Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele e pode ser utilizado no corpo, rosto, lábios e regiões íntimas

O óleo de coco é famoso por proporcionar diversos benefícios para a saúde. Ele tem fama de fazer bem para o cabelo, pele, dentes, cérebro (doença de Alzheimer), sistema circulatório (níveis de colesterol), entre outros. Porém, no que diz respeito aos benefícios, como no caso de melhorar a doença de Alzheimer e os níveis de colesterol, há controvérsia.

agua-de-coco
Água de coco: benefícios cientificamente comprovados

Apesar de alguns estudos concluírem que o óleo de coco pode ser usado para tratar e prevenir doenças, a Associação Brasileira de Nutrologia se posiciona contra essas recomendações.

Em contrapartida, o uso de óleo de coco na pele e no cabelo não tem contraindicação. Nesse caso, só há estudos mostrando os benefícios desse tipo de aplicação do óleo de coco. Diferente dos produtos cosméticos convencionais, que apresentam uma série de riscos para a saúde.

manteiga-ghee
A manteiga ghee é melhor que a manteiga comum?

Benefícios do óleo de coco para a pele

Um estudo publicado pela plataforma PubMed mostrou que o óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele. De acordo com a pesquisa, utilizar óleo de coco na pele com a função de hidratante é tão seguro e eficaz quanto usar óleos minerais.

Ele melhora o:

  • Ressecamento
  • A coceira
  • Descamação
  • Aspereza
  • Rachaduras na pele causadas pela xerose cutânea – a secura da pele que pode ser resultado de baixa umidade do ar ou exposição ao Sol.

Qual o melhor óleo para a pele do rosto?

Os benefícios do óleo de coco nos cuidados da pele, em relação a alguns produtos cosméticos convencionais, é que o óleo de coco, no formato extravirgem orgânico, é natural e não possui efeitos nocivos. Além disso, ele também é antibacteriano e antifúngico.

óleo-de-coco
Imagem de DanaTentis por Pixabay

Ácido láurico: benefícios para pele

O ácido láurico, presente no óleo extravirgem de coco (cerca de 50% de sua composição), é o principal ácido graxo responsável pelo efeito calmante sobre a pele inflamada, pois contém propriedades anti-inflamatórias e de inibição do crescimento das bactérias causadoras de acne.

Como usar óleo de coco para a pele

Esfoliante

Já pensou em utilizar a borra do café como cosmético? Imagine então juntá-la ao óleo de coco para tratar e embelezar a pele? Além de aproveitar os benefícios esfoliantes do café, você vai se beneficiar das propriedades hidratantes do óleo de coco.

Basta usá-lo em uma proporção de um para um e espalhar em movimentos circulares suaves pelas regiões que precisam ser esfoliadas.

Para conhecer os benefícios de utilizar a borra de café na pele, dê uma olhada na matéria: “Borra de café: 13 usos incríveis“.

Demaquilante

O óleo de coco é ótimo para retirar a maquiagem antes de dormir. Utilizando apenas uma toalhinha de algodão, o óleo de coco é usado para retirar toda a maquiagem da pele e ainda aproveitar suas propriedades antibacterianas e seu poder de hidratar a pele. Basta aplicar o óleo de coco na pele do rosto e dos olhos, massagear e retirar com a toalha.

Mas cuidado para não deixar a pele oleosa demais e facilitar o aparecimento de espinhas. Se isso acontecer, use uma gota de óleo essencial de melaleuca na região afetada. Mas, antes disso, teste se você não tem alergia. Aplique uma gota do óleo essencial de melaleuca na região interna do antebraço.

Se aparecer alguma reação indesejada, retire o óleo essencial de melaleuca com um algodão embebido em óleo de coco. Você também pode usar outro óleo vegetal neutro, como: 

  • Azeite, óleo de girassol
  • Óleo de semente de uva
  • Entre outros que não sejam óleos essenciais (já que eles costumam estar muito concentrados)

Para saber mais sobre o óleo essencial de melaleuca, dê uma olhada na matéria: “Óleo de melaleuca: para que serve?“.

Hidratante corporal

O óleo de coco pode ser usado em qualquer tipo de pele e em qualquer região. Então aproveite! Áreas mais ressecadas como pés, joelhos e cotovelos são muito beneficiadas pelas propriedades hidratantes do óleo de coco.

Hidratante para o rosto

Não é só para a pele do corpo que o óleo de coco faz bem. O rosto também é uma região que costuma receber bem esse tipo de óleo vegetal. Inclusive há relatos de redução de espinhas após sua aplicação.

Entretanto, na pele mais oleosa, talvez o óleo de coco não seja o mais adequado, pois pode causar aumento da incidência de espinhas e cravos. Nesses casos é indicado cessar o uso do óleo de coco na pele do rosto. No lugar dele, deve ser usado um óleo vegetal menos comedogênico, como o óleo de semente de uva.

Por ter propriedades antioxidantes, o óleo de semente de uva ajuda a combater os radicais livres. Além disso, esse óleo é rico em ácido linoleico. Assim, tornando-o anti inflamatório e um ótimo substituto para o óleo de coco quando aplicado na pele do rosto.

Hidratante para os lábios

Apostar no óleo de coco aplicado nos lábios ajuda a eliminar rachaduras, asperezas e descamações ocasionadas principalmente pela desidratação. Com o tempo, os lábios se tornarão mais macios, hidratados e não soltarão pedaços de pele. E você pode ingerir, pois o óleo de coco, além de um excelente hidratante, é comestível.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais