Chá de casca de laranja: benefícios e como fazer

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Tomar chá de casca de laranja orgânica pode ser benéfico para a saúde e uma forma de aproveitar o que seria um resíduo

chá de casca de laranja
Imagem editada e redimensionada de Jacalyn Beales, está disponível no Unsplash

Aprender a fazer chá de casca de laranja é uma ótima forma de dar um uso para essa parte da fruta, que normalmente é descartada. Além disso, pode ser uma forma de aumentar a ingestão de substâncias benéficas para a saúde, pois a casca de laranja é rica em nutrientes importantes, como vitamina C e polifenóis. Mas é importante ter em mente que a temperatura alta da infusão degrada uma parte da vitamina C, e que é necessário escolher fazer o chá de laranja cultivada de modo orgânico, para evitar a exposição a agrotóxicos nocivos - que se concentram em maior parte na casca da fruta. Entenda:

Benefícios

A laranja é uma fruta cítrica doce e suculenta, muito conhecida por ser uma fonte de vitamina C. Entretanto, algumas pessoas não sabem que em sua casca estão presentes fibras, vitamina C e compostos vegetais como polifenóis.

Apenas uma colher de sopa (6 gramas) de casca de laranja fornece 14% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina C, o que é quase três vezes que a quantidade de vitamina C encontrada nos gomos. A mesma porção também contém cerca de quatro vezes mais fibra (1, 2).

Dietas ricas em vitamina C e fibras fazem bem para a digestão e para a saúde cardiovascular, além de prevenir contra certos tipos de câncer (confira aqui estudos a respeito: 3, 4, 5, 6).

A casca de laranja também contém boas quantidades de provitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Além de ser rica em compostos vegetais chamados polifenóis, que podem ajudar a prevenir e administrar doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer (confira aqui estudo a respeito: 7).

O conteúdo total de polifenóis encontrado na casca de laranja é significativamente maior do que aquele encontrado no interior dos gomos (confira aqui estudos a respeito: 8, 9). A casca de laranja é uma boa fonte de polifenóis do tipo hesperidina e polimetoxiflavonas (PMFs), os quais estão sendo estudados por seus potenciais efeitos anticâncer (confira aqui estudos a respeito: 9, 10, 11).

Além disso, quase 90% dos óleos essenciais da casca de laranja são compostos de limoneno, uma substância natural com propriedades anti-inflamatórias e anticâncer, inclusive contra o câncer de pele (confira aqui estudo a respeito: 12).

Ainda não foram estudados os benefícios de tomar chá de casca de laranja. Mas é possível que parte dessas substância benéficas sejam

Apesar dos benefícios nutricionais, comer casca de laranja também tem algumas desvantagens.

Pode conter resíduos de pesticidas

Os pesticidas são frequentemente usados ​​em frutas cítricas como a laranja para evitar a proliferação de fungos e insetos (confira aqui estudo a respeito: 13). Estudos descobriram que o gomo da laranja apresenta níveis muito baixos ou indetectáveis ​​de pesticidas, enquanto a casca contém quantidades significativamente mais altas (confira aqui estudo a respeito:14).

Estudos ligam a ingestão de pesticidas a longo prazo a efeitos negativos à saúde, incluindo aumento do risco de câncer e disfunção hormonal (confira os estudos: 15, 16). Esses efeitos estão associados principalmente a níveis altos de exposição, e não às quantidades relativamente pequenas encontradas nas cascas e peles dos frutos.

No entanto, ainda é recomendável lavar a laranja não orgânica em água quente para reduzir a quantidade de pesticidas ingeridos (confira aqui estudo a respeito: 14) e evitar consumir sua casca ou chá. Para consumir raspas de casca de laranja ou fazer chá a partir dela, dê preferência à laranja orgânica. Saiba mais sobre os alimentos orgânicos e seus benefícios na matéria: "O que são alimentos orgânicos?".

Como fazer chá de casca de laranja

Usando uma faca. descascador de legumes ou ralador, a casca de laranja pode ser cortada em tiras finas ou ralada para ser adicionada a saladas, bolos, bebidas ou smoothies. Para ser consumida como sobremesa, ela pode ser cristalizada ou usada ​​para fazer geleia de laranja.

Para fazer o chá da casca de laranja, você vai precisar de:

  • Casca de uma laranja orgânica
  • 1 copo de água filtrada

Coloque a casca de laranja em infusão na água fervente por cinco minutos. Espere amornar e beba. Se preferir um sabor mais adocicado, adicione um pequeno pedaço de canela em pau. Você também pode consumir o chá de casca de laranja gelado, com ervas e como um ingrediente de drinks. Mas tenha em mente que nenhum estudo analisou os benefícios específico do consumo de chá de laranja. E que a temperatura alta é um fator que degrada parte da vitamina C (confira aqui estudo a respeito: 17). Por isso, se você está buscando aumentar a ingestão de vitamina C, procure um nutricionista, para que ele indique fontes mais seguras de ingestão dessa substância.


Texto adaptado do artigo de Kelli McGrane, para Heathline

Veja também:

 

Comentários 

 
-1 #1 2013-07-24 17:05
Ótima matéria! Parabéns! Acredito que o prato de plástico (imagem) poderia ser substituído por um prato convencional.
Abraço
Elizete
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