Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Livrar-se de objetos que não têm mais grande utilidade para você pode ser uma atitude que gera prazer

O ato de doar bens materiais geralmente é uma tarefa muito difícil. Muitas vezes nos apegamos emocionalmente aos nossos objetos e mantemos eles em casa mesmo quando já não têm mais utilidade… Quando se trata de roupas, o cenário se complica ainda mais. Não nos livramos de peças de roupa pensando que futuramente voltaremos a querer usá-las e elas ficam mofando (literalmente) até que já estejam muito desgastadas para serem doadas.

Além de liberar espaço nos armários e gavetas e ajudar os outros, doar faz bem para a saúde do doador. Segundo os estudos, realizar doações estimula a região do cérebro que nos dá prazer.

Confira cinco motivos por que doar objetos sem utilidade:

1. Faz a gente parar de olhar pro próprio umbigo e olhar o mundo ao redor

Quando passamos coisas que já foram úteis para nós para outras pessoas, compartilhamos com elas um pouco de nossa história e damos novas oportunidades para pessoas com dificuldade financeira.

2.  Sensação de generosidade

Tem coisa melhor do que saber que uma pequena ação que você fez vai melhorar a vida de outra pessoa? Então é só deixar a preguiça de lado e fazer um pequeno esforço para que alguém se divirta ou se esquente com um objeto que já não faz diferença pra você.

3. Reduz o consumo

Doar é bom para quem pratica a ação e para quem a recebe, pois além de liberar um pouco de espaço no seu armário, muitas vezes você passa para outra pessoa uma peça em perfeito estado, poupando ela de gastar dinheiro em uma peça nova.

4. Diminui a poluição e o descarte desnecessário

Nós estamos inseridos em uma cultura de desperdício constante e isso é muito prejudicial para o meio ambiente. Ao doar peças novas ou em bom estado, você evita que essas peças terminem no lixão. Se todos adotassem esse comportamento, os lixões e aterros sanitários teriam só materiais realmente descartáveis.

5. Ajuda na prática do desapego material

Quanto mais você se acostuma a doar objetos e roupas, mais você percebe que objetos materiais não são tão importantes assim na sua vida. Ao contrário, bem mais importante é aprender a valorizar a vida do outros e a ter empatia.

Para doar itens que você não usa mais, acesse a busca de postos de reciclagem do eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais