Esfoliante natural para o rosto e corpo: use açúcar

eCycle

Fazer um esfoliante natural e caseiro deixa sua pele macia e hidratada, é seguro e o produto pode ser customizado de acordo com sua preferência

Para hidratar e limpar a pele, muitas pessoas utilizam diversos tipos de esfoliantes - incluindo produtos que contêm microplásticos. O esfoliante remove as células mortas da pele e as impurezas da camada externa, mas a esfoliação em excesso pode acabar até prejudicando o maior órgão do nosso corpo, já que o processo pode desgastar a pele, danificando-a ainda mais. Tudo isso sem contar o fato de que muitos dos esfoliantes vendidos em farmácias contêm produtos químicos sintéticos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, é recomendável utilizar um esfoliante natural. Conheça uma receita de esfoliante caseiro para o rosto e para o corpo que leva açúcar como base.

O açúcar possui as propriedades necessárias para remover resíduos de gordura e estimular o sistema linfático, que é um componente do sistema imunológico. Além disso, esse esfoliante natural não possui químicos nocivos e pode ser feito em casa em poucos minutos, de maneira fácil e rápida. Outra vantagem dessa receita de esfoliante natural é que ela pode ser customizada - basta utilizar a sua criatividade e preferências, de acordo com a área que você deseja esfoliar.

Mas atenção! Se você for fazer um esfoliante natural para o rosto, os tipos ideais de açúcar para uma esfoliação nesta área são o mascavo ou o açúcar de confeiteiro, que são bem mais suaves que os demais e não agridem a pele sensível do rosto. O açúcar refinado é áspero e por isso só deve ser usado para esfoliar áreas do corpo com a pele mais grossa - no rosto ele pode deixar a pele áspera ou riscada. Já o açúcar cristal, que é muito áspero, não deve ser usado para fins estéticos. O ideal é consultar um profissional da saúde antes de qualquer esfoliação para saber qual o tipo de açúcar e a proporção ideal para sua pele, pois cada tipo de pele tem um comportamento próprio.

Como fazer esfoliante natural

Confira um passo a passo e aprenda a fazer esfoliante natural para o rosto e para o corpo usando o açúcar como base.

Ingredientes

Modo de preparo

Com os ingredientes em mãos, você deve saber que eles se dividem em três tipos. O primeiro é o dos esfoliantes em si (açúcar branco, açúcar mascavo ou açúcar de confeiteiro); o segundo é o dos itens que dão umidade à mistura e são umectantes para a pele (azeite de oliva, óleo de vitamina E e óleo de coco); e o terceiro grupo serve para dar um toque a mais em termos de aroma e frescor (canela, baunilha, óleo de cardamomo).

Para produzir o seu esfoliante natural de açúcar, insira, em uma tigela e em pequenas quantidades, os itens esfoliantes. Em seguida, misture os produtos aromáticos e despeje lentamente os umidificadores. Após poucos minutos mexendo, o esfoliante natural estará pronto.

Os itens esfoliantes determinam a granulometria do esfoliante, e sua quantidade deve ser colocada de acordo com a região em que o produto será aplicado. Se for um esfoliante natural para o rosto ou para as mãos, o produto deve ser mais suave e com menos granulometria para não irritar a pele, portanto coloque menos quantidade de açúcar e mais de ingredientes umectantes, lembrando de não usar o açúcar branco para essas partes da pele, que são muito sensíveis. Se você estiver fazer um esfoliante natural para o corpo, principalmente para regiões mais grossas como cotovelos, joelhos e pés, o produto deve ser mais consistente, portanto coloque mais itens esfoliantes na mistura para aumentar a granulometria do produto final. Você pode encontrar os ingredientes na Loja eCycle.

Após a mistura, aplique o esfoliante natural na região desejada com os dedos, massageando em movimentos circulares e de forma suave, sem necessidade de muita força. Após realizar a massagem com o esfoliante natural, remova-o com água morna e aplique um creme hidratante ou óleo vegetal para finalizar. É fundamental realizar uma boa hidratação após a esfoliação. Conheça outras seis receitas de esfoliante caseiro e saiba como fazer uma limpeza de pele caseira.



Veja também:


 

Comentários  

 
+3 #1 2013-10-28 21:53
GOSTARIA DE SABER SE ESTE ESFOLIANTE PODE SER FEITO EM MAIOR QUANTIDADE PARA SER USADO POSTERIORMENTE?

SANDRA
Citar
 
 
+1 #2 2014-06-06 16:16
Eu queria saber aonde vende estes produtos.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail