Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O nonilfenol etoxilado é uma substância muito presente em nosso dia a dia e que pode oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente

Os nonilfenóis são compostos químicos orgânicos pertencentes à família dos alquilfenóis, obtidos industrialmente através do processo de alquilação do fenol com noneno. Basicamente, essas substâncias são formados por um ‘anel fenol’ em uma extremidade, ligado a uma cadeia carbônica. Apesar do nome pouco conhecido, os nonilfenóis estão amplamente presentes em nosso dia a dia e podem oferecer graves riscos à saúde e ao meio ambiente.

Os nonilfenóis são comumente utilizados como produto intermediário para a fabricação de resinas, plásticos, antioxidantes e principalmente como base para a síntese do composto nonilfenol etoxilado. A produção do nonilfenol etoxilado ocorre através do processo de etoxilação, uma reação entre o nonilfenol e o óxido de eteno.

Uma vez sintetizado, o nonilfenol etoxilado funciona como eficiente surfactante ou tensoativo não-iônico de baixo valor econômico. Vale ressaltar que os surfactantes atuam reduzindo a tensão superficial de um líquido, facilitando a sua interação com outras substâncias.

A eficiência desse composto gerado fica evidente quando analisamos mais atentamente a sua composição química. O nonilfenol etoxilado apresenta em suas moléculas uma extremidade solúvel em água (hidrofílica), referente ao anel fenol, e outra extremidade não solúvel em água (hidrofóbica), proveniente da cadeia de óxido de eteno.

Essa propriedade garante a interação desses compostos tanto com substâncias polares (água) quanto com substâncias apolares (óleos, graxas, e sujeira), podendo agir como eficientes agentes emulsificantes. Por isso, o nonilfenol é muito utilizado em produtos de limpeza.

Além disso, esse composto varia de acordo com o grau de etoxilação: quanto maior a proporção dos óxidos de eteno presentes na reação, maior a sua característica hidrofílica, alterando assim as suas propriedades, como a solubilidade e a detergência. Sendo assim, estudos comprovaram que esses compostos possuem uma natureza instável devido à grande possibilidade de variação do grau de etoxilação.

Onde o nonilfenol etoxilado é encontrado

Por causa do seu baixo custo relativo e alta eficiência, o nonilfenol etoxilado é produzido em larga escala global e amplamente utilizado em diversos produtos e por múltiplos setores.

O nonilfenol etoxilado é empregado, principalmente, em detergentes, agentes emulsificantes, agentes umectantes, solubilizantes e desengraxantes. Dessa forma, esse produto químico sintético está presentes em todos os mercados e em nossas casas.

Além disso, o nonilfenol etoxilado é encontrado em um grande número de produtos industriais, domésticos, agrícolas, cosméticos e farmacêuticos. Dentre as suas aplicações na área industrial, destacam-se as do setor petrolífero e têxtil, sendo utilizado principalmente como emulsificante, dispersante, umectante, inibidor de corrosão, detergente para processos de purga e alvejamento, lavagem de materiais pós tingimento e dispersante de corante.

Como detergente, o nonilfenol etoxilado é empregado tanto na área industrial como na doméstica. O composto pode ser encontrado em desengraxantes, produtos para lavagem a seco de tecidos, ceras líquidas, limpadores abrasivos, limpadores de prataria, limpa-vidros, detergentes para lavagem de roupas e em amaciantes.

De acordo com a Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos (INCI), quando presente na composição de produtos destinados à exposição humana, o nonilfenol etoxilado também é chamado de nonoxinol. Na área farmacêutica, especificamente, o nonoxinol-9, é um espermicida amplamente conhecido e até hoje utilizado em diversos países. Foi um dos primeiros microbicidas conhecidos, lançado no mercado americano na década de 1960, com o objetivo inicial de contracepção. Seu uso, porém, pode ser associado a diversos efeitos negativos, como a infertilidade.

No setor de cosméticos, o nonilfenol etoxilado funciona como agente umectante e emulsificante para formulações cosméticas e de cuidados pessoais, podendo ser encontrado em xampus, condicionadores, tratamentos de coloração para os cabelos, produtos para limpeza corporal, produtos para o banho e em aromatizantes.

Impactos negativos do nonilfenol etoxilado

A larga utilização do nonilfenol etoxilado pode causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. Uma vez comprovada a natureza instável dessa substância, é possível observar de que maneira compostos antropogênicos, relativamente inofensivos em determinados estados químicos, como no caso particular do nonilfenol etoxilado, podem ser transformados em substâncias tóxicas quando disseminados no ambiente.

Uma vez disperso no ambiente, o nonilfenol etoxilado é degradado, gerando o nonilfenol e alguns compostos etoxilados de cadeias mais curtas. Esses compostos degradados apresentam maior toxicidade do que seus precursores e foram identificados como disruptores endócrinos, isto é, substâncias que têm o poder de causar alterações no funcionamento do sistema endócrino de invertebrados e vertebrados.

As consequências dessas disfunções podem ser graves, visto que os hormônios desempenham papel fundamental no controle do desenvolvimento das mais variadas espécies.

Também foi constatado que o nonilfenol não é facilmente biodegradável e pode levar muito tempo para ser transformado na natureza, tendendo a permanecer em águas superficiais e em solos e sedimentos. Outro aspecto comprovado diz respeito a bioacumulação de nonilfenóis em peixes e aves, prejudicando toda a cadeia alimentar que envolvem esses animais.

Além da capacidade de interferir e impactar o funcionamento do sistema hormonal, estudos revelam que uma exposição a altos níveis de nonilfenol etoxilado pode afetar prejudicialmente os humanos, causando irritação no sistema respiratório, sistema digestivo, pele e olhos.

Contaminação humana pelo nonilfenol etoxilado

Além de causar inúmeros danos ao meio ambiente, o uso de nonilfenol etoxilado também põe em risco a segurança alimentar. Pesquisas comprovaram que algumas práticas, como a reutilização de águas residuais para irrigação em terras agrícolas e a utilização desse composto na composição de pesticidas, podem levar a absorção em plantas cultivadas e em ecossistemas aquáticos.

Além disso, o nonilfenol presente em recipientes de plástico e embalagens pode migrar para alimentos e água potável. Dessa forma, os seres humanos são expostos a essas substâncias, principalmente por via oral, através da ingestão de alimentos e água contaminados.

Outras vias de exposição ocorrem através da inalação de ar ou pelo contato com produtos de higiene pessoal, detergentes, produtos de limpeza e espermicidas. De acordo com estudos levantados, o composto nonilfenol etoxilado já chegou a ser detectado no leite humano, no sangue e na urina.

No entanto, apesar dos altos riscos para o meio ambiente e para a saúde humana, a eficiência do nonilfenol etoxilado em diferentes segmentos dificulta a identificação de substitutos alternativos.

O que a legislação diz a respeito do nonilfenol etoxilado

Quando começaram a ser utilizados, acreditava-se que o risco associado ao uso desses compostos seria baixo. Entretanto, após análises laboratoriais, ficou comprovado que os produtos gerados a partir da degradação do nonilfenol etoxilado são mais tóxicos do que os produtos originais e, após a inclusão desses compostos na lista dos contaminantes emergentes de água, tornou-se evidente a necessidade de estudos sobre a toxicidade dessas substâncias.

Frente a isso, algumas potências mundiais, como membros da União Européia e o Canadá, implementaram medidas de prevenção de poluentes destinadas a reduzir drasticamente a produção e o uso dos compostos nonilfenol e nonilfenol etoxilado. Sendo uma das medidas a adoção dos álcoois etoxilados, compostos mais caros, porém menos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Outra medida foi a proibição de nonilfenol e nonilfenol etoxilado na composição de produtos de limpeza de algumas empresas da União Européia e dos Estados Unidos. Porém, muitos países, incluindo o Brasil, ainda não tomaram medidas restritivas significativas para evitar ou reduzir os impactos associados ao uso desses produtos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda oferece ampla permissão a presença de nonilfenol etoxilado nas formulações de produtos destinados à limpeza.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente aprovou em 2005 a Resolução 357, que trata da classificação dos corpos hídricos e estabelece padrões de qualidade de lançamento de efluentes. Porém, apesar da intenção de restringir o lançamento de substâncias nocivas em cursos hídricos, esse documento não estabelece valores máximos permitidos para o nonilfenol em água doce ou salgada, nem a concentração tolerada em efluentes industriais ou efluentes de estações de tratamento de esgoto.

Dessa maneira, apesar do aumento de estudos científicos a respeito dos riscos atribuídos ao nonilfenol etoxilado e de mudanças positivas na legislação de alguns países desenvolvidos, o mesmo parece não estar acontecendo na maioria dos países subdesenvolvidos, revelando um colapso de comunicação entre esses diferentes setores e sociedades.

Alternativas ao uso do nonilfenol etoxilado

Qualquer produto químico causa algum tipo de impacto. O importante é sempre ponderar o uso e fazer escolhas conscientes. A fim de evitar os efeitos adversos provocados pelos compostos nonilfenol e nonilfenol etoxilado, a alternativa mais eficaz é evitar, dentro do possível, a utilização de produtos que contenham essas substâncias. Ou, ao menos dar preferência a produtos que as apresentem em baixas concentrações.

Para saber se o nonilfenol etoxilado é um dos principais componentes do produto, veja no rótulo se ele aparece nos últimos itens listados. Se um determinado composto consta logo no começo da lista de ingredientes, significa que ele é um dos principais componentes do produto.

Sugerimos que você observe atentamente a composição e os ingredientes dos produtos consumidos, lendo seus rótulos e embalagens. Além disso, dê preferência aos produtos cosméticos e de limpeza naturais e caseiros. No Brasil, os cosméticos naturais são certificados e seguem os padrões de qualidade do IBD Certificações e da Ecocert. Também procure conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais