Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Vitiligo não tem cura, mas não é contagiosa e possui tratamento

O que é vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele não contagiosa que tem como principal sintoma o aparecimento de manchas brancas na pele devido à perda de pigmentação. Ela afeta de 1% a 2% da população mundial e há estimativas de que três milhões de brasileiros tenham a condição.

Muita gente se pergunta se o vitiligo tem cura. Infelizmente, ainda não, mas a doença não representa risco à saúde de seus portadores nem das pessoas ao seu redor. Seu maior impacto no corpo é estético e pacientes normalmente encontram preconceito por parte da sociedade.

O vitiligo acontece quando as células chamadas melanócitos deixam de produzir melanina, responsável por dar cor à pele e protegê-la da luz solar. Cabelo e pelos também podem perder a pigmentação.

Existem dois tipos de vitiligo:

  • Segmental ou unilateral: tem evolução rápida e normalmente apenas em uma parte do corpo. Muito encontrado em pacientes mais novos;
  • Não segmental ou bilateral: manifesta-se nos dois lados do corpo. A despigmentação acontece em ciclos de desenvolvimento e estagnação da doença.

Sintomas de vitiligo

Além da perda da pigmentação da pele, outros sintomas de vitiligo podem envolver:

  • Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba;
  • Perda da cor nos tecidos que revestem o interior da boca e do nariz;
  • Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina);
  • Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.

Causas

As causas do vitiligo são desconhecidas. Ele não é considerado uma doença hereditária, já que muitos dos pacientes com vitiligo não possuem um histórico familiar com a doença. No entanto, ter familiares com vitiligo pode aumentar o risco de ter a doença, apesar de não causá-la. Existem teorias em relação à sua origem, porém ele é considerado pela maioria dos especialistas como uma doença autoimune, pois o corpo ataca as próprias células. Alterações e traumas também são associados ao aparecimento ou agravamento da doença.

Tratamentos

Apesar de não ter cura, existem tratamentos para parar ou diminuir a propagação das manchas na pele causadas pelo vitiligo. É importante enfatizar que qualquer tipo de tratamento deve se orientado por um dermatologista. Confira alguns dos modos de tratamento para vitiligo abaixo:

Mama-cadela

Existem afirmações de que a mama-cadela, planta do cerrado, é capaz de curar o vitiligo. A afirmação é errônea, simplesmente por não existirem dados suficientes que apontem o que causa o vitiligo, assim também não é possível afirmar a existência de uma cura. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as cápsulas de mama-cadela são indicadas para auxiliar no tratamento de vitiligo como um melanogênico. Além das cápsulas, a planta é usada como tratamento muitas vezes na forma de loção e chá, mas não existem estudos que comprovem sua eficácia.

Corticoides tópicos

Trata-se de um tipo de medicação que contém esteroides. Eles podem ajudar a parar a propagação das manchas brancas e podem ajudar a restaurar a cor original. São prescritos para pacientes com vitiligo não segmental em menos de 10% do corpo.

Como toda medicação, possuem efeitos colaterais, como afinamento da pele, estrias, crescimento capilar, inflamação na pele e acne. Procure sua médica ou médico e conheça suas opções.

Fototerapia

Existem duas formas de tratamento fototerápico: o natural e o científico. No primeiro, o paciente toma uma medicação fotossensibilizante sintética e expõe-se ao sol. Deve ser feito diariamente durante algumas semanas, dependendo da extensão da propagação. Em sua forma científica, o método PUVA, o paciente é exposto à luz ultravioleta controlada de um laboratório após a medicação fotossensibilizante sintético.

Enxertos de pele

É possível realizar um processo cirúrgico em que pele é removida de uma área não afetada do corpo para uma área danificada. No caso do vitiligo, o enxerto é usado para cobrir a mancha branca.

A técnica é recomendada para adultos se novas manchas brancas não apareceram ou pioraram em 12 meses e se o tipo de vitiligo não foi causado por queimaduras solares severas.

Despigmentação

É um processo recomendado para adultos com vitiligo em mais de 50% de seu corpo. Ela consiste na aplicação de uma loção que irá despigmentar o restante do corpo para a pessoa manter uma uniformidade na cor da pele. O procedimento é permanente e deve ser escolhido com cuidado. Seus efeitos colaterais são vermelhidão, coceira, ardência.

Precauções para quem tem vitiligo

Proteção contra o sol

Queimaduras de pele são riscos se você tiver vitiligo. A melanina é um pigmento que ajuda a pele a se proteger da luz do sol. Como o vitiligo é a despigmentação da pele por meio da ausência da melanina, ele acaba deixando a pele desprotegida. Especialistas aconselham usar um filtro solar com fator de proteção 30 ou superior.

O que passar em queimadura de sol?
Protetor solar: fator não garante proteção

Vitamina D

A falta de exposição ao sol também pode significar deficiência de vitamina D, essencial na saúde dos ossos. Para saber mais, confira a matéria “Vitamina D: para que serve e benefícios“.

Estigma social

Os indivíduos com vitiligo enfrentam muito preconceito da sociedade. Um dermatologista e pesquisador de vitiligo na Arábia Saudita, Dr. Khalid M. Alghamdi, publicou duas pesquisas sobre os impactos psicológicos sobre os pacientes e outra sobre as percepções do vitiligo na sociedade árabe. Os resultados dos estudos mostraram a falta de informação e o preconceito com relação ao vitiligo, em que entrevistados afirmaram pensar que a doença era contagiosa, resultado de uma infecção ou falta de higiene. Nos indivíduos com vitiligo, 44% acreditam que o vitiligo afetou significantemente a maneira como outros os veem e 54% e 57% relataram sentirem depressão e ansiedade, respectivamente, devido à doença. As publicações sugerem uma relação entre a doença e seu estigma social proveniente da falta de informação da população geral com relação a depressão e ansiedade, assim como impactos significativos na autoestima e confiança do indivíduo.

A Índia, que possui diversos casos documentados de colorismo, é um dos países em que o vitiligo está mais difundido na população. Pensando nisso, a fotógrafa Chiara Goia decidiu documentar a história de pessoas com vitiligo no país. Suas fotos podem ser encontradas em seu site.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais