sabão seja confundido com outros produtos que anteriormente ocupavam as embalagens utilizadas.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×