Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Encontro reunirá pesquisadores do SGI, ligado ao Imperial College London, e do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural, apoiado pela Fapesp e BG/Shell

Pesquisadores do Sustainable Gas Institute (SGI), ligado ao Imperial College London, e do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (RCGI, na sigla em inglês), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Grupo BG/Shell – vão se reunir na conferência Sustainable Gas Research Innovation 2016, nos dias 27 e 28 de setembro. O RCGI é um dos Centros de Pesquisa Aplicada Colaborativa apoiados pela FAPESP em parceria com empresas.

O objetivo do encontro é discutir projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, novas tecnologias e aplicações que contribuam para aumentar a participação do gás natural na matriz energética mundial e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), instituição-sede do RCGI.

No encontro serão discutidos também o futuro uso de hidrogênio obtido a partir do gás natural como combustível, além do sequestro de carbono. “Cada instituição apresentará seus projetos em andamento, de modo que os pesquisadores conheçam esses trabalhos e possam colaborar com sugestões, parcerias e contribuições científicas de qualquer natureza”, explica o coordenador do RCGI, Julio Meneghini, da Poli-USP.

O evento terá a participação de cerca de 140 pesquisadores, entre brasileiros e estrangeiros, entre eles o professor Nigel Brandon, diretor do SGI e vice-diretor da Faculdade de Engenharia do Imperial College London. Brandon é um dos maiores experts do mundo em células a combustível – dispositivos que convertem eletroquimicamente o hidrogênio em eletricidade, sem passar por ciclos de carbono.

O Grupo BG/Shell estará representado por seu gerente geral de separação de gás, Rob Littel, um dos keynote speakers do evento ao lado de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. Littel é responsável pelo desenvolvimento de tecnologia para a remoção de H2S (sulfato de hidrogênio), CO2 e outros contaminantes do gás natural e para a captura, utilização e armazenamento de CO2.

Também foram convidados gestores públicos, representantes do governo e de instituições de pesquisa, além de empresas da área de petróleo e gás.

A meta do SGI e do RCGI é realizar cinco conferências anuais. “Nossa ambição é estabelecer os fundamentos para crescer em uma escala maior, realizando conferências globais que inspirem novas e relevantes pesquisas”, afirma Nigel Brandon. Para mais informações clique aqui.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais