Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Item quase indispensável no dia-a-dia moderno, computador também precisa ser "bem utilizado" para poupar energia e recursos naturais

Você consegue pensar em viver sem computador nos dias de hoje? Não é apenas para internet que ele é utilizado. Edição de textos, de vídeos, de fotos, games, além dos infindáveis softwares que ajudam no trabalho e no lazer. Mas também é preciso pensar no meio ambiente na hora de comprar ou de se desfazer do seu computador, assim como no próprio dia-a-dia lidando com a máquina. Confira algumas dicas:

Modo de espera e monitor

Não tenha preguiça de desligar ou colocar seu computador em modo de espera. Quando você voltar, basta ligá-lo novamente e você terá poupado energia. Se está em dúvida sobre o que é melhor (desligar ou colocar em modo de espera).

desligar-ou-deixar-o-notebook-hibernando
Qual a melhor opção? Desligar ou deixar o notebook hibernando?

Mesmo que você pare por alguns poucos minutos de usar o computador, desligue o monitor. Ele é o equipamento que gasta mais energia de todo o seu PC, mesmo em notebooks. Ah, e também é possível desligar somente a tela na maior parte dos modelos de computadores pessoais. Uma boa ideia é configurar a sua máquina para que a tela seja desligada após um certo período de inatividade.

Modelo velho e a compra de um novo

Se o seu computador está velho, pense duas vezes antes de comprar um novo. Ele pode ser atualizado com novas peças que melhoram o desempenho e saem mais em conta. Você pode até gastar um pouco mais energia do que com uma máquina nova, mas poupa milhares de litros de água e uma imensa quantidade de energia e de matérias-primas, indispensáveis para a produção de computadores de última geração. Assim, você deixa de contribuir para o descarte de milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. A reciclagem é uma solução, mas estender a vida útil dos computadores evita o consumo desenfreado do tipo de eletrônico que mais gasta energia em seu processo de produção.

Se não tiver jeito e se o uso que você fará da máquina for compatível, escolha um notebook. Além de ser portátil, o equipamento consome cerca de 70% menos energia do que o tradicional CPU. Ah, se você já tiver um note, saiba como fazê-lo durar!

Acessórios e emissão de documentos

Se você seguiu nossa dica e deu um upgrade nas peças do seu computador, mas precisou trocar a fonte, fique atento para o caso de você estar usando uma fonte que gasta mais watts do que o exigido pela sua máquina. Todo o desperdício pode ser evitado.

Só ligue a impressora e outros acessórios quando realmente for usá-la, caso contrário, ele consome energia de forma desnecessária. Se for imprimir, pense duas vezes para não gastar papel à toa. Caso realmente seja necessário, use uma fonte que gasta menos tinta.

Você usa home banking? Então bloqueie o envio de extratos mensais pelo correio para economizar papel e gastos com combustível.

Por fim, troque o seu monitor por modelos mais recentes, que são mais econômicos em termos energéticos, se for for possível. No entanto, não esqueça de descartar corretamente. Conheça a seção Postos de Reciclagem da eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais