Gases: sintomas, causas e tratamento

Gases são comuns, mas se ocorrem em excesso ou acompanhados de dores ou desconforto, então algo está errado

gases
"Fart" por Per Olesen está licenciado sob CC BY 2.0

Todos nós soltamos gases, certo? Os gases são o ar que se acumula no sistema digestivo e que é liberado através do ânus. Soltar gases é algo normal - eles são produzidos constantemente em nossos corpos. Normalmente, o homem libera entre 14 e 25 gases ao dia e a mulher de sete a 12. Grande parte dos gases é produzida por carboidratos, já que o intestino não tem enzimas necessárias para digeri-los; assim eles acabam fermentados por bactérias.

Geralmente quem pensa que tem flatulência excessiva costuma estar na média ou apenas um pouco acima. Algumas pessoas podem soltar mais gases por questões genéticas ou por se alimentarem com muitas fibras e carboidratos (o que constitui, em geral, uma alimentação saudável). Se uma pessoa libera realmente muitos gases, ela pode sofrer com dores e diversos sintomas, dentre eles estão:

  • Sensação de peso no estômago;
  • Arrotos frequentes;
  • Perda de apetite;
  • Azia;
  • Falta de ar;
  • Fisgada no peito;
  • Estômago alto;
  • Desconforto gástrico;
  • Dor abdominal intensa;
  • Inchaço abdominal;
  • Barriga dura;
  • Flatulência;
  • Cólica intestinal;
  • Prisão de ventre.

Causas

Diversos fatores podem facilitar a formação de gases, dentre eles estão: tomar bebidas gaseificadas, mascar chicletes, fumar, falar muito durante as refeições, comer muito rápido, morder objetos como tampas de caneta ou mantê-los na boca, tomar muitos antiácidos (como o bicarbonato de sódio), sedentarismo, ingerir alimentos de difícil digestão (gordurosos e ricos em fibras) e a prisão de ventre.

Alimentos que formam gases

  • Leite e queijo - especialmente integrais com muita gordura;
  • Carnes, mariscos e ovos;
  • Refrigerantes e outras bebidas com gás;
  • Feijão, milho, ervilha, lentilha e grão-de-bico;
  • Brócolis, couve-flor, cebola, repolho, pepino, nabo e couve-de-bruxelas;
  • Abacate, melão e melancia.

Alimentos que reduzem os gases

  • Comer abacaxi ou mamão no final das refeições, pois ajudam na digestão;
  • Tomate, chicória e aspargos;
  • Chá de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja;
  • Iogurte kefir ou iogurte natural com bífidos ou lactobacilos;
  • Legumes ricos em água;
  • Maçã;
  • Recomenda-se a ingestão de um litro e meio ou dois de água por dia.

Tratamento

Em casos em que a pessoa sinta dores e desconfortos por conta dos gases, o correto é consultar um médico para um tratamento adequado, pois somente um especialista poderá orientar a medicação correta para tratar do problema. Também é importante seguir as dicas de alimentação descritas acima.



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