Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É possível substituir o papel toalha descartável por toalhas reutilizáveis

Um dos maiores desafios da tecnologia sustentável é encontrar meios eficazes e viáveis para a reciclagem de materiais que ainda não são considerados recicláveis. Muitas vezes, esse tipo de item está relacionado à falta de viabilidade econômica para que o processo ocorra, como no caso dos plásticos laminados e das esponjas de lavar louça. Em outras ocasiões, a não reciclagem se deve ao fato de um produto ser feito com um tipo de material para o qual não foram encontradas tecnologias que solucionem o problema – é o caso do papel toalha.

Feito de celulose virgem, o papel toalha não é reciclável e em geral acaba contribuindo para a degradação ambiental – ele poderia ser compostado, mas em pequenas quantidades. Assim, além dos impactos do processo de produção, como consumo de água e desmatamento, o papel-toalha descartável vai parar diretamente no lixo, contribuindo para o acúmulo de resíduos, sem contar seus efeitos, como a liberação de gás metano em sua decomposição.

O que usar no lugar do papel toalha

Nos Estados Unidos, o consumo de papel toalha é de aproximadamente 6 bilhões de quilos por ano. Algumas iniciativas norte-americanas trazem alternativas ao papel toalha. O Unpaper towels, por exemplo, oferece panos de alta absorção feitos 100% de algodão para substituir o papel toalha. Eles possuem mesmo tamanho e espessura para você não estranhar na hora da troca. Com o mesmo intuito sustentável, a People Towels criou toalhas de uso pessoal, reutilizáveis, feitas 100% de algodão orgânico e que tem vários designs para você escolher. Segundo a empresa, o uso dessa toalha por uma pessoa durante um ano poupa ¼ de uma árvore, reduz o desperdício em 10,4 quilos de papel e evita a emissão de 15,4 quilos de dióxido de carbono (CO2), além de conservar 1136 litros de água.

Se você gostou da ideia de substituir o papel toalha pro versões reutilizáveis, não precisa se preocupar em procurar opções caras ou difíceis de encontrar, é possível fazer o seu próprio papel toalha reutilizável – trata-se, na verdade, de uma toalha absorvente reutilizável. Confira as instruções:

Materiais

  • Materiais básicos de costura;
  • Estampa de algodão;
  • Tecido de algodão terry (felpudo, atoalhado);
  • Fechos/botões de plástico;
  • Linha.
Materias

Corte os tecidos (estampa de algodão e tecido terry) do tamanho desejável e fique atento para que fiquem iguais. Coloque um sobre o outro do lado oposto ao que ficará para fora, isto é, a costura será feita por dentro, e então costure deixando uma abertura para que você possa virá-la do avesso, como mostra a figura abaixo:

Corte

Vire sua toalha reutilizável do avesso e use o ferro de passar para deixá-la bem esticada. Em seguida, passe especificamente a costura para que fique com ar de bem acabada. Depois, vire tudo do avesso, fechando também a abertura que tinha sobrado.

Depois, vire tudo do avesso,

Coloque os fechos, dois de um lado e dois de outro (precisam estar de lados opostos para ocorrer o encaixe, como mostra a figura).

Coloque os fechos

Além da toalha reutilizável, também é possível usar lenços de pano ou panos de prato antigos para substituir o papel toalha. Aqui no Portal eCycle você encontra várias dicas de como reduzir seu lixo ao adotar atitudes mais leves.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais