Fazer campanha é importante para incentivar a economia de energia em condomínios

Incentive o consumo consciente de energia elétrica no seu condomínio, além de preservar o meio ambiente os moradores irão economizar nas contas

consumo enérgico
Imagem: Ecobrasília

Para alcançar um uso racional de energia elétrica no cotidiano, assim como com a água, é necessário incentivar a economia de energia em condomínios. O alto consumo de eletricidade é um indicador do uso não racional dos condôminos e tem como consequência altos gastos nas contas do final do mês. A técnica de utilizar painéis solares, instalar telhados verdes ou simplesmente trocar lâmpadas por outras mais eficientes não serão tão eficazes se o consumidor por trás do uso da energia seja inconsequente. A importância de reduzir o desperdício não está só na economia financeira, mas também na preservação dos serviços ecossistêmicos.

Consegue imaginar como? Bom, a matriz energética do Brasil ainda é pouco diversificada, mais de 66% da energia elétrica que utilizamos é proveniente de hidrelétricas. A hidrelétrica, apesar de considerada uma fonte renovável de energia, apresenta grande impacto ao meio ambiente pela sua construção. Com o desmatamento e alagamento de áreas extensas, os serviços ecossistêmicos de florestas, rios e lagos mudam totalmente. A cada quilowatt que nós consumimos estamos emitindo CO2 na atmosfera e contribuindo para o aquecimento global. Portanto, quanto mais energia nós utilizarmos, mais demanda haverá nas hidrelétricas, aumentando a possibilidade de novas construções e emissões de CO2.

Também devemos lembrar da crise hídrica que atingiu o país e poderá atingir novamente o país no futuro e com mais força. Sem água, não temos energia. Portanto, é essencial adotar práticas de economia de energia, e principalmente, mudar nossos hábitos para não sofrermos outro apagão.

Mas como conscientizar os moradores do condomínio? Tentar mudar os hábitos dos moradores é difícil, mas nos dia de hoje já existe uma predisposição em colaborar para atitudes sustentáveis devido à constante pressão imposta pela sociedade. Além das estratégias mais complexas para economizar energia, existem atitudes simples que cada morador pode tomar e fazer uma grande diferença no uso de eletricidade como o uso correto do chuveiro, ferro de passar, geladeira, elevadores...(saiba em "Economizar energia faz toda a diferença").

As campanhas educativas no seu condomínios podem ser criadas por meio de palestras, pela internet, com mídia digital e redes sociais ou com mídia impressa, como no caso dos informativos Cartilha de utilização consciente da energia elétrica e Cartilha da economia de energia. É importante ressaltar também os ganhos econômicos; a redução na conta de todo o mês é um atrativo e incentivo para economizar energia elétrica.

Outra dica é a utilização dos meios de comunicação visual do condomínio. Distribua cartazes pelos murais, elevadores e envie cartas aos apartamentos com as informações sobre o uso controlado de energia e propostas de melhorias mostrando os benefícios de economizar eletricidade. Mas a conscientização não deve ser voltada apenas para os moradores. Os funcionários têm uma participação importante no consumo do condomínio, principalmente das áreas comuns. Eles também devem participar das ações de conscientização e abolir atitudes como deixar luzes acesas sem necessidade. Portanto, converse com o síndico ou responsável da administração para implantar um projeto de educação ambiental e incentivar o consumo consciente de energia no seu condomínio.

Veja o vídeo da campanha da AES Eletropaulo sobre economia de energia:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail