Vitamina B12: saiba para que serve, onde encontrar e qual sua importância

Esquecida por muitos, a vitamina B12 realiza funções importantíssimas para o corpo

Vitamina B12: Para que serve, onde achar, importância

A vitamina B12, ou cobalamina, é uma das oito vitaminas do complexo B, e é muito encontrada em alimentos de origem animal (exceto o mel), como carnes vermelhas, frutos do mar, peixes, ovos e leite. ela é responsável por importantes funções no corpo e a deficiência de vitamina B12 é difícil de ser diagnosticada. Grupos específicos da sociedade, como vegetarianos, veganos e pessoas com mais de 50 anos são os que mais sofrem com a falta da vitamina.

Funções da vitamina B12

  • Todas as vitaminas do complexo B convertem carboidratos em glicose, ou seja, auxiliam no processo de produção de energia para o corpo;
  • É especialmente importante para manter as células nervosas saudáveis e ajudar na produção do material genético do corpo, o DNA e RNA;
  • Em conjunto com a vitamina B9, ou ácido fólico, a vitamina B12 ajuda a manter o ferro no corpo e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, por isso sua deficiência é associada à anemia perniciosa. Além disso, os dois também trabalham na produção de glóbulos brancos, uma das linhas de defesa do sistema imunológico;
  • A vitamina B12, em conjunto com outras vitaminas do complexo B, trabalham para controlar os níveis da homocisteína, um aminoácido muito associado com doenças cardíacas.

Deficiência de vitamina B12

O corpo pode armazenar a vitamina B12 por um período de três a cinco anos, fazendo com que os sintomas de sua deficiência sejam difíceis de notar. Os sinais são variados e generalizados, podendo aparecer de maneira diferente para cada um. Alguns deles são:

  • Fadiga;
  • Falta de ar;
  • Diarreia;
  • Nervosismo;
  • Dormência;
  • Perda de apetite e peso;
  • Redução na capacidade cognitiva (confusão, concentração, memória e atenção);
  • Formigamento nos dedos das mãos e dos pés.

Por ser uma vitamina ligada à produção de sangue, os primeiros sinais de sua deficiência são confusão, fraqueza e fadiga. Estudos apontam que o consumo de anticoncepcionais que contêm altos níveis de estrogênio estão fortemente associados com deficiência da vitamina B12 e B6.

O consumo de álcool também possui um papel na deficiência de vitamina B12. Dependendo da quantidade de álcool consumido, a o nível de ácido estomacal pode diminuir, dificultando a absorção da vitamina no sangue.

É preciso ficar de olhos abertos. Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos EUA, o consumo em altas doses da vitamina B9 (ácido fólico) pode mascarar a deficiência de vitamina B12, uma condição já difícil de diagnosticar. Para saber mais sobre deficiência vitamínica, confira a matéria "Deficiência vitamínica: conheça nutrientes que podem te ajudar a ter uma dieta mais saudável".

A única maneira de se confirmar o diagnóstico da deficiência de vitamina B12 é por meio de exames de sangue. Por isso, é importante fazer exames de rotina com o seu clínico geral, especialmente se você pertence aos grupos de risco.

Grupos de risco

Vegetarianos que consomem ovos e laticínios devem consumir algo dos dois grupos alimentares por dia, sendo a média para um adulto, segundo o Harvard Health Publication, 2,4 μg (microgramas) de vitamina B12 por dia.

Para os veganos, o recomendado é o uso do suplemento de vitamina B12 ou de alimentos fortificados com a vitamina, já que ela se encontra apenas em alimentos de origem animal. Muitos alimentos voltados para o público vegano já vêm fortificados com vitaminas e nutrientes que normalmente estão em falta na sua dieta. Confira os componentes na embalagem ou invista em suplementos vitamínicos. Pescetarianos não precisam se preocupar muito já que sua dieta inclui a carne de peixes, porém, do mesmo modo, é importante ficar de olho no valor da vitamina B12 no sangue.

Pessoas com mais de 50 anos produzem menos ácido no estômago, que é a chave da absorção da vitamina B12. Isso, em adição com a falta de apetite que acompanha a idade, faz com que seja ainda mais importante checar os níveis de vitamina B12 sempre que possível. Existem casos de pacientes com dificuldades extremas de absorção da proteína - nesse caso médicos recomendam o uso de injeções de vitamina B12. Se você tiver 50 anos ou mais, consulte o seu médico.

Onde encontrar

A vitamina B12 não é produzida pelo corpo e pode ser encontrada naturalmente apenas em alimentos de origem animal. Por ser absorvido e armazenado no fígado dos animais, lá se encontra a maior quantidade da vitamina. Assim, alimentos como bifes de fígado e filé de fígado de frango possuem bastante vitamina B12; outros tipos de carne de vaca e frango possuem vitamina B12, mas em menor quantidade. Ela também pode ser encontrada em ovos e outros peixes, como salmão, arenque e truta.

Como mencionamos antes, existem alimentos fortificados com vitamina B12, como cereais matinais, produtos à base de soja, fórmulas infantis não lácteas à base de proteína de soja, cereais para alimentação infantil, achocolatados em pó e creme de amendoim.



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