Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As energias renováveis são obtidas por meio de recursos naturais que se regeneram continuamente, evitando assim impactos ambientais significativos

Energias renováveis, energias alternativas ou energias limpas são três nomes possíveis para qualquer energia obtida por meio de fontes renováveis, que não geram grandes impactos ambientais negativos. Consumir energia 100% limpa é o jeito mais eficiente de compensar as emissões de CO2. A fonte mais usada para geração de eletricidade ainda é o carvão. Ele é um tipo de energia não renovável, com o consumo mundial de mais de 28% contra quase 13% de energias renováveis, como hidrelétrica, solar e eólica.

Qual é a fonte de energia renovável mais usada no Brasil?

O Brasil possui uma matriz energética predominantemente renovável devido às hidrelétricas, apesar do crescimento do uso de termelétricas abastecidas por combustíveis fósseis. No Brasil, o setor energético corresponde a 30% das emissões de CO2, ficando atrás, por uma pequena porcentagem, apenas da mudança no uso do solo e da agricultura, que têm as maiores contribuições para o aquecimento global.

Quais são as vantagens do uso de energias renováveis?

Tais energias ajudam a reduzir o impacto ambiental humano nas mudanças climáticas, principalmente no aquecimento global. Isso porque elas evitam emissões nocivas oriundas de usinas termelétricas movidas a carvão, por exemplo. Um estudo publicado pela Nature Climate Change, indica que fontes renováveis também poupam muitos gastos com saúde que seriam ocasionados por doenças provocadas pela poluição.

Além disso, a adoção de energias renováveis variadas pode trazer maior segurança e resiliência na rede elétrica de um país, criar empregos verdes, aumentar a independência energética e democratizar o acesso a essas energias no resto do mundo.

Fontes renováveis de energia e medidas de eficiência energética (que evitam desperdício de energia) ainda reduzem poluentes do ar. Alguns exemplos incluem o óxido nitroso (N2O) e o dióxido de enxofre (SO2). Eles podem ser muito danosos à saúde ambiental e humana.

Empresas que produzem energia limpa ainda podem vender sua produção pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Essa venda ocorre na forma de créditos de carbono, pela quantidade correspondente às emissões evitadas. Para realizar a neutralização de carbono, o responsável pode comprar esses créditos de carbono proveniente de energias renováveis.

Principais tipos de energias renováveis

Existem diversos tipos de energias renováveis pelo mundo. Como as principais energias, destacam-se:

Fontes de energia: o que são e exemplos

Quais são as principais fontes de energia renováveis no Brasil?

matriz-elétrica-brasileira
Matriz Elétrica Brasileira 2021 (BEN, 2022) 

De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN), relatório divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, a matriz energética do Brasil é composta, principalmente, por energias renováveis. Dessa forma, pode-se citar a energia hidrelétrica, eólica, biomassa e solar como as mais utilizadas.

Hidrelétrica

O Brasil é o segundo país do mundo com maior capacidade de produção de energia hidráulica, atrás apenas da China. As usinas hidrelétricas usam uma elevação para aumentar a força das águas dos rios e girar as turbinas responsáveis pela produção de eletricidade.

Apesar de ser considerada uma fonte de energia limpa devido à sua baixa emissão de gases de efeito estufa (GEEs), as grandes hidrelétricas causam significativos impactos ao meio ambiente. Assim, a solução seria investir em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que têm menor impacto.

O que é energia hidrelétrica e quais seus impactos?

Energia eólica

A energia eólica é gerada a partir do aproveitamento da força dos ventos que movimentam grandes turbinas. O Brasil tem um grande potencial eólico. Por isso, nós ingressamos no ranking dos dez países mais atraentes do mundo para investimentos no setor.

A emissão de CO2 dessa fonte de energia alternativa é mais baixa que a da energia solar. A energia eólica é a energia que traz a opção para o país não depender somente das hidrelétricas.

Os investimentos em parques eólicos são uma ótima opção para neutralização de carbono emitidos por empresas, atividades, processos, eventos, etc.

Biomassa

Biomassa é toda matéria orgânica, derivada de plantas ou de animais, disponível de forma renovável. A sua matéria-prima pode ser oriunda de diversos resíduos. Eles incluem restos de madeira, de sobras agrícolas, de resíduos urbanos orgânicos, de esterco, entre outros. E a bioenergia é a energia derivada da conversão da biomassa em combustível.

A energia proveniente da biomassa corresponde aos biocombustíveis etanol, biodiesel e biogás. O Brasil também é um dos maiores produtores de etanol e o uso do bagaço da cana-de-açúcar para as usinas termelétricas.

Em comparação com a gasolina, o biocombustível (etanol) emite até 82% menos dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. A biomassa pode ser uma das grandes fontes de energia renovável se for cultivada de maneira sustentável, ou pode ser uma grande destruidora se manejada de forma incorreta.

biomassa
O que é biomassa? Conheça vantagens e desvantagens

Energia geotérmica

A energia geotérmica é produzida a partir do calor armazenado no interior da Terra. Essa fonte de energia aproveita o calor proveniente do núcleo do planeta, que é constantemente gerado pela decomposição de materiais radioativos e pelo calor remanescente de sua formação inicial.

O processo de geração de energia elétrica oriunda da geotérmica envolve a captação do calor da Terra para produzir vapor ou água quente, que é então utilizado para girar turbinas conectadas a geradores elétricos.

Contudo, no Brasil, ela é utilizada principalmente em áreas de lazer, onde fontes termais aquecidas pelo calor natural do interior da Terra são visitadas por turistas, como é o caso de Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO).

Energia solar

A energia proveniente da luz solar é a energia renovável mais promissora para o futuro e a que recebe mais investimentos. Essa energia refere-se à conversão de radiação solar em eletricidade ou energia térmica, tendo o Sol como fonte energética. Assim, ela pode ser dividida em três tipos: energia fotovoltaica, heliotérmica e fototérmica.

Esse tipo de energia é uma das mais fáceis de ser implantada nos próprios estabelecimentos que querem a redução das suas emissões de CO2. Painéis podem ser adquiridos por pessoas físicas e empresas e instalados nos telhados de seus estabelecimentos, por exemplo. Saiba mais sobre energia solar no vídeo abaixo:

O que significa energias não renováveis?

Em contrapartida, a energia não renovável é aquela que depende de processos em escala de tempo geológica para se tornar disponível. Isso significa que, caso seja esgotada, é necessário muito tempo para que se forme novamente.

Petróleo, carvão mineral e gás natural são os principais exemplos de fontes de energia não renováveis. Alguns recursos energéticos, como o petróleo, têm esgotamento estimado para algumas poucas décadas. Isso eleva o caráter estratégico desses elementos.

Comparações

Analisando o ciclo de vida da energia renovável, incluindo manufatura, instalação, operação e manutenção, fica claro como a quantidade de CO2 emitido pelas diversas fontes é mínima comparada a fontes tradicionais. Um relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) mostra a quantidade de CO2 emitida pelas principais fontes de energia:

  • Carvão – 635 a 1.633 gramas de CO2 equivalente por quilowatt-hora de geração (gCO2eq/kWh)
  • Gás Natural – 272 a 907 gCO2eq/kWh
  • Hidrelétrica – 45 a 227 gCO2eq/kWh
  • Geotérmica – 45 a 90 gCO2eq/kWh
  • Solar – 32 a 90 gCO2eq/kWh
  • Eólica – 9 a 18 gCO2eq/kWh
  • Nuclear – 13,56 gCO2eq/kWh

A palavra chave para a neutralização é adaptação. Empresas podem investir em energia limpa de projetos certificados, garantindo a qualidade e a procedência na hora da compra, protegendo o consumidor.

No Brasil, o caso da energia não é tão problemático, já que nossa matriz é principalmente proveniente de hidrelétricas. Esse tipo é considerado uma energia renovável, apesar das controvérsias.

Mas vale lembrar que existem energias capazes de diminuir ainda mais as emissões. Isso porque produzem menos CO2 que as hidrelétricas, como a solar e eólica!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais