Argila rosa: ótima para peles sensíveis, alérgicas e avermelhadas

Rica em óxido de ferro, ela traz benefícios estéticos e à saúde

Tipo de argila - Argila rosa.

A argila rosa é uma das mais utilizadas nos tratamentos de beleza. Ela é a mistura da argila vermelha com a branca, agregando o que existe de melhor na argila vermelha com a suavidade da branca, resultando em uma argila suave, indicada para peles mais sensíveis e delicadas.

Todas as argilas são minerais que apresentam tamanho inferior a dois µm (micrômetros - milésima parte do milímetro) em uma rocha. Formam-se a partir da degradação e decomposição da rocha devido à exposição a vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.

Os componentes nelas presentes conferem propriedades terapêuticas e muitos benefícios à saúde. Mas não é de hoje que o ser humano usufrui de suas qualidades. As argilas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pelo homem e eram utilizadas pelas civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos. De uns tempos pra cá, elas se tornaram uma excelente aliada nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila para tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.

A qualidade e a composição da argila depende muito da região em que é extraídas. Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, torna-se muito importante conhecer a composição antes de usá-la.

Aplicações

A argila rosa é indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendência alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas.

É rica em óxido de ferro, que tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons, mantendo a pele hidratada e com elasticidade. Ela limpa profundamente a pele, removendo toxinas e absorvendo o excesso de oleosidade, ao mesmo tempo emque fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele e dos cabelos.

Também combate os radicais livres, prevenindo do envelhecimento e rugas, sendo eficaz em peles maduras. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes provenientes da argila branca, que acalmam as peles irritadas, suavizam as rosáceas e cicatrizam acnes (veja mais sobre as propriedades da argila branca). A argila rosa também é emoliente, mantendo a hidratação na pele, revitalizando e dando luminosidade.

A argila vermelha tem propriedades antiestresse e redutoras de medidas, e a argila branca é anti-inflamatória, adstringente e revitalizante. Juntas essas propriedades, tornam a argila rosa muito utilizada em tratamentos estéticos. Ela pode ser utilizada em tratamentos corporais, pois além de relaxar, desinflamar e revigorar a pele, a argila rosa auxilia também na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. Também tem efeito tensor, sendo muito eficaz e tratamentos de flacidez tissular.

Nos cabelos, a argila atua na circulação sanguínea, estimulando e facilitando o crescimento dos fios. É anti-séptica e desintoxicante, eliminando bactérias do couro cabeludo e também pode ser usado em tratamentos anti-seborreicos.

Como preparar

A argila é encontrada na forma de pó, portanto para aplicá-la misture com água pura, hidrolatos ou soro fisiológico até formar uma consistência cremosa. A argila contém quantidade de nutrientes necessária o suficiente para ser utilizada sozinha, não sendo necessário misturá-la com cremes. Utilize sempre recipientes de vidro ou de plástico para fazer a pasta, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos na argila.

Como usar

Lave o rosto previamente com um sabonete e aplique a pasta formada por toda face, exceto na região dos olhos e bocas e deixe agir por volta de 20 minutos antes de removê-la com água. Você vai notar a maciez e o brilho em seu rosto. É normal sentir um ardor após a aplicação da máscara, mas não se preocupe, pois a argila medicinal não tem contra indicação. Passe um hidratante após a remoção para aliviar o ardor.

Por ser uma argila suave, ela pode ser usada todos os dias sem causar ressecamento na pele.

Como máscara capilar deve ser aplicada nos cabelos úmidos, massageando o couro cabeludo lentamente e deixe agir por volta de 20 minutos. Não esfregue a pasta de argila nos fios, pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força. Para melhores resultados você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais - veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila.

Como as argilas são consideradas anti-resíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelos que contêm químicas, como nos processos de relaxamento e alisamento, a aplicação da argila deve ser feita dois meses após o procedimento químico, pois ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo.

Podem também ser usadas como pré-xampu para aliviar a coceira do couro cabeludo e no tratamento de seborreico. Aplicar a cada 15 dias é o suficiente para nutrir os cabelos. Vale ressaltar que para tais benefícios a argila deve ser natural e pura, livre de substâncias nocivas à saúde.

Onde encontrar

Veja os tipos de argilas, óleos vegetais e outros produtos 100% naturais na Loja eCycle. Por serem produtos puros e naturais, as argilas não degradam o meio ambiente.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail