Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Existem diversas alternativas naturais para eliminar traças, mas a limpeza é a melhor delas

No Brasil, utilizamos a palavra traça para classificar dois grupos de insetos bem diferentes. Um deles é o das conhecidas traças-dos-livros, insetos pertencentes à ordem Zygentoma. O outro é o das traças-das-roupas, da ordem Lepidoptera, que são a fase larval das mariposas e possuem um ciclo de vida interessante.

Para explicar melhor o que são esses insetos, quais seus hábitos e como acabar com as traças, entrevistamos o biólogo e pesquisador da área de entomologia da Universidade de São Paulo Bruno Zilberman. Confira a entrevista:

Portal eCycle: Bruno, o que são as traças?

Bruno Zilberman: Traças-dos-livros, como são comumente chamadas, pertencem a um dos grupos de insetos mais “primitivos” que conhecemos, já que compartilham muitas características com os primeiros insetos que viveram milhões de anos atrás. Uma dessas características, por exemplo, é a ausência de asas.

O tamanho desses insetos é de pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm). A forma do corpo alongada, achatada, com três filamentos caudais e coloração em geral acinzentada, faz com que sejam animais bem distintos e facilmente reconhecíveis.

São ametábolos, isto é, o estado juvenil desses insetos é muito semelhante ao do indivíduo adulto. Qualquer um que já tenha tido ou tenha traças em casa sabe bem, que são animais de hábitos noturnos. Além disso, são muito ágeis, locomovendo-se rapidamente e facilmente entrando em frestas de móveis, armários e caixas. Gostam de ambientes escuros e de umidade.

Veja na imagem a seguir um exemplar de traça-dos-livros, em sua fase adulta, sem asas:

No Brasil, utilizamos a palavra traça para classificar dois grupos de insetos bem diferentes. Um deles é o das conhecidas traças-dos-livros, insetos pertencentes à ordem Zygentoma, e o outro é o das traças-das-roupas, da ordem Lepidoptera, que são a fase larval das mariposas e possuem um ciclo de vida interessante.

Para explicar melhor o que são esses insetos, quais seus hábitos e como acabar com as traças, entrevistamos o biólogo e pesquisador da área de entomologia da Universidade de São Paulo Bruno Zilberman. Confira a entrevista:

Portal eCycle: Bruno, o que são as traças?

Bruno Zilberman: Traças-dos-livros, como são comumente chamadas, pertencem a um dos grupos de insetos mais “primitivos” que conhecemos, já que compartilham muitas características com os primeiros insetos que viveram milhões de anos atrás. Uma dessas características, por exemplo, é a ausência de asas.

O tamanho desses insetos é de pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm); e a forma do corpo alongada, achatada, com três filamentos caudais e coloração em geral acinzentada, faz com que sejam animais bem distintos e facilmente reconhecíveis.

São ametábolos, isto é, o estado juvenil desses insetos é muito semelhante ao do indivíduo adulto. Qualquer um que já tenha tido ou tem essas traças em casa sabe muito bem, mesmo que intuitivamente, que são animais de hábitos noturnos. Além disso, são muito ágeis, locomovendo-se rapidamente e facilmente entrando em frestas de móveis, armários e caixas. Gostam de ambientes escuros e de umidade.

Veja na imagem a seguir um exemplar de traça-dos-livros, em sua fase adulta, sem asas:

traça-dos-livros
Por Pudim4brains em Wikimedia Commons

Outro tipo de traça comum em residências são as chamadas traças-das-roupas. Elas pertencem a um grupo diferente de insetos, da Ordem Lepidoptera, e são pequenas mariposas. Uma diferença marcante entre elas e as traças-dos-livros é que estas mariposas, usualmente chamadas de “traças-das-roupas”, possuem o desenvolvimento holometábolo, o que significa que a fase jovem é radicalmente diferente da fase adulta.

Isso é relevante, pois o problema desses animais como “praga” se dá justamente em sua fase jovem. Afinal, essas mariposas em fase adulta possuem o sistema digestório atrofiado e apenas as lagartas se alimentam. As lagartas (fase jovem) são fáceis de reconhecer: elas se deslocam pelas paredes enquanto ficam protegidas dentro de um envoltório achatado.

É dentro dessa “blindagem” que a lagarta se alimenta e empupa, para logo depois se transformar em uma mariposa (fase adulta).

Veja na imagem a seguir a traça-das-roupas (larva da mariposa) e o animal na fase adulta, com asas:

traças-das-roupas
Por JMK, sob as licenças CC BY-SA 4.0 e CC-BY-SA-3.0, em Wikimedia Commons

eCycle: Elas fazem mal à saúde?

Zilberman: Não há estudos que sugiram que essas traças causem qualquer mal à saúde.

eCycle: As traças-dos-livros se alimentam de quê?

Zilberman: As traças-dos-livros se alimentam de todo tipo de substância contendo amido. Em nossas residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede.

Vegetais e alimentos que contenham amido também são comida para esses animais. Como o nome sugere, pode ser uma dor de cabeça para quem tem muitos livros. São capazes de comer o amido dos livros, como a cola de encadernação, pigmentos de tinta e o próprio papel.

eCycle: E as traças-das-roupas, de que se alimentam?

Zilberman: As traças-das-roupas se alimentam de queratina. Lembrando que os adultos (mariposas) não se alimentam. O problema começa quando a fêmea coloca os ovos em alguma roupa, ou pedaço de tecido, que seja de origem animal, como lã, peles e casimira.

Vale enfatizar que os tecidos sintéticos, em geral, não são alvos das traças-das-roupas. Já que carecem de queratina, o nutriente é de interesse dessas larvas.

eCycle: Devemos acabar com as traças?

Zilberman: Depende da pessoa e da situação. Se as traças estão presentes em um número para você “suportável” sem grandes danos materiais, talvez você fique indiferente à presença delas. Se você estiver tomando conta de uma biblioteca, por outro lado, é capaz que queira ver esses bichos longes de lá!

eCycle: Para quem não pode compartilhar o espaço com esses seres, quais seriam as maneiras de afastá-los?

Zilberman: A primeira coisa a se fazer é a prevenção, evitando o acúmulo de papéis velhos, mantendo os livros e revistas em lugares adequados e limpos. Devemos ficar de olho em lugares escuros e úmidos, onde as traças gostam de ficar. Também é comum elas virem em caixas que trazemos das ruas.

A “limpeza” é a palavra-chave, e devemos manter limpos rodapés e frestas com aspirador de pó. Assim, reduzindo a disponibilidade de alimento para esses animais.

Para as traças-das-roupas, a etapa de prevenção é saber onde e em que condições colocamos nossas roupas. Sabemos que elas gostam de ambientes quentes e úmidos. Portanto, colocar as roupas em locais limpos, arejados e secos é recomendável.

Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depois em um freezer por alguns dias. Isso acaba matando os ovos e as lagartas infestantes.

Alguns métodos naturais circulam pela internet com o fim de afastar esses bichos. Um destes métodos é o uso de folhas de louro em gavetas e armários. O cravo-da-índia é muito utilizado, e o método consiste em preparar sachês com os cravos, espalhando-os por armários, gavetas e estantes.

O Instituto Biológico recomenda uma isca caseira contra a traça-dos-livros à base de cola e farinha. A preparação é feita com:

  • Goma arábica;
  • Quatro partes de farinha de trigo;
  • Seis partes de açúcar;
  • Duas partes de ácido bórico em pó e água para dar liga;

Após misturar até formar uma massa homogênea, o Instituto recomenda colocar porções em tampinhas e espalhar nas áreas infestadas.

Outras dicas valiosas

A equipe do Portal eCycle também encontrou outra sugestão natural para fazer o controle de pragas dentro de casa: o extrato de neem. A vantagem desta planta é que ela não faz mal aos mamíferos (incluindo à saúde humana) como os inseticidas mais convencionais.

Pelo contrário, ela apresenta inclusive efeitos benéficos. A sugestão é, após a limpeza, aplicar o extrato de neem nos ambientes em que as traças possam habitar. Fique atento para não deixar escapar para lugares habitados por abelhas, como vasos de plantas com flores, pois é prejudicial para elas.

Outra sugestão de inseticida natural contra as traças é o terpeno limoneno. Essa substância natural está presente em alguns produtos de limpeza sustentáveis, no óleo essencial de laranja e no óleo essencial de limão. O limoneno é bastante eficaz na hora de acabar com as traças e de algumas espécies de pragas urbanas.

Se for utilizado como óleo essencial, pingue três gotas nas gavetas ou em outros compartimentos em que as traças possam habitar. Por exemplo: no guarda roupa e nas caixas de papelão.

Se for utilizado na versão com terpeno, a sugestão é fazer a limpeza do local com o produto multiuso caseiro de limão. Ou com um multiuso já pronto, que contenha o terpeno limoneno. A grande vantagem é que essa substância não é tóxica para humanos. 

Limpeza De Casa
Produtos para uso residencial, pronto-uso ou em forma concentrada. Produzido 100% com matéria prima vegetal, os produtos são biodegradáveis, certificados pelo IBD e sendo de fácil aplicação.
A partir de R$5,49
Limpeza ecológica
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais